Pular para o conteúdo principal

Trem capaz de ligar Rio a São Paulo em 25 minutos pode chegar ao Brasil em 2025






Que tal viajar do Rio a São Paulo em menos de 25 minutos? É o que promete o Hyperloop, um novo meio de transporte capaz de alcançar velocidades superiores a 1000 km/h.

A tecnologia, projetada pelo bilionário sul-africano Elon Musk, fundador da Tesla e da Spacex, está em fase de implementação em alguns países. Segundo o presidente da Hyperloop Transportation Technologies, uma das empresas que está desenvolvendo o projeto pode chegar ao Brasil em 2025.

O que é o Hyperloop?

O Hyperloop é basicamente uma cápsula pressurizada que circula dentro de um tubo quase a vácuo. A ideia é reproduzir em solo as mesmas condições encontradas pelos aviões na altitude.

O transporte será feito por cápsulas que viajarão dentro de um tubo com baixa pressão atmosférica. No lugar de trilhos, há um sistema magnético, que fará as cápsulas ‘levitarem’ dentro dos tubos.




Sem o atrito do vento ou dos trilhos, as cápsulas alcançariam velocidades que podem ultrapassar 1000 km/h, com baixo consumo de energia. Para aproveitar a energia solar, o ideal é que o sistema não seja enterrado, como o metrô.

Uma viagem do Rio a São Paulo pelo Hyperloop, considerando as irregularidades do terreno, levaria menos de 25 minutos. Já o trajeto entre São Paulo e Campinas, levaria cerca de seis minutos.

Os primeiros 5 km da linha do sistema hyperloop deverão estrear em 2021, nos Emirados Árabes, ligando Dubai a Abu Dhabi em 12 minutos. Outros projetos já estão sendo discutidos para outros países, como Indonésia e Índia.


Viabilidade do Hyperloop no Brasil

‘O Brasil deve figurar na segunda leva de investimentos, prevista para daqui a cinco anos’, afirma Dirk Ahlborn, fundador e chairman da companhia, que virá ao Brasil, em março, para participar de um evento de tecnologia. As obras do primeiro empreendimento da Hyperloop TT começam este ano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Neste momento, o executivo trabalha para viabilizar parcerias com a iniciativa privada, e tornar realidade o projeto no país. De acordo com Ahlborn, o mais provável é que o Hyperloop seja financiado por empresas, e não pelo governo.


Cápsula do Hyperloop pode viajar a mais de 1.000 km/h




A Hyperloop TT tentou iniciar conversas com governos estaduais, mas elas não avançaram. Há dois anos, a companhia esteve próxima de construir um centro de inovação em Belo Horizonte, mas os planos não foram a frente por falta de recursos públicos.

Outro obstáculo para a implementação do projeto é a legislação brasileira. É necessário haver uma regulamentação específica para este modal de transporte. Segundo Ahlborn, a empresa vem conversando com o Governo Federal, e espera alguma resposta ainda este ano.

Apesar de ser atrativa, a rota entre São Paulo e Rio de Janeiro não deve ser a primeira a receber o Hyperloop. O mais provável é que um trecho mais curto, como o entre a capital paulista e Campinas, por exemplo, seja viabilizado antes.






Fonte: Wendell Oliveira  |  Melhores Destinos




(JA, Mar20)


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Essa campo respo

Sequence - Como Jogar

Sequence é um jogo de tabuleiro de estratégia que é relativamente simples de aprender, e pode ser entendido e aproveitado por qualquer um acima de 6 anos. Antes de jogar, você terá que organizar o jogo dividindo os jogadores em times e dando as fichas e cartas certas para todos. Coloque fichas no tabuleiro, cada um na sua vez, até que seu time tenha completado as sequências necessárias para vencer o jogo. Informe-se sobre as diferentes regras que são próprias do jogo antes de começar a jogar e divirta-se! Parte 1 Organizando o jogo 1 - Escolha um número de jogadores e divida em times Você pode jogar Sequence com 2 a 12 pessoas. Caso tenha mais de 3 pessoas jogando, vocês terão que se dividir em dois ou três times iguais. Se tiver 4 pessoas jogando, dividam-se em duas duplas; Caso tenha 9 jogadores, dividam-se em três trios; Se tiver 12 pessoas jogando, vocês podem dividir-se em dois times de 6 ou três times de 4. 2 -