‘The Art and Science’ of Ernst Haeckel is published by Taschen
Ernst Heinrich Philipp August Haeckel (Potsdam, na Prússia, Alemanha, 1834 — Jena, 1919) foi um
biólogo, naturalista, filósofo, médico, professor e artista alemão que ajudou a
popularizar o trabalho de Charles Darwin e um dos grandes expoentes do
cientificismo positivista.
Descreveu e
nomeou várias espécies novas, mapeou uma árvore genealógica que relaciona todas
as formas de vida. As contribuições de Haeckel à zoologia eram uma mistura de
pesquisa e especulação, ampliou as ideias de seu mentor, Johannes Müller,
argumentando que os estágios embrionários em um animal recapitulam a história
de sua evolução, e, portanto, a ontogenia é a recapitulação da filogenia.
Foi médico e
um artista versado em ilustração que se tornaria professor em anatomia
comparada. Foi dos primeiros a considerar a psicologia como um ramo da
fisiologia.
Propôs alguns
termos utilizados frequentemente como filo, ecologia, antropogenia, filogenia e
Reino Protista em 1866. Os seus principais interesses recaíram nos processos
evolutivos e de desenvolvimento e na ilustração científica. O seu livro ‘’The
Art and Science’ é um conjunto de ilustrações de diversos grupos de seres
vivos.
O influente
cientista evolucionário, que cunhou termos como ‘células-tronco’ e ‘ecologia’,
também foi um ilustrador virtuoso. O editor do recente livro, que homenageia
este trabalho, apresenta alguns destaques.
'Monografia na Radiolaria, 1862, vol 1, chapa 15'
Haeckel
(1834-1919) era um cientista, filósofo, médico, professor. Ele cunhou muitas
palavras em biologia que ainda usamos hoje, como ecologia, filo e
células-tronco.
Haeckel foi
excelente como artista científico. Em vez de desenhar apenas uma vista frontal,
ele também ilustrou o outro lado -se visível- através de lacunas e furos nos
esqueletos. O resultado foi uma imagem tridimensional - raramente visto até
então. Além disso, muitas das formas de vida que ele desenhou eram
completamente desconhecidas para o público.
Atlas de Esponjas Calcárias, 1872, prato 6
'Nenhum outro
cientista teve a capacidade de fazer obras de arte tão bonitas, além de
descrever organismos com muita precisão. Muitos dos contemporâneos de Haeckel
pensavam que ele estava longe demais com seu talento estilístico - mas ele
sabia muito bem que era necessário chegar a um amplo público para obter suporte
para as ciências naturais e a ideia da evolução. Combinar a precisão científica
com a apresentação da beleza natural reflete sua filosofia - que tudo no universo
é coerente.
Monografia da Medusa, vol. 1, 1879, prato 1 '
Haeckel
mostrou muitas das suas águas-vivas e sifonóforas como se estivessem na água,
desdobrando os braços e os melhores tentáculos, como cabelos flutuantes. Ele
colocou muito esforço para organizar seus pratos de forma atraente em relação à
sua estrutura geral e tamanho. Mas os objetos que Haeckel examinou são, em si,
uma beleza excepcional. Existe algo mais bonito do que a natureza? Coloque
todas essas coisas juntas e você tenha um ‘Haeckel’ genuíno. Isto é o que torna
seu trabalho único.
'Monografia da Medusa, vol 2, 1881, prato 1
'Como
professor, ele foi amado por seus alunos, muitos dos quais se tornaram
professores de biologia em todo o mundo. Eles sempre descreveram Haeckel como ‘uma
pessoa que só pode amar’. Mas ele teve seus inimigos como cientista,
particularmente na igreja católica. Ele disse uma vez: ‘Eu sou forçado a reagir
como se não fosse eu’. havia duas pessoas diferentes em Haeckel, dependendo de com
quem ele estava falando.
Relatório sobre o Siphonophorae coletado pelo HMS Challenger, 1888, prato 50
'A primeira
vez que Haeckel e Charles Darwin se encontraram em 1866, Haeckel tinha 32 anos
e Darwin tinha 57 anos. Darwin estava um pouco ansioso, já que a resposta à
Origem das Espécies tinha sido morna na Alemanha, então ele convidou o biólogo
e seu ‘bulldog’, Thomas Henry Huxley como estepe - se houvesse algum tipo de
confronto, ele poderia desarmá-lo.
Cnidários, das Formas de Arte na Natureza, 1899-1904, prato 8
'Mas Darwin
disse que nunca conheceu uma pessoa tão cordial e de mente aberta como Haeckel,
e escreveu isso em várias cartas aos amigos. A esposa de Darwin também estava
entusiasmada com Haeckel - seu inglês estava longe de ser perfeito e às vezes
ele usava as palavras erradas, então eles se divertiram muito.
Cnidarians e Siphonophores Art Forms in Nature, 1899-1904, prato 17
'Quando Darwin
perdeu sua filha mais velha Annie, em 1851, sentiu que não poderia haver nada
como um Deus [no mundo]. E isso causou muitos problemas entre ele e sua esposa
Emma, que era uma forte crente. Haeckel perdeu sua esposa aos 29 anos de idade.
Ele já teve suas dúvidas, mas esse foi o último passo para ele dizer que não
havia Deus - e se houvesse, deve ser a natureza em sua totalidade’.
Cnidários e Scyphozoans, de Art Forms in Nature, 1899-1904, prato 28
'Durante sua
vida, a maioria dos europeus era um pouco racista - e assim era Haeckel. Ele
também escreveu muito sobre a pena de morte e a apoiou; Huxley e Darwin se
opuseram, além de serem totalmente contra a escravidão. Eles eram muito mais
humanos. Muitas das opiniões políticas de Haeckel não eram compatíveis com as
de Darwin.
Crustáceos, de Art Forms in Nature, 1899-1904, prato 56
Depois de sua
morte em 1919, o pensamento de Haeckel de que ‘política é biologia aplicada’ foi
cooptada por propagandistas nazistas. Ele era um racista, mas acho que também é
um mal-entendido fundamental relacioná-lo com as crenças nazistas’.
Radiolarians, de Art Forms in Nature, 1899-1904, prato 71
Em ‘Art Forms
of Nature’, ele relustrou alguns dos objetos microscópicos que tinha visto 20,
30 anos antes, mas aqui ele os mostrou em um fundo preto. Este, de
protozoários, está entre os meus favoritos, porque eles mostram o que Haeckel
conseguiu fazer.
Fungi - Fungos do clube, de Art Forms in Nature, 1899-1904, chapa 63
'Haeckel nunca
colocou algo em nenhum de seus desenhos que não tivesse visto. Eles são tão
precisos que alguns de seus desenhos ainda são usados nos livros didáticos hoje’.
Texto: Rainer Willmann | The Guardian
Illustration: Taschen Köln/
Universität Heidelberg (Radiolaria)- und
Niedersächsische Staats- und Universitätsbibliothek Göttingen (demais)
(JA, Nov17)