Pular para o conteúdo principal

Guia de Bolso para uma vida suficientemente boa



“Aqui não existe essa coisa de saída livre...
Uma jovem com quem trabalhei durante três anos estava pronta para deixar a terapia. Estava calma, feliz e prestes a sair da sala para o resto da vida. Eu estava excitada por ela, mas eu sentiria sua falta. Essa é a questão de ser um psicólogo: só porque você quer que as pessoas vivam felizes sem você, não significa que você goste.
‘Então acabou’, disse ela. ‘Aqui é onde você diz algo sábio e iluminador que me manterá todo o resto dos meus dias’.
‘E se o que eu disser não for bastante bom?’
Ela sorriu com a referência aos seus padrões perfeccionistas, algo em que trabalhamos arduamente. Mas ela não havia terminado comigo. ‘Se você diz adeus e boa sorte, eu vou te dar uma bofetada. Eu gastei muito tempo e dinheiro aqui e espero o melhor que você tem’.
Ela então me abraçou, o que faria alguns psicólogos franzirem a testa, mas eu deixo os clientes criarem o  seu próprio final: se eles querem abraçar, eu também. E prometi que, quando chegasse em casa naquela noite, escreveria algumas palavras de despedida, dicas para a vida, válidas para sempre.
Então, aqui está, a minha versão de tudo que realmente importa.
O Guia de Bolso para uma vida suficientemente boa.
1-       A merda acontece
O caramba acontecendo com você é tão seguro quanto a morte - e isso ocorre primeiro. Por mais legal ou abençoado que você ache, você será testado. Então arme-se; mantenha-se aberto para mudar e continue construindo um kit de ferramentas emocional que irá servir para você nos tempos difíceis.
2-       Feche-se
Ok, não totalmente -  isso seria estranho. Cultive sua mente, corpo e espírito - e deixe-se levar para algum divertimento, às vezes. O estar com você mesmo é o único relacionamento que você não pode perder. Trate-se com bondade e respeito.
3-       Mantenha seu passado atrás de você
Todos nós temos histórias, algumas mais nocivas do que outras. Invista na compreensão da sua, mas não deixe que ela o atrapalhe e o retenha lá atrás. A vida está aqui, agora mesmo. Comprometa-se a estar no presente, enquanto planeja o futuro.
4-       Mostre e mostre
A vida é como um bilhete de loteria: você não pode ganhar se você não o tiver. Então, saia da cama, vá e ofereça o que você tem de melhor. Se você não sabe,  o melhor é gastar o tempo trabalhando com seus pontos fortes: eles são o seu passaporte para deixar a sua marca no mundo.
5-       Faça arte ruim
A sério. A criatividade é comida da alma. Não se diga que não é imaginativo, apenas faça coisas. Isso irá distraí-lo de seus problemas, invocá-lo no presente, e dar-lhe um senso de realização. E se você está paralisado por suas próprias expectativas elevadas, rasgue-as, e comece a fazer MÁ arte. É realmente gratificante.
6-       As pessoas importam (mas algumas não)
Os bons relacionamentos são as fundações da felicidade. Os maus vão te separar e destruir sua autoestima. Então, invista naqueles que importam; construa um grupo que irá durar - que vai crescer e mudar com você - e deixar os tóxicos ir. Eles apenas servem para limitar ou machucar você.
7-       Seja bem legal
Não fique morto, devagar, porque pessoas malvadas vão tomar o seu lugar. Seja gentil e generoso, mas diga não, às vezes. Pare de se preocupar com a atenção ou aprovação, e não se importe com o que os outros pensam de você. Se isso ajudar, quando você chegar a 50, você perceberá que, de qualquer maneira,  ninguém estava mesmo interessado em você.
8-       Seu corpo não é um templo
Seu corpo é apenas um corpo. Então não fique obcecado com isso. Alimente-o bem, mova-o e O trate com respeito e assim você terá com força e energia, adaptado às suas roupas favoritas. Abusar dele é perigoso – ele pode querer se vingar.
9-       Salte com dois pés
Não estando perto de um penhasco ou de alguma coisa perigosa, obviamente. Mas faça o que fizer, faça com seu coração inteiro. Jogue-se completamente. Ser totalmente presente irá iluminá-lo. Estar no meio a meio, metade no trabalho, nas relações, na vida familiar, impedirá que você obtenha mais prazer / sucesso / amor de qualquer coisa.
10-    A vida é um longo avançar
Estatisticamente, tudo vai bem, e com um pouco de sorte, você vai viver muito tempo. A grande tentação da juventude é querer fazer tudo isso no agora. Defina metas! Seja produtivo! Tenha uma rotina matinal de 6 pontos! Leia 10 livros por semana! É tudo de bom, mas você também tem permissão para ficar deitado de bruços, comer muita pizza, e se deixar levar pela compulsão de ver a Netflix,  às vezes. Não tenha pressa. Crie uma vida que signifique ou deixe algo. Pensar. Adaptar. Evoluir. Avançar. E procure o ouro em seu mundo - mesmo quando tudo que você pode ver são chips de ferro.”

Texto: Karen Nimmo , Psicóloga Clínica  |  Medium


(JA, Nov17)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at