Pular para o conteúdo principal

'O Homem que Matou o Facínora'

'O Homem que Matou o Facínora', foi a obra prima de John Ford. O enredo é baseado  num conto da escritora Dorothy M. Johnson. Filmado em preto e branco, em 1962, foi indicado para o Oscar de 1963 na categoria ‘Melhor Figurino’.   Elenco composto por John Wayne (Tom Doniphon), James Stewart (Ransom Stoddard), Vera Miles (Hallie Stoddard) e Lee Marvin (Liberty Valance). 
Tom é o maior fazendeiro local, típico vencedor do velho Oeste - habituado a violência e a natureza inóspita. Insensível, não hesita em eliminar os fracos. Ele tem intenção e atitude no sentido de conquistar a 'mocinha' da história (Hallie).
Ramson, por seu lado, é um pacato cidadão, vindo do Leste, que, eventualmente,  enfrenta e 'vence', em duelo, o temido vilão e arruaceiro (Valance), que aterrorizava a típica vila do velho Oeste americano onde eles viviam.
Ele, com a fama conquistada, casa-se com a Hallie, é eleito Senador, e vai para Washington.
Anos mais tarde, ao ficar sabendo da morte de seu antigo companheiro (Tom), volta a cidade, agora como o cidadão mais famoso da região, para o enterro. Então, fica sabendo a verdade: quem matou o facínora foi Tom, e não ele. Convoca o redator do maior jornal da região e pede para divulgar a verdade.
Entretanto, o jornalista decide deixar como está. Justifica dizendo que  a lenda criada é melhor que a história verdadeira. Este fato deu origem  à frase que, embora não esteja no filme, ficou igualmente famosa:
“Se há um fato e uma lenda, imprima-se a lenda”.
É uma aula de cinema, jornalismo e história.

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at