Pular para o conteúdo principal

Arautos do Evangelho



A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como ‘Castelo dos Arautos’, com quase 9 mil m² de área construída, localizada na Praia do Pulso - cerca de 30 Km do centro de Ubatuba, é sem dúvida, uma das grandes atrações da cidade.

Esta construção se parece com um castelo em estilo medieval, no meio de uma grande área verde e com visão panorâmica para o mar.

Durante a missa além dos cânticos, a capela principal do castelo chama a atenção pela beleza dos detalhes das paredes e teto que foram pintados a mão, além dos vitrais feitos sob medida, tudo executado por artistas membros da congregação.



O local é uma casa de recolhimento da instituição, um retiro espiritual, e sempre aguçou a imaginação dos turistas, moradores e pescadores que observavam este monumento no alto do morro.

O acesso é por estrada de terra, a partir do Km 77,5 da rodovia Rio-Santos, o mesmo caminho que leva para a Praia da Caçandoca, e após percorrer 2 Km, chega-se ao castelo, sendo que, ao lado do mesmo, também temos a entrada de um condomínio fechado de alto padrão.

Para erguer o empreendimento, com mais de cem cômodos, torres com guaritas, e enormes portões com 8 metros de altura, o grupo católico Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica, solicitou uma autorização, para a construção deste templo, ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004.

Foi assinado um termo de responsabilidade com o Condephaat, e o grupo assumiu o compromisso de manter intacta a área verde nativa. Na época, a Secretaria de Meio Ambiente e a CETESB não precisaram ser consultadas,  o que despertou a ira de ambientalistas.



O ‘Castelo dos Arautos’ permaneceu fechado ao público por muitos anos, e foi vendido em 2010 para os americanos da Sunrise Homes International, um grupo que constrói casas para estudantes, em Santa Bárbara, na Califórnia.

Além da capela principal temos uma outra capelinha, muito bem construída, luxuosa e entre as obras de arte em seu interior temos a imagem de Nossa Senhora, esculpida pelos índios do Equador, e o quadro de São José, que veio do Peru. Outro destaque do Castelo dos Arautos, porém em um ambiente reservado, dentro da morada dos congregados, é um jardim com as 13 réplicas dos profetas, obra de Aleijadinho.



A igreja realiza missa aberta ao público, que segue padrões tradicionais, incluindo parte da celebração em latim e vários cantos gregorianos, aos Domingos, em 3 horários: 8hs, 10:30hs e 16:30hs, sendo aberta à visitação após a missa.

Origem

A fundação dos Arautos, pelo Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, se deu em 21 de setembro de 1999. Mas sua aprovação e reconhecimento ante a Igreja Católica se deu em 22 de fevereiro de 2001, através do Papa João Paulo II e, em 2009, foi elevada à condição de sociedade de vida apostólica, pelo Papa Bento XVI.

Paulistano, filho de mãe italiana e pai espanhol, João Clá Dias foi secretário de Plinio Corrêa de Oliveira, na extinta Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, da qual os Arautos é dissidente, sem qualquer vínculo. Além de fundador, João Clá Dias foi Superior Geral dos Arautos, desde a sua fundação, até junho de 2017, quando, aos 77 anos, renunciou ao posto.

Dois anos antes da fundação, em agosto de 1997, João Scognamiglio Clá Dias criou a Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima (ACNSF), vista como embrionária dos Arautos, cuja proposta é a difusão da mensagem Mariana de Fátima, tida como contrarrevolucionária.

Presente em 78 países, a Ordem dos Arautos do Evangelho tem sua casa principal, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário ou ‘Monte Thabor’, sediada nas imediações da Serra da Cantareira, entre as cidades de Caieiras e Mairiporã, região metropolitana de São Paulo. 

Seu conjunto de edifícios, erigido com auxílio de doações, ocupa uma área de 107 km² de floresta, em terreno doado pelo proprietário de uma hípica desativada. Na casa principal funciona, também, um seminário, onde os alunos aprendem italiano, inglês, espanhol, hebraico, grego, com ensino médio, e cursos superiores de filosofia e teologia, com base no pensamento de Tomás de Aquino, além de ciências da religião e canto gregoriano.

Similaridade aos Templários

Os Arautos possuem diversas similaridades com as ordens de cavalaria medievais, como os Templários e os Teutônicos, que vão desde as regras internas como votos de castidade, pobreza, devoção altruística, e vida monástica rígida e disciplinada, até o direito de responder diretamente ao Papa, concedido por decreto do próprio Vaticano, além de poder ordenar seus próprios padres e construir suas próprias igrejas.











Fonte: Curiosidades de Ubatuba,  WP



(JA, Jun20)



Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Por que Jesus dobrou o lenço?

‘E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte’.(João 20:7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe? João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara. Disse ela: ‘Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram’. Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá,