Pular para o conteúdo principal

Brasil, o país do futuro?



Diante do impasse político que estamos vivendo atualmente no Brasil – a não existência de um candidato ideal para a Presidência da República em 2018, o que fazer?

Em primeiro lugar, é necessário definir o que seria um candidato ideal nestas alturas. É difícil dizer, mas não seria um erro definir que deveria ser alguém de mente aberta, experiente em administração de pessoas e de projetos, além de ter capacidade de trabalhar sob pressão, sem perder de vista os objetivos propostos. Enfim, um realizador.
Se estivéssemos tratando de um administrador de empresas, essa definição seria óbvia e não mereceria reparo. Entretanto, estamos falando do mundo político em que vivemos, onde as candidaturas, os relacionamentos, são alimentados por interesses pessoais, empresariais , eleitoreiros, e frequentemente financeiros. 
Está certo isso? Alguma coisa está errada! Não é difícil concluir que é necessário mudar esse ambiente,  o sistema.
Se na administração pública adotássemos o modelo de administração que é adotado pelas empresas, onde os administradores normalmente são escolhidos pelos seus méritos pessoais, incluindo aí formação acadêmica, experiência e resultados conquistados, poderíamos mudar essa situação.
Nesse modelo os candidatos se apresentariam relatando o seu histórico, convencendo os eleitores de sua capacidade profissional e pessoal de gestão. Apresentariam uma proposta de governo por etapas que, se fosse o caso, seriam aprovadas nas urnas, e avaliadas durante a sua gestão presidencial pela consecução das metas.
Essa avaliação seria feita por comissões especializadas, criadas de acordo com um projeto de lei, que, anualmente, avaliariam o seu desempenho face as metas propostas,  classificando o resultado como: Ruim, Regular, Bom, ou Ótimo.
E, dependendo do resultado, esse Presidente seria remunerado, premiado, com valores pré-definidos, de acordo com a avaliação. Poderia ser, por exemplo, uma porcentagem do PIB - deduzida a dívida pública existente, se for o caso.
O objetivo é criar uma motivação para o Presidente da República se empenhar mais para cumprir as promessas de campanha, por conta do prêmio, além da sua valorização pessoal junto ao eleitorado.
O critério adotado para escolha e avaliação do Presidente, poderia também ser estendido para preenchimento de outros cargos públicos de maior importância, como por exemplo Ministros, Presidentes da Câmara, do Senado, e de empresas estatais.
O problema que fica é: ‘Como implantar uma mudança dessas que, evidentemente  viria a atender aos interesses da maioria do povo, mas que, por outro lado, contrariaria os dos homens públicos que atualmente estão no exercício de seu mandato, sendo que a eles caberia a aprovação e implementação da mudança?’ A solução fica ainda mais comprometida se considerarmos que esses homens nem sempre são capacitados para fazer o que devem, e que estão habituados a trabalhar no sistema corrompido  atual, onde a maioria procura atender aos seus interesses pessoais e dos seus parceiros.
Uma solução seria que alguma autoridade do próprio governo atual, consciente do problema, assumisse a iniciativa. Essa mudança poderia ocorrer de duas maneiras:
I.  Promovendo a ideia no meio político, conquistando aliados poderosos e, finalmente, conseguindo a aprovação da lei.
II.   Depois de promover a ideia e conquistar fortes aliados, implantar a mudança, ignorando as pessoas que legalmente poderiam fazer isso, mas que não o fariam por não ter interesse, independentemente da necessidade e do anseio público nacional.  
Naturalmente, a primeira solução é a ideal, mas seria  factível?  
A segunda teria um alto custo – haveria uma violação constitucional irreparável, com as consequências decorrentes. Será que valeria a pena pagar? Será que não deveríamos dar mais tempo? Aguardar que as novas gerações que, com uma nova mentalidade, viriam assumindo as funções públicas e, pouco a pouco, mudassem os hábitos, as regras, os critérios.  
O problema que fica, é que isso deve levar décadas. Teríamos ‘fôlego’ para esperar tanto? Além disso, pode ser que essas novas gerações - como aconteceu até hoje-,  acabem sendo assimiladas e envolvidas pela força de atração do sistema existente, e que nada mude, tudo permaneça como está, e que o Brasil continue sempre sendo um país do futuro.  Para pensar...

“Quando não obtemos respostas, devemos insistir nas perguntas”





(JA, Jan18) 



Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at