Pular para o conteúdo principal

Gripe Espanhola

  

Nem toda a história de São Paulo é feita de grandes personalidades e acontecimentos. Temos alguns episódios muito tristes nesses mais de 400 anos que precisamos relembrar. Um deles foi a terrível gripe espanhola que assolou a cidade e o estado em 1918. 

Antes de falarmos dos números, e de como essa epidemia marcou SP, vamos fazer um pequeno resgate histórico de como ela surgiu, e como chegou aqui. Os estudiosos dizem que as grandes epidemias tiveram origem com a Primeira Guerra Mundial, responsável por matar milhões de pessoas, e espalhar a fome por todo o planeta. 

É nesse cenário, de miséria e falta de insumos, que as epidemias tiveram desenvolvimento. Tifo, cólera e difteria, foram apenas algumas das doenças que atingiram os europeus. O vírus da gripe espanhola que chegou aqui tem sua origem, obviamente, na Espanha. 

Estima-se que essa doença, também chamada de influenza, tenha o nome ‘gripe espanhola’ pelo  fato do rei daquele país ter sido uma das primeiras vítimas do vírus.

Outra versão da origem de seu nome dá conta de que, em função de a Espanha ter se mantido neutra durante a guerra, não censurando as notícias sobre a incidência da gripe, dava a impressão de que a doença acontecia só naquele país. Entretanto, a origem mais provável da doença foi nos campos de treinamento militar, no interior dos Estados Unidos. 

No dia 9 de outubro de 1918 apareceu a primeira notícia de que a gripe espanhola havia aportado em São Paulo, capital. Quatro dias depois, o primeiro doente era notificado no Hospital de Isolamento, e, em uma semana, era declarado o estado epidêmico da cidade.

De 9 a 28 de outubro, o número de casos foi para cinco mil e, em 4 de novembro, já eram 7786 notificações. A partir de 9 de novembro, o número de casos começou a diminuir, sem que os médicos, cientistas, e agentes de saúde, tivessem conseguido implementar medidas eficazes contra a doença.

Os primeiros casos da doença em São Paulo são atribuídos a um time de jogadores de futebol que veio do Rio de Janeiro. Teriam sido os atletas, que adoeceram no dia 9 de outubro, os transmissores da gripe espanhola, uma vez que várias pessoas hospedadas no mesmo hotel do time, o Hotel D´Oeste, adoeceram de gripe.

De fácil contágio, a doença se espalhou muito rápido.

Durante cerca de 15 dias, São Paulo agonizou com a epidemia. E pior do que isso, como o Rio de Janeiro sofria já há mais tempo, as notícias desesperavam ainda mais a população. O Correio Paulistano, por exemplo, chegou a publicar uma coluna narrando a situação de calamidade na Capital Federal, com mortos apodrecendo, abandonados pelas ruas.

São Paulo chegou a ter tantos mortos que os serviços funerários não conseguiam anteder aos enterros. Os bondes da Light, aliás, chegaram a ser usados para transportar caixões, e os cemitérios da Consolação e Araçá receberam iluminação de emergência, para trabalhar e funcionar à noite. 

As mortes em decorrência da ‘espanhola’ aconteciam em um momento que a ciência médica havia alcançado importantes vitórias contra doenças que até então assustavam a sociedade, como a varíola, a febre amarela, e a peste bubônica.  

No Brasil, as notícias sobre a gripe se intensificaram com a morte dos primeiros brasileiros que faziam parte da Missão Médica Brasileira, e de soldados, que tomavam parte da Primeira Guerra Mundial na Europa.   

Ao aportar em Dacar, no Senegal, brasileiros tiveram contato com a doença e vieram a falecer. Em terras brasileiras, os contágios aconteceram a partir, principalmente, do contato com os viajantes do navio Demerara, que passou por diferentes portos no litoral brasileiro, espalhando a doença pelo país. A gripe espanhola foi responsável pela desestruturação programas de saúde que haviam sido criados no início da República, causando pânico em todos os meios da sociedade.        

