Pular para o conteúdo principal

Palestina antes do nascimento de Israel

Território era habitado por milhares de pessoas nos séculos 19 e 20, e registrava o 'renascimento árabe'

 

Rua em Jerusalém entre 1911 e 1917

‘Uma terra sem povo para um povo sem uma terra’.

O slogan foi repetido à exaustão, ao longo do século 20, pelo movimento sionista, e pelos apoiadores do sionismo, para mobilizar a imigração judaica à Palestina. As fotografias do arquivo do Library of Congress Eric and Edith Matson, tiradas entre 1898 e 1946, e fornecidas ao Público pelo Palestine Photo Project, contam, no entanto, uma história diferente.

A Palestina era, nos séculos 19 e 20, antes do nascimento do Estado de Israel, em 1948, um território habitado por centenas de milhares de pessoas, e vivia, segundo a Enciclopédia Britânica, ‘um renascimento árabe’.

A localização da Palestina a tornava um local estratégico do ponto de vista comercial. A partir dos portos de Gaza e Jaffa, importações e exportações ocorriam com países dos continentes africano, europeu e asiático. Havia também ligações ferroviárias com outras zonas do Império Otomano. As imagens que compõem a galeria mostram o cotidiano da Palestina dessa época e levantam o véu sobre a história que está por detrás do nascimento do Estado de Israel.

Entre 1516 e 1917, o território da Palestina integrou o Império Otomano, que, durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, se alinhou às potências centrais do eixo que saiu derrotado do conflito.

Na sequência da vitória, dois dos países dos Aliados, França e Reino Unido, com a concordância da Rússia, assinaram um acordo secreto, em 1916, intitulado Sykes-Picot, que determinava que parte do território do Império Otomano, seria desmembrado no pós-guerra, e ficaria sob a administração francesa e britânica.

Nesse acordo, foi determinado que a Palestina, devido à presença de locais sagrados para cristãos, muçulmanos e judeus, deveria ser governada por um regime internacional. As administrações dos territórios ‘conquistados’ pelos Aliados apenas souberam das resoluções do acordo por ocasião de sua publicação, sem que tivessem tido a oportunidade de se pronunciar a favor ou contra.

Em 1917, o Reino Unido decidiu violar o acordo Sykes-Picot e, unilateralmente, por meio da Declaração de Balfour, determinar que o território da Palestina deveria ficar sob o seu comando, e tornar-se ‘o Lar Nacional para o Povo Judeu’, prometendo empregar ‘os seus melhores esforços no sentido de facilitar a realização deste fim’.

Mais uma vez, a população não foi consultada ou chegou a qualquer acordo com o Reino Unido. A Declaração de Balfour estipulava, especificamente, ‘que nada seria feito que pudesse prejudicar os direitos civis ou religiosos das comunidades não judaicas preexistentes na Palestina’, embora não se referisse a essas comunidades pelo nome, ou aludisse aos direitos políticos ou nacionais delas.

Assim, o Reino Unido tomou as rédeas do poder na Palestina, no pós-guerra, assumindo o papel de facilitador da imigração da comunidade judaica para a região, como havia prometido. Antes da chegada dos britânicos, a esmagadora maioria da população era árabe, mas já existia uma comunidade de judeus na Palestina, ainda que expressivamente minoritária, correspondendo, dependendo das fontes, entre 5% e 8% da população.

Algumas estimativas apontam para cerca de 50 mil judeus vivendo na Palestina em 1918, cerca de 10% de uma população composta por 500 mil árabes, de acordo com o site das Nações Unidas. Mas, a partir da vigência do controle britânico, a imigração judaica se intensificou. Em paralelo, em 1920, a Liga das Nações tornou oficial o governo britânico da Palestina e, no mesmo ano, os britânicos tornaram o hebraico uma das línguas oficiais da região.

Na década de 1930, o número de judeus que chegaram na Palestina aumentou significativamente –fenômeno intensificado pela perseguição e extermínio sistemático dos judeus na Europa central, nomeadamente com a chegada de Hitler ao poder da Alemanha, em 1933.

Apenas no ano de 1935 chegaram à Palestina cerca de 62 mil judeus. Nos dois anos anteriores, tinham chegado um total de 72 mil. Em 1937, de acordo com as Nações Unidas, a população judaica era de 400 mil e, dez anos depois, atingiu 625 mil. Segundo a Britânica, havia, em 1946, na Palestina, 1,2 milhão de árabes, e 678 mil judeus. Eram apenas 50 mil os judeus morando na Palestina em 1918 – o que corresponde a um crescimento de 1350% da população judaica, num período de cerca de 25 anos. À medida que chegavam, os imigrantes judeus foram construindo novos centros urbanos na Palestina.

