Pular para o conteúdo principal

Fila do Correio


Outro dia estava na fila do correio para despachar alguma coisa, quando uma senhora idosa, bem vestida,  até então desconhecida para mim, foi atendida como cliente preferencial.  Uma mulher de cerca de 30 anos, que também estava na fila, sub nutrida e mau cuidada, ficou transtornada com o privilégio e começou a externar sua opinião, falando alto, indignada.
A senhora que ouviu tudo, ao terminar, saiu normalmente, ignorando a intempestiva.  Nessas alturas, eu também estava terminando de ser atendido e, ao final, ao passar pela mau educada ainda na fila, falei para todos ouvirem, olhando nos seus olhos, no mesmo tom que ela usou:
“Um pouco de respeito com os mais velhos, não faz mau a ninguém!”
Ela, ignorando o que eu havia acabado de dizer e a minha postura evangélica, deu um tapa na minha cara.  Fiquei atônito, sem palavras. Foi a primeira vez que alguém me faz uma coisa dessas. Passou pela minha cabeça a opção de devolver o tapa. Mas, nessas alturas, um segurança da agência, se aproximou querendo saber o que estava acontecendo.  
Exatamente nesse momento, a senhora idosa, aquela que inconscientemente causou o que causou, voltou e me convidou a sair dali com ela, com o que concordei, sem falar nada. Foi uma ótima saída – todas as outras seriam piores, considerando as alternativas. 
De braços dados, dando as costas para todos, saímos calmamente da agência de Correios. A  senhora, então, me disse, em tom de confidência, que aquela mulher ‘intempestiva’ era um ‘habitué’ do pedaço, conhecida por todos como sendo uma ‘biruta’, e que eu não deveria levar em consideração o que ela disse ou fez.  Ela se despediu, agradecendo a minha atitude e, elegantemente, foi embora.
Passado tudo, refleti sobre o que aconteceu. Concluí que, algumas vezes, temos reações exageradas a determinadas atitudes, por não conhecermos exatamente o que as motivou, ou aos seus agentes. Assim, frequentemente nosso julgamento é limitado e  precipitado. 
Se, ao invés de reagirmos assim,  fôssemos   um pouco mais a fundo no contexto, procurássemos saber mais das circunstâncias, independentemente do nosso idealismo, talvez tivéssemos uma outra reação, evitássemos fazer algo injusto, algo que poderia se transformar em  um peso,  a ser  carregado para sempre.  É, a vida em sociedade não é fácil ...
Por outro lado, o comportamento daquela senhora idosa foi inspirador. Ela não ignorou o estranho solidário que estava se metendo numa grande confusão por tentar defendê-la - resgatou, aconselhou.  
Até hoje, aguardo uma oportunidade para agir como ela, passando para alguém a imagem edificante, de racionalidade tranquila e de responsabilidade social, que ela representou para mim naquele momento. 


Postagens mais visitadas deste blog

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Es...

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das seque...

Sequence - Como Jogar

Sequence é um jogo de tabuleiro de estratégia que é relativamente simples de aprender, e pode ser entendido e aproveitado por qualquer um acima de 6 anos. Antes de jogar, você terá que organizar o jogo dividindo os jogadores em times e dando as fichas e cartas certas para todos. Coloque fichas no tabuleiro, cada um na sua vez, até que seu time tenha completado as sequências necessárias para vencer o jogo. Informe-se sobre as diferentes regras que são próprias do jogo antes de começar a jogar e divirta-se! Parte 1 Organizando o jogo 1 - Escolha um número de jogadores e divida em times Você pode jogar Sequence com 2 a 12 pessoas. Caso tenha mais de 3 pessoas jogando, vocês terão que se dividir em dois ou três times iguais. Se tiver 4 pessoas jogando, dividam-se em duas duplas; Caso tenha 9 jogadores, dividam-se em três trios; Se tiver 12 pessoas jogando, vocês podem dividir-se em dois times de 6 ou três times de 4. 2 - ...