Administração

A recomendação das autoridades era a de evitar aglomerações e friagens, mas nem isso foi o suficiente. Em 25 de outubro, o comércio foi fechado, e o Governo Federal decretou feriado por uma semana. Rapidamente São Paulo chegou a centena de mortos, e quase ninguém saía às ruas.

O Serviço Sanitário trabalhava de maneira a estruturar melhor seus institutos e laboratórios, assim como suas ações junto a população em questões de saneamento, vacinação e fiscalização. Em um momento em que a ciência, com base na bacteriologia, se consolidava com a própria medicina, construindo um discurso de autoridade abalizado pelos números decrescentes de óbitos no Estado, a gripe aparecia como que para desafiar os conhecimentos obtidos até então. Considerada à época como ‘sem causa específica’, e, por conseguinte, sem terapêutica precisa, assustava o mundo todo pela rapidez com que se disseminava, especialmente no contexto da Primeira Guerra Mundial.

Presença confirmada em São Paulo, a gripe espanhola foi enfrentada pelo então diretor do Serviço Sanitário, Arthur Neiva, que estabeleceu um programa de controle da epidemia. Uma das medidas era orientar a população por meio dos jornais. 

CONSELHOS AO POVO

o    Evitar aglomerações, principalmente à noite.

o    Não fazer visitas.

o    Tomar cuidados higiênicos com o nariz e a garganta: inalações de vaselina mentolada, gargarejos com água e sal, com água iodada, com ácido cítrico, tanino e infusões contendo tanino, como folhas de goiabeira e outras.

o    Tomar, como preventivo, internamente, qualquer sal de quinino nas doses de 25 a 50 centigramas por dia, e de preferência no momento das refeições.

o    Evitar toda a fadiga ou excesso físico.

o    O doente, aos primeiros sintomas, deve ir para a cama, pois o repouso auxilia a cura e afasta as complicações e contágio. Não deve receber, absolutamente, nenhuma visita.

o    Evitar as causas de resfriamento, é de necessidade tanto para os sãos, como para os doentes e os convalescentes. Às pessoas idosas devem aplicar-se com mais rigor ainda todos esses cuidados. (O Estado de S. Paulo, 21/10/1918)

O poder público, instituições, e diferentes grupos da sociedade, se mobilizaram na organização do socorro aos doentes, disponibilizando atendimento médico, remédios e alimentos.

Todas as atividades que envolvessem reunião de pessoas foram suspensas, escolas e igrejas se transforam em locais de assistência aos doentes, cortejos fúnebres foram proibidos, apertos de mão, abraços e beijos foram proibidos, como meios de evitar o contágio pela gripe espanhola. Aos poucos, a vida dos paulistas passou a ser conduzida pela autoridade do serviço sanitário.

Consequências 

O país, como um todo, não estava preparado para uma doença dessas, a epidemia encontrou o cenário perfeito para se desenvolver.

No Rio de Janeiro, por exemplo, os mortos chegaram rapidamente às centenas. A cidade de São Paulo chegou a propor o fechamento dos acessos da cidade,  buscando impedir a chegada de pessoas vindas do litoral (Santos) e de outros estados. Claro que a ideia era inviável, e a gripe apareceu em São Paulo no mesmo mês de outubro de 1918. 

                                                                                  Primeiro óbito em decorrência da gripe em 21 de outubro de 1918Registros dão conta de que o primeiro paulistano morreu de gripe espanhola no dia 21 de outubro de 1918 e, quando isso aconteceu, o Rio de Janeiro já registrava mais de 700 ocorrências. A cidade tentou conter o vírus com o fechamento das escolas, suspensão de teatros, cinemas,  e redução do horário do expediente comercial.Mas, a mais famosa vitima da gripe foi o presidente da República recém-eleito, Rodrigues Alves. Incapaz de comparecer à cerimônia de posse, morreu dias depois em sua casa em Guaratinguetá.

Foram montados vários postos de socorro e todos os hospitais se envolveram. Além disso, o serviço sanitário instalou quarenta hospitais provisórios em escolas, igrejas, espaços comunitários.

