Pular para o conteúdo principal

Sonhos


Amadeu não havia se preparado adequadamente para a sua aposentadoria. Imaginava que poderia trabalhar por muitos anos ainda. Tinha um grande envolvimento com as pessoas e com  própria empresa onde trabalhou por último. O rompimento, abrupto e irreversível, trouxe a dor associada ao fim de uma importante relação.
Quando ainda trabalhava, o dia passava sempre muito rápido, mal dando para fazer o que deveria ser feito, Cada hora tinha a sua programação prévia, sem contar os imprevistos que sempre ocorriam. Além disso, o ir e vir para o trabalho, almoço, tomavam praticamente 30% do tempo dedicado à sua vida profissional.   
Depois de se aposentar, definiu e assumiu para si  vários afazeres que faziam passar o novo tempo que, de repente, passou a ter.  Sua rotina consistia em se por em dia com as notícias diárias, ler e responder aos seus e-mails -cada vez menos numerosos; alimentar os sites e páginas que administrava, e controlar suas finanças pessoais. 
Isso, inicialmente, tomava todo o seu dia, sendo que muitas vezes ainda deixava coisas para o dia seguinte.  Como o passar dos meses, já tendo dominado e otimizado a sua nova rotina, o tempo começou a sobrar, a ponto dele sentir necessidade de fazer algo adicional.
Amadeu não sabe se foi por isso, ou por outra causa qualquer, mas, à noite, dormindo, começou a ter alguns sonhos diferentes.
Antes, normalmente, seus sonhos eram baseados em momentos vividos – ou quase vividos, produzidos pela sua memória. Entretanto, nesses seus sonhos recentes, ele vivia situações novas, com envolvimento de pessoas desconhecidas e, curiosamente, neles sempre assumia o seu papel mais comum, como gestor, consultor.
As situações eram as mais inusitadas, não tendo nada a ver com as que ele já tivera oportunidade de viver. A única coisa que tinha a ver com ele, era o comportamento tradicional que assumia nessas ‘histórias’, diante das crises administrativas e interpessoais que surgiam.
Refletindo, Amadeu foi levado a uma hipótese que considerou bastante plausível. Era que, embora fizesse parte daquelas pessoas que chegaram à maior idade, ele ainda tinha potencial para o trabalho. E, pelo fato de não ter agora oportunidade para aplicar o seu potencial na prática, ao dormir, sua mente relaxada pelo sono, criava situações para ele atuar, liberar aquela energia reprimida, encontrando saídas e soluções para problemas fictícios.  
Pensando nisso, logo que teve oportunidade, procurou acionar os contatos que ainda tinha, para ajudá-lo a empregar a sua experiência profissional, mesmo que não fosse tão bem remunerado como era antes.
Acabou por arrumar várias empresas como cliente e, em cada uma delas, pode participar e ajudar os gestores a enfrentar e a superar os problemas do seu negócio.  Curiosamente, ele que tinha passado sua vida profissional detectando, resolvendo, evitando problemas, agora estava ensinando outras pessoas a fazerem isso.
Sempre variando de empresas, problemas, e pessoas, a sua experiência foi aumentando ainda mais, e passou a servir de referência, inicialmente na sua cidade e, mais tarde, em outras também.
Resolveu então escrever, passar para o papel, a sua experiência profissional acumulada.
Independentemente do sucesso alcançado pela sua obra, ao relatar, forçou a sua memória a voltar no tempo, a reviver situações, a compreender melhor os fatos, as pessoas envolvidas, e a si mesmo.  Nossa história nem sempre é bem contada compreendida por nós mesmos, a menos que a distância criada pelo tempo passado nos faça enxergá-la, a compreendê-la, sob uma maior e desinteressada perspectiva.
Essas experiências reativadas, revalorizadas, reeditadas, passaram a preencher o seu tempo. Criaram nele um sentimento de realização que nunca havia sentido, e que lhe permitia se sentir útil, mesmo sem estar aparentemente fazendo nada de produtivo.
Realmente, sua vida, independentemente da realização material que alcançou, não havia sido inútil, improdutiva. Sentia-se motivado e entusiasmado, até para desenvolver novas competências, além das que já tinha. Sempre há o que fazer. 
Uma última reflexão o fez concluir algo que valia, tanto para ele como para os qualquer um:
“As pessoas envelhecem, da mesma forma como viveram. Os mais otimistas, assim se expressarão, e os demais, muito pelo contrário.“
Na sua vida não havia mais espaço para dúvidas, ou lamentações. O espaço fora ocupado por novos sonhos. E, como disse Victor Hugo:
   “Nada melhor do que um sonho para criar um futuro.”

(JA, Jul17)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at