Pular para o conteúdo principal

MASP – Sua História


1.       Chatô, o império de um jagunço

 

O paraibano Assis Chateaubriand foi o fundador dos Diários Associados, que em meados dos anos 1940 era o maior conglomerado de veículos de comunicação do Brasil.

Ele comandava um verdadeiro império midiático: 34 jornais, 36 emissoras de rádio, uma agência de notícias e uma editora.

Também se preparava para ser o pioneiro da televisão na América Latina (TV Tupi), e futuro proprietário de 18 estações.

Chateaubriand tinha o espírito empreendedor, e utilizava a influência de seu conglomerado para pressionar a elite do país a auxiliá-lo em suas iniciativas políticas, econômicas e culturais. 

2.        O nascimento do MASP 

Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand na inauguração do MASP, em 2 de Outubro de 1947. Incialmente, o museu funcionava no edifício Guilherme Guinle, sede dos Diários Associados

Nesta época, Chatô iniciou uma nova e ousada empreitada: a aquisição de obras de arte para criar um museu de nível internacional no Brasil.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, e a Europa em reconstrução, muitas coleções com obras de relevo foram postas à venda. O aumento exponencial das ofertas derrubou os preços das obras de arte em níveis inéditos!

Chateaubriand, no entanto, apesar de apreciador, era um leigo no assunto. Para garantir a seleção de peças de alto valor e com garantias de autenticidade, convidou Pietro Maria Bardi, galerista, colecionador, jornalista e crítico de arte italiano.

Durante um almoço em Copacabana, no verão de 1946, Pietro aceitou o convite para criar e dirigir um ‘Museu de Arte’ no país.

Pretendia ficar à frente do projeto por apenas um ano, mas acabou se dedicando a ele pelo resto de sua vida, tendo dirigido a instituição por quase meio século.

Mudou-se definitivamente para o Brasil com sua esposa italiana, a arquiteta Lina Bo Bardi, trazendo consigo seu acervo artístico particular, e uma vasta fototeca com imagens de obras consagradas.

O museu foi inaugurado em 2 de outubro de 1947, no Edifício Guilherme Guinle, em um prédio projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon para ser a sede dos Diários Associados. Localizava-se na Rua 7 de Abril, no centro de São Paulo. 

3.       Um dos primeiros centros policulturais do mundo 

 Lina Bo Bardi no MASP, 7 de abril de 1950, exposição de Le Corbusier

Em apenas 3 anos, o museu já contava com pinacoteca, sala de exposição didática sobre a história da arte, salas para exposições temporárias, auditórios, biblioteca, laboratório fotográfico, cursos e palestras, mostras de artistas nacionais e estrangeiros de todas as correntes, manifestações de teatro, música e cinema.

O museu era um ponto de encontro de artistas, estudantes e intelectuais em geral.

Assim, o MASP inaugurou o conceito de espaço museológico multidisciplinar, tornando-se uma das primeiras instituições do mundo a atuar com perfil de centro cultural, décadas antes da fundação do Centre Georges Pompidou, em Paris. 

Desfile com modelos de Christian Dior realizado no MASP, 7 de abril de 1950

Lina Bo Bardi coordenou a Escola de Desenho Industrial do MASP, a primeira iniciativa neste campo no Brasil. O curso utilizava os métodos pedagógicos da Bauhaus, e formou um importante contingente de designers brasileiros.

Em 1950 foi criado o IAC – Instituto de Arte Contemporânea –, englobando diversos cursos (gravura, desenho, pintura e escultura). Havia também cursos nas áreas de fotografia, ecologia e moda.


Curso de desenho industrial do IAC no MASP, 7 de abril de 1950 

Por fim, ao longo de sua história, o museu foi ponto de partida para outras instituições, como a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a escola de artes da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e a Mostra Internacional de Cinema. Os filmes da mostra eram exibidos com exclusividade no museu, em seus primeiros anos.

