Pular para o conteúdo principal

'O Homem que Matou o Facínora'

'O Homem que Matou o Facínora', foi a obra prima de John Ford. O enredo é baseado  num conto da escritora Dorothy M. Johnson. Filmado em preto e branco, em 1962, foi indicado para o Oscar de 1963 na categoria ‘Melhor Figurino’.   Elenco composto por John Wayne (Tom Doniphon), James Stewart (Ransom Stoddard), Vera Miles (Hallie Stoddard) e Lee Marvin (Liberty Valance). 
Tom é o maior fazendeiro local, típico vencedor do velho Oeste - habituado a violência e a natureza inóspita. Insensível, não hesita em eliminar os fracos. Ele tem intenção e atitude no sentido de conquistar a 'mocinha' da história (Hallie).
Ramson, por seu lado, é um pacato cidadão, vindo do Leste, que, eventualmente,  enfrenta e 'vence', em duelo, o temido vilão e arruaceiro (Valance), que aterrorizava a típica vila do velho Oeste americano onde eles viviam.
Ele, com a fama conquistada, casa-se com a Hallie, é eleito Senador, e vai para Washington.
Anos mais tarde, ao ficar sabendo da morte de seu antigo companheiro (Tom), volta a cidade, agora como o cidadão mais famoso da região, para o enterro. Então, fica sabendo a verdade: quem matou o facínora foi Tom, e não ele. Convoca o redator do maior jornal da região e pede para divulgar a verdade.
Entretanto, o jornalista decide deixar como está. Justifica dizendo que  a lenda criada é melhor que a história verdadeira. Este fato deu origem  à frase que, embora não esteja no filme, ficou igualmente famosa:
“Se há um fato e uma lenda, imprima-se a lenda”.
É uma aula de cinema, jornalismo e história.

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Essa campo respo