Pular para o conteúdo principal

Duque de Caxias



  


O marechal Luis Alves de Lima e Silva, 1803-1880, o duque de Caxias era filho, neto e irmão de militares. Luis se tornou cadete com apenas 5 anos. Já era capitão aos 20 anos, e marechal-de-campo aos 40 anos.

Era um chefe severo e minucioso. Caxias não relaxava um só segundo em suas funções e não tolerava relaxamento.

Em 1866, ao assumir o comando do Exército na Guerra do Paraguai, instaurou normas tão rígidas que espantou a todos. Passou, por exemplo, a exigir que os comandantes fossem para a batalha na frente das tropas, em vez de ficarem protegidos na retaguarda, como era de praxe.

‘Diz-se que chamou à atenção até de dom Pedro II’, afirma o historiador Dionísio da Silva, da Universidade de São Paulo. Os dois conversavam e, ao notar uma distração do imperador, Caxias disse a ele então que aquela atitude poderia lhe custar a vida, caso estivesse em um combate.

Recebeu do imperador d. Pedro II o título de duque, o maior concedido no Brasil. Virou patrono do Exército, e o Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, dia de seu nascimento.

O comportamento exemplar do militar transformou ‘Caxias’ no termo que passou a designar aqueles que jamais deixam de cumprir suas obrigações, e cobram o mesmo comportamento dos companheiros.

Caxias é o nome da cidade maranhense que sediou a Balaiada, vencida por ele em 1841.




Em 25 de agosto de 1960, foi instalado na Praça Princesa Isabel,  Campos Elísios, São Paulo – SP, o ‘Monumento a Duque de Caxias’. É uma estátua de bronze platinado acima, e granito Mauá no pedestal, retratando as batalhas do Duque de Caxias. 

A estátua a Duque de Caxias é o maior monumento equestre do mundo. A obra foi criada pelo artista italiano Victor Brecheret, e construída pelo Liceu de Artes e Ofícios.

A ideia de construção do monumento de homenagem ao Duque de Caxias surgiu em 1939, quando o general Maurício José Cardoso comandava a 2ª Região Militar.








Fonte: Super Interessante,  WP, Dvs



(JA, Set19)





Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at