Pular para o conteúdo principal

Uma linguagem corporal confiante




Existem algumas pessoas que parecem transmitir uma confiança natural e inabalável. Elas costumam se destacar na carreira, nas relações amorosas e em qualquer situação social possível. Pode reparar.

Mas para a maioria de nós, reles mortais, nem sempre é fácil agir com uma postura confiante na frente dos outros.
A boa notícia? Todo mundo pode desenvolver a sua confiança. E um dos primeiros passos é mudar a sua linguagem corporal.
Pode parecer apenas um detalhe, mas não se engane: o efeito é tremendo.
Em primeiro lugar, com a postura correta, você transmitirá sinais que vão construir uma imagem mais positiva para os outros, trazendo vários benefícios às suas relações interpessoais.
Além disso, estudos já provaram que a linguagem corporal influencia (e muito) a ação do cérebro. Se você se porta fisicamente como um líder, o cérebro age de acordo. Loucura, né? Mas é ciência.
Então sem mais delongas, senhores, eis 9 dicas para demonstrar confiança com seus gestos:

1# Mantenha a Postura Ereta
Vamos começar pelo básico. Manter uma postura ereta, com os ombros alinhados e não curvados para a frente, é o primeiro passo para ter uma boa linguagem corporal.
Se você ficar todo torto, vai passar uma imagem desleixada e acanhada. Isso vale para quando você está em pé ou sentado também.

2# Queixo para cima e olhar para frente   
Agora que você ajeitou as costas e os ombros, é hora de cuidar da cabeça. Mantenha seu queixo para cima – sem exagerar, obviamente – em vez de deixá-lo apontando para baixo. As pessoas confiantes não ficam olhando para o chão e, sim, para frente.

3# Não cruze os braços
Esse é um gesto clássico que as pessoas fazem quando estão desconfortáveis com uma situação: cruzar os braços, que é uma posição defensiva. Evite fazer isso

4# Gesticule com as mãos  
Gesticular com as mãos vai ajudá-lo a se expressar melhor