Um deles, na Hospedaria de Imigrantes, foi dirigido pelo médico Arnaldo Vieira de Carvalho, e contou com alunos e professores da Faculdade de Medicina no atendimento. Houve muitas ações de solidariedade por parte da população, que organizava a distribuição de alimentos, principalmente sopa e pão, pois a doença atacava mais fortemente pessoas desnutridas, ou seja, atingiu exponencialmente os pobres, que eram muitos, em tempos nos quais a carestia se somava à escassez de alimentos devido à Guerra.

Por outro lado, o grande número de mortes afetou diretamente o serviço funerário, que, não conseguindo dar conta da demanda, passou a praticar preços abusivos. Diante disso, o poder público passou a fornecer caixões e transporte gratuitos para os falecidos que não tivessem recursos próprios. Contou para isso com a colaboração de marcenarias, e com a Escola de Artes e Ofícios, à época sob a direção de Ramos de Azevedo, para a fabricação de caixões e camas paras os doentes. O desejo de auferir lucros com a situação aconteceu também na área farmacêutica, que apresentava diferentes medicamentos, a maioria sem qualquer efeito, como sendo terapêuticas efetivas contra a doença, e também entre os vendedores de desinfetantes e, até mesmo, de tecidos usados nos rituais fúnebres.

Com o aumento de doentes e de mortes, todas as medidas e orientações do Serviço Sanitário, do alto de sua autoridade médica, evidenciavam a ineficácia. O medo aumentou, e ideias de controle de doenças utilizadas em outras epidemias vinham à tona e eram defendidas na imprensa. Eram retomadas propostas de isolamento, desinfecções generalizadas, barreiras sanitárias, infusão de ervas, intensificação da higienização dos ambientes, controle dos cheiros, insetos, roedores etc.

O consumo de desinfetantes e medicamentos para gripes aumentou, bem como o uso de chás e rituais de cura de culturas tradicionais. Todos se sentiam impotentes. Essa dinâmica alterou o cotidiano da cidade, os hábitos dos seus moradores. Solidariedade e também muitas atitudes menos nobres, como o preconceito, a marginalização, e a mesquinhez, também se apresentavam neste momento tenso da vida paulistana.

Logo as pessoas pobres se tornaram as mais visadas para as propostas de intervenção e instrução. Panfletos com orientações resumidas do Serviço Sanitário eram escritas em português e italiano, e entregues de porta em porta nos bairros do Brás, Mooca, Pari, Belenzinho, Bom Retiro, Bexiga e nos subúrbios da época (Santana, Penha, Lapa, Pinheiros), trabalho feito com a ajuda da Liga Nacionalista, e da Cúria Metropolitana.

Os pedidos de doações para a ajuda aos mais necessitados aumentavam e tinham boa adesão, resultado de uma mistura de altruísmo e medida de autoproteção. Remédios começaram a ser distribuídos pelo Serviço Sanitário e em farmácias credenciadas, mediante guia fornecida pelo governo. Os postos de socorro passaram a distribuir sopas e mantimentos aos mais necessitados. 

Baratear a vida, eis a primeira

Medida, que ao Governo já propuz…

Obrigar a lavar-se a quem não queira,

No Brás, no Cambuci, na Lapa e Luz!…

 

Dá fome a Gripe, é filha e da sujeira,

Transmite-se no escarro e pelo pús…

Evitar dar a mão! Desta maneira

É que o mal se propaga e reproduz!

 

Alimentado corpo e bem lavado,

A casa varridinha, onde se mora,

Juro, não haverá um só gripado!

 

Sem isso, todo o povo a perna estica,

E com pão a cada hora,

Salvo São Paulo inteiro sem botica!

(Miguel Meira. Pão e sabão. Jornal do Commercio. São Paulo, 08 de novembro de 1918)

A epidemia acabou por revelar uma cidade empobrecida em meio à pujança econômica. Entre os operários o número de mortes era elevado. A situação econômica frágil da maioria deles os impedia de seguir as orientações de resguardo e descanso dadas, pelo Serviço Sanitários, pois precisavam trabalhar para garantir o sustento. Nada democrática, a doença matava mais nos bairros operários do Brás, Mooca, Belenzinho, Bom Retiro e Bela Vista.

