Pular para o conteúdo principal

Projeto leva estudantes da rede pública para aprender em museus



“Até dezembro, 4 mil alunos da rede estadual de São Paulo e seus familiares devem participar de visitas educativas

‘Tudo aqui foi criado antigamente?’, questiona uma aluna ao passar pelo saguão do Museu Afro Brasil, localizado dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Com olhares atentos e inúmeros registros fotográficos, a aula daquela manhã seria diferente para um grupo de estudantes da Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida, de São Bernardo do Campo (SP). Para aprender diferentes aspectos da cultura africana e afro-brasileira, as turmas de oitavos e nonos anos do ensino fundamental trocaram a sala de aula por uma visita aos 11 mil m² de acervo local.
Com o objetivo de aliar cultura e educação, a visita faz parte do projeto ‘Conexões Culturais: museu, comunidade e escola’, que até dezembro pretende levar 4 mil estudantes da rede estadual de São Paulo e seus familiares a quatro museus localizados na capital paulista. Promovida pela Associação Parceiros da Educação, com apoio da Tomara Educação e Cultura, a iniciativa envolve turmas de anos finais do ensino fundamental e ensino médio de 20 escolas públicas.
A proposta de organizar visitas educativas aos museus surgiu a partir de uma pesquisa realizada com 3.600 alunos de unidades de tempo integral. Questionados sobre o que poderia ser feito para tornar a escola mais atrativa, eles responderam que sentiam falta de passeios culturais e atividades fora da escola. ‘Hoje em dia não é novidade que os alunos querem aulas diversificadas, mas a ideia do projeto não é promover apenas um passeio cultural. Pensamos em uma forma de estabelecer conexões com a sala de aula’, explica Fabiana Pasquetto, coordenadora de projetos da Associação Parceiros da Educação.
Entre os quatro locais selecionados para as visitas, estão a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Afro Brasil, o Memorial da Resistência de São Paulo e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. “Juntamos quatro museus que trazem diferentes possibilidades de conteúdos e também são atrativos para o público, tanto em termos estéticos e de patrimônio histórico, quanto em termos de conhecimento de novos bairros. Não é só o acervo do museu”, reforça Ana Luiza Borges, diretora da Tomara Educação e Cultura.
Com a ideia de promover visitas culturais significativas para os alunos, ela conta que foram elaborados diferentes roteiros que consideram a discussão de temas transversais relacionados aos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), e ao documento da última versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para acompanhar as turmas durante as visitas, o projeto também conta com uma equipe de arte-educadores que foram formados para reforçar aspectos pedagógicos do projeto durante o percurso. ‘O ponto principal na minha atuação é deixar claro a diferença entre o processo de construção do conhecimento dentro de um museu e dentro da escola. Estamos rodeados de objetos que contam parte da nossa história, então a ideia também é escutar o que os alunos trazem de uma maneira muito livre’’, diz a arte-educadora Cintia Masil.
Para os adolescentes, a visita também faz a diferença na hora de assimilar conteúdos vistos em sala de aula, como sugere o estudante Guilherme Cardoso, 14, que está no oitavo ano da Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida. ‘Aqui a gente consegue ver muita coisa sobre a história do nosso país’, conta o menino, que já tinha visitado o Museu Afro Brasil com o padrinho, mas garante que desta vez aprendeu coisas novas. ‘A moça educadora explicou cada processo e contou coisas novas sobre as religiões’, exemplificou.
Os aspectos culturais e as religiões de matriz africana também foram os pontos da visita que mais chamaram a atenção da estudante Giovana Boaventura, 14, do oitavo ano. ‘Na sala de aula as coisas são apenas faladas. Quando você está no museu, você consegue sentir e entender melhor’, compara.
Durante as visitas, o arte-educador André Leitão avalia que o papel do museu é trazer elementos para que o aluno possa construir as suas próprias referências. No percurso do Museu Afro Brasil, por exemplo, ele destaca que o resgate histórico ajuda a promover uma série de reflexões. ‘O grupo conseguiu compreender que a cultura negra é a base da cultura brasileira’.
Na avaliação do professor de português Raimundo Nonato da Silva Filho, que acompanhou o grupo de estudantes da Grande São Paulo, isso traz novos subsídios para o trabalho em sala de aula. ‘’O ganho é quase que imensurável. O aluno precisa sair da sala de aula para entrar em contato com esses espaços que também ensinam e são legítimos na sua forma de aprender’, diz o educador, que pretende aproveitar a visita para desenvolver um trabalho de produção de artigos opinativos com a sua turma do nono ano.
A continuidade do trabalho em sala de aula também é um dos pilares do projeto, que oferece roteiros pedagógicos para que os professores trabalhem conteúdos das visitas dentro das suas disciplinas. Até março do ano que vem, as experiências do programa ‘Conexões Culturais’ também devem ser sistematizadas em um e-book gratuito. ‘Qualquer escola do Brasil poderá ter acesso a esse livro e se inspirar para construir uma boa visita educativa’, afirma a coordenadora de projetos da Associação Parceiros da Educação.”

Texto e imagens: Marina Lopes  |  Porvir


(JA, Nov17)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at