Pular para o conteúdo principal

Maurice



Vou falar de um gato que tive e já não tenho, mas que, a salvo da mudança, que tudo aniquila, subsiste imutável naquelas perpétuas saudades já cantadas por um poeta nosso.
Chamava-se Maurice, pois a cor de sua pelagem lembrava-me o cabelo do jovem ator que, pouco antes, protagonizara o filme de igual nome, baseado no romance de E.M. Foster; e apareceu-me, num fim de primavera, entre o mato que crescia em meu quintal. Arisco – e com excelentes razões para sê-lo, como vim a descobrir – esquivo a qualquer contato humano, da distância a que me achava pude ver-lhe a cabeça e o dorso rajado de um vívido amarelo-laranja, que brilhava entre as ervas escuras germinadas a esmo. Em lugar da cauda, um pequeno toco ensanguentado falava-me em silêncio de um acidente ainda recente.

Levei-lhe comida, a mesma que comiam minhas três gatas, deixando-a a certa distância da touceira de onde me espreitava, e logo me afastei. Ele veio e comeu.

Na tarde seguinte, mais ou menos à mesma hora, lá estava ele no mesmo lugar. Saudamo-nos com o olhar. Levei-lhe a comida e ele comeu.
Não contei as vezes em que este ritual se repetiu: dias? semanas? A pouco e pouco eu ia deixando a comida mais e mais perto de onde ele se quedava. Um dia ele veio comer ao pé de mim. Acariciei o seu dorso de leve, e ele não fugiu. Mais alguns dias e consegui pô-lo numa cestinha e levá-lo a um veterinário.

Maurice viveu conosco por seis anos. A partir do momento em que vim a merecer-lhe a confiança, ele se rendeu de todo em todo, com o rematado abandono de uma criança, com a entrega sem limites de um cachorro. Eu sei e muitos sabem, por experiência, que não somos nós que escolhemos nossos bichos: são eles que nos escolhem e que nos têm. E o Maurice me escolheu, disto dando tais mostras que, se os gatos falassem língua humana, jamais lhe ocorreria dizer-me ‘Eu sou o teu gato’, senão ‘Tu és o meu homem’. Encontrava o caminho do meu colo, nas longas tardes do Arizona, e lá se deixava ficar enquanto eu lia, certo de que lhe não haveriam de faltar as carícias a que fazia jus. E, sem nunca ter ouvido falar dos gatos de Baudelaire, mais de uma vez, retraídas as garras, veio estender-se sobre o peito do amigo reclinado.
Morreu num fim de primavera, ou começo de verão. Acometera-o uma doença degenerativa dos rins, que provocava uma sede abrasadora e insaciável. Uma das únicas fotos que dele ficaram mostra-o, no quintal de casa, debruçando-se em busca de alguma água que beber no fundo de meu regador. O veterinário ainda propôs-me fazer-lhe um transplante de rim mas, para tanto, seria necessário buscar um gato são, em algum abrigo da Humane Society, e subtrair-lhe um dos rins. Rejeitei o alvitre. Trouxe o meu Maurice de volta para casa e fiz o que pude para aliviar-lhe os últimos dias. Ao levantar-me, certa manhã ensolarada, encontrei-o morto e já rígido, na pequena cama que lhe improvisara na cozinha.

Está enterrado no quintal de minha antiga casa de Tucson. Uma camisa de seu homem serviu-lhe de mortalha.


Texto: Sérgio de Carvalho Pachá,   AMDG


(JA, Mar18)


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at