A situação caótica perturbava também psicologicamente as pessoas, fosse pelo medo do adoecimento, pelos sintomas, pela perda de algum ente querido. 

Aumentavam os casos de suicídios e de atos violentos – acontecimentos que eram atribuídos, em parte aos períodos febris causados pela gripe espanhola e, em parte, à situação de extrema pobreza e desestruturação social vivida em São Paulo nesse período.

A criação dos hospitais provisórios surgiu em um momento de pleno desnorteamento do Serviço Sanitário que, junto com a sociedade organizada, não conseguia conter a epidemia - o número de adoecimentos e mortes só aumentava. A hospitalização à época não era bem vista pelas pessoas. O hospital era entendido como um espaço para o qual se ia para morrer, em sua maioria a população pobre, pois os com melhores condições financeiras se travam em casa, com médicos contratados.

No entanto, devido à gravidade da situação, em pouco tempo o hospital foi incorporado como uma das possibilidades de cura por parte da população, que lá tinha cuidados médicos, enfermeiros, remédios e uma dieta regular. Na imprensa destacava-se que os hospitais eram locais limpos, arejados, claros, confortáveis, com boas camas e lençóis, procurando convencer a população que os cuidados no hospital eram muito melhores do que nas suas casas.

Não só as orientações vindas das autoridades médica e científica estavam entre os recursos utilizados pela população. A força das tradições populares se fazia perceber nas receitas de remédios caseiros com ingredientes como o limão, alho, cebola, canela, cachaça com limão, folhas de eucalipto. A tais receitas se somavam as rezas, benzimentos, garrafadas, rituais de origem indígena e africana. Esses elementos eram utilizados pelos diferentes grupos sociais, independente da origem socioeconômica.

Entretanto, pouca coisa funcionava. As críticas ao Serviço Sanitário e ao seu diretor, Arthur Neiva, aumentavam, e o sentimento de impotência se generalizava. Após trinta dias, o ciclo da doença chegou ao fim, trazendo ânimo e esperança aos paulistanos.

O caos provocado pela gripe espanhola no início do século 20 é exemplo dos riscos aos quais a humanidade está sujeita diante da extraordinária capacidade de mutação dos microrganismos com os quais convivemos.

A pandemia trouxe à luz, por sua vez, todos os conceitos próprios à experiência humana vivida no seu limite: sofrimento, solidariedade, ética nas relações sociais e comerciai, refletidos na organização social, nas reações próprias de cada indivíduo, na expressão da ciência em desenvolvimento, e nas políticas e ações de saúde pública.

Os números da gripe espanhola no mundo são assustadores, sendo considerada a maior epidemia da história, com cerca de vinte milhões de mortos, além de cerca de seiscentos milhões de pessoas que adoeceram – o equivalente a 80 a 90% da população do planeta. A movimentação das tropas durante a Guerra facilitou a transmissão da doença.

O surto começou a ser encerrado em meados de 1919. Na cidade de  São Paulo os dados não são precisos, mas, oficialmente, pelo menos 116.777 mil pessoas adoeceram, e foram registrados 5331 mortos - aproximadamente 1% da população da época, isso sem considerar as mortes por complicações decorrentes da doença. Foi uma calamidade – termo usado na época –, que mobilizou toda a população. Rara foi a família que não perdeu um ente querido. Como a gripe não distinguia idade ou classe social, morreram crianças e velhos, ricos e pobres.

Pesquisas e Estudos Relacionados, desenvolvidos em seguida 

Os estudos sobre o agente etiológico responsável pela doença continuaram, mas com menos vigor. Somente em 1933, em Londres, durante uma ocorrência de epidemia de influenza pós-gripe espanhola, os pesquisadores Christopher Andrew, Wilson Smith e Patrick Laidlaw e sua equipe, identificaram um vírus como sendo o responsável pela doença em seres humanos.