4.       Novo endereço - Av. Paulista 

Terreno na Av. Paulista onde antes havia o Belvedere Trianon (tradicional ponto de encontro da elite paulistana), onde, posteriormente foi construído o novo prédio do MASP

No final da década de 1950, com o crescimento do volume do acervo e com a ampliação das atividades didáticas do museu, surgiu a necessidade de mais espaço, e ambientes mais amplos, adequados às atividades ali exercidas.

Havia na Avenida Paulista um terreno antes ocupado pelo Belvedere Trianon, tradicional ponto de encontro da elite paulistana.

 


Acima o Belvedere Trianon, ponto de encontro da elite paulistana; abaixo, o túnel da Av. 9 de Julho já pronto.

O Belvedere Trianon foi projetado por Ramos de Azevedo, e demolido em 1951 para dar lugar ao pavilhão da primeira Bienal Internacional de São Paulo.


 Pavilhão da primeira Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. Avenida Paulista

O terreno foi doado à prefeitura por Joaquim Eugênio de Lima, que idealizou e construiu a Avenida Paulista. A condição era de que a vista para o centro da cidade através do vale da Avenida 9 de Julho fosse preservada.

 

Vista do Belvedere Trianon. De lá, a vista-se um panorama deslumbrante do centro da cidade e da serra da Cantareira – década de 20

A concessão do local para a construção da nova sede do MASP foi feita em troca da divulgação da campanha eleitoral de Ademar de Barros nos Diários Associados.

Eleito, Ademar manteve o acordo, dando início aos trabalhos. 

5.      Lina Boa Bardi cria o mais emblemático cartão postal de São Paulo

Quando foi construída, a nova sede do MASP contava com espelhos d’água que, em 1973, foram removidos para encurtamento das calçadas no projeto ‘Nova Paulista’.

Para cumprir a exigência de preservar a vista do terreno para o centro de São Paulo e para a Serra da Cantareira, através do vale da Avenida 9 de Julho, seria necessário um edifício subterrâneo ou um edifício suspenso.

Lina Bo Bardi optou pela soma duas soluções: um bloco subterrâneo e outro bloco elevado, suspenso a 8 metros do piso.

Sua arquitetura é simples e monumental, materializada através de um grande volume suspenso para deixar o térreo livre, passando a sensação de estruturar-se em dois grandes pórticos.


Quando foi construída, a nova sede do MASP contava com espelhos d’água que, em 1973, foram removidos para encurtamento das calçadas no projeto ‘Nova Paulista’.

O prédio do MASP é um verdadeiro monumento em plena avenida Paulista. Seu corpo parece estar apoiado sobre os pórticos que, no início, eram em concreto bruto.

A obra constituiu o maior vão livre do mundo à época de sua construção, com uma extensão total de 74m.

Essa inovação foi possível graças ao trabalho do engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, que aplicou na obra a sua própria patente de concreto protendido. 


Construção do novo edifício do
MASP na Av. Paulista - inovação ao propor um volume suspenso, que parece se sustentar em dois pórticos. 

 


Novo MASP em construção. Deste ângulo é possível visualizar o bloco subterrâneo que acompanha o desnível do terreno em direção à Av. 9 de Julho.


Durante a construção do MASP, Lina Bo Bardi posa ao lado da pintura ‘O Escolar’, de Van Gogh

6.      Rainha Elizabeth 2ª inaugura o novo MASP 

Em 7 de novembro de 1968, a Rainha Elizabeth 2ª inaugurou a nova sede do MASP. 

7.      O MASP de hoje  


MASP visto da Avenida Paulista, com seus pórticos vermelhos e seu popular ‘vão livre’

 

O edifício está suspenso a 8m de altura e o vão livre tem 74m

Uma escada ao ar livre e um elevador em aço e vidro são as circulações verticais do edifício. Em um extremo do vazio, atrai os visitantes e os convida a subir lentamente.

Clique no vídeo, link abaixo, para fazer um passeio virtual por dentro e por fora do MASP 





Fonte: Casa ao Cubo

 

(JA, Fev22)

 


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at