 

A resistência à chegada de mais imigrantes judeus intensificou-se nesse período, entre a população árabe da Palestina, e, em 1933 se tornaram frequentes manifestações em oposição à imigração, e que pediam o fim do mandato britânico. As autoridades reprimiam essas manifestações violentamente.

Num dos protestos, no ano de 1935, em Jaffa, o então presidente do município de Jerusalém’ Musa Qassem al-Husseini, então com 83 anos, foi espancado pelas autoridades britânicas, e morreu em decorrência dos ferimentos, o que gerou ainda maior revolta entre a população árabe.

Essa indignação viria a dar origem à Revolta Árabe, em 1936, uma série de manifestações e greves que desembocaram em fortes ofensivas árabes e repressão britânica. Entre 1936 e 1939, a Palestina esteve em guerra civil. A Britânica refere que, na sequência desta revolta, ‘pela primeira vez, um órgão oficial britânico falou abertamente sobre a formação de um estado judaico’.

Os britânicos estabeleceram, desde o início do seu mandato, limitações para a imigração de população judaica à Palestina, temendo que a situação se tornasse incontrolável devido à forte resistência árabe. Mesmo após a tomada de poder de Adolf Hitler, na Alemanha, a administração britânica manteve essa política, conduzindo à revolta das comunidades judaicas, e dos seus braços paramilitares Haganah e Irgun, contra o governo.

‘O Haganah resistiu a atacar os britânicos enquanto combatia contra a Alemanha nazi. Mas, os seus guerrilheiros se uniram ao Irgun, e levaram a cabo vários ataques contra os britânicos’, diz trecho de texto no site do National Army Museum do Reino Unido. Em 22 de julho de 1946, o Irgun fez explodir parte do hotel King David, em Jerusalém, uma das sedes da administração britânica na Palestina, matando mais de 90 pessoas e ferindo mais de 40.

Em meados de 1940, tanto árabes como judeus se opunham, por diferentes razões, ao mandato britânico na Palestina. ‘Sionistas pressionavam para aumentar a imigração, e levavam a cabo ataques ao governo, e os estados árabes se mobilizaram em resposta’, contextualiza a Britânica.

‘A Segunda Guerra Mundial tinha tornado o Reino Unido vitorioso, mas exausto. A resolução britânica de permanecer no Oriente Médio entrava em colapso’.

Em 1947, o presidente norte-americano Harry S. Truman declarou, contra o interesse britânico, o seu apoio à ideia da criação de Israel; no ano seguinte, a ‘solução de dois estados’ seria levada a votação na recém-criada Organização das Nações Unidas.

Em 1948, o Reino Unido abandonava a Palestina. No mesmo ano, as Nações Unidas partiam o território em dois e nascia Israel. Os palestinianos se opuseram ao acordo que foi, novamente, unilateral.

 

A resistência árabe ao novo Estado israelense, em 1948, deu origem a um conflito armado, e ao ‘deslocamento e expropriação em massa’ dos palestinianos –entre 600 e 700 mil pessoas foram forçadas, sob ameaça de violência israelita, a abandonar as suas aldeias e as suas casas, e a encontrar refúgio na Cisjordânia, na Faixa de Gaza, ou em países vizinhos.

O site My Jewish Learning refere que nos três anos e meio que se seguiram à fundação de Israel, 688 mil pessoas imigraram para a região, uma média de 230 mil por ano, ‘o que se traduziu numa duplicação da população’.

A Jewish Virtual Library escreve que, em setembro de 2023, a população de Israel é de 9,8 milhões de pessoas (sendo que nem toda é judaica), dez vezes mais do que a que existia em 1948, quando o Estado foi fundado.

Em 2022, o jornal israelense Haaretz dava conta que existem, no mundo, 15,2 milhões de judeus, e que 6,9 milhões vivem em Israel.

Presentemente, Israel ocupa, à revelia da lei internacional, que lhe destinou 55% do território em 1947, mais de 20 mil quilômetros quadrados de terra (76% do território); aos palestinos cabe residir numa área de 6 mil quilômetros quadrados (24%), em Gaza, e na Cisjordânia.

Mais de 70 anos depois, Israel continua a não permitir que os refugiados regressem às suas terras, às suas casas, violando o que a ONU considera ser um direito humano fundamental. Em consequência, mais de cinco milhões de palestinos vivem, atualmente, dispersos por vários países do Oriente Médio e do mundo.

Em Israel, nos dias de hoje, ‘os palestinos continuam a ser expropriados e deslocados pelos colonatos israelitas, por despejos, confisco de terras, e demolições’, escreve a ONU.

A Palestina é, hoje, um ‘Estado Observador’, não reconhecido pela maioria dos países do Ocidente.

 

      

 

Fonte: Ana Marques Maia | FSP

 

(JA, Out23)

 

 


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at