A partir da descoberta foram apontadas várias cepas do vírus Myxovirus Influenzae como as possíveis causadoras da epidemia de gripe espanhola. As cepas do vírus da gripe podem ser classificadas, atualmente, em A, B e C, conforme as suas proteínas nucleares, e têm grande capacidade de sobrevivência e mutabilidade, fazendo com que a imunidade adquirida por um indivíduo após uma infecção possa não ser suficiente para garantir a proteção contra o vírus. Devido a essa mutabilidade houve muita dificuldade na identificação exata da cepa do vírus da gripe que causou a pandemia de 1918.

Em 2001, os cientistas australianos Mark J. Gibbs, John S. Amstrong e Adrian J. Gibbes publicaram estudos com a afirmação de que o vírus da gripe espanhola teria sido uma combinação fatal entre o vírus humano da gripe, e o da gripe porcina – combinação que explicaria a falta de resistência do organismo humano ao vírus.

Curiosidade

Graças à gripe espanhola, uma das bebidas mais famosas da nossa história foi criada. Estamos falando da caipirinha, invenção de Piracicaba, que era composta por cachaça, limão, alho e mel, que era utilizada para combater esse surto terrível que atingiu SP.

Os moradores de Piracicaba, após controlarem o surto, continuaram bebendo o remédio e, progressivamente, foram trocando os componentes. O mel deu lugar ao açúcar, e o alho foi retirado para a inserção do gelo. Estava criada a receita da bebida mais famosa do país.

Gripe Espanhola x Crise Atual

Naquela época como agora, ninguém esperava, ou estava preparado para o que aconteceu.  O governo do início do século passado orientou a população sobre os cuidados básicos que deveria tomar – muito semelhantes com as recomendações atuais. Entretanto, as medidas sanitárias que tomou deixaram a desejar, e foram muito criticadas. Felizmente o ciclo da doença, pela sua natureza,  foi curto – durou apenas 30 dias.

Do ponto de vista científico, os estudos que foram feitos só chegaram a conclusões definitivas sobre o que ocorreu cerca de 80 anos depois.

Nesta atual crise, o governo brasileiro igualmente subestimou a gravidade do problema, e pior, contrariando recomendações dos especialistas da área da saúde, não orientou corretamente a população sobre  os cuidados deveriam ser tomados para evitar o contágio, propagação. 

Medidas básicas recomendadas,  como testagem geral, tratamento e isolamento dos contagiados, e das pessoas de seu convívio, até agora, passados  cerca de seis meses do início da pandemia, não foram aplicadas para a maioria da população.

Por outro lado, a comunidade científica de muitos países está se dedicando para obter uma vacina que torne as pessoas imunes ao vírus responsável pela doença. Todos os países, com exceção dos EUA, estão solidários, e conscientes de que o problema é geral, e de que não poderá ser solucionado isoladamente. A solução só existirá se for  global.

Embora, aparentemente, estejamos próximos de uma resposta, ela provavelmente ainda não será a final, definitiva. Os cuidados que estão sendo tomados deverão continuar até lá. 

Neste caso, devemos nos adaptar para sobreviver, e providências deverão ser tomadas para que a economia se mantenha nos níveis  que nossa sociedade já conseguiu atingir, adequados, para manutenção/recuperação dos empregos, produção, serviços, e desenvolvimento.

Entretanto, é importante ressaltar que nem durante a Gripe Espanhola, e nem agora, durante a pandemia de coronavírus, estão acontecendo debates e reflexões sobre como chegamos e de como podemos sair melhores de tudo isso.

Não há nenhuma reflexão séria sobre como o modo a que estamos acostumados a viver, contribuiu para nos deixar mais vulneráveis e ameaçados. Nenhuma reflexão séria sobre a situação de dependência social, política, econômica e psicológica, que uma sociedade de consumo fica num momento como esse.

Existe muita especulação sobre como será o futuro -  se haverá a retomada do nosso modo de vida anterior, com mais tecnologia, com mais racionalidade, com maior capacidade de produção.  Entretanto, isso não passa de intenção. Falta organização, planejamento, definição de estratégia e execução. 


Fontes: São Paulo em Foco, Memória da Saúde,  WP e Dvs 


(JA, Ago20)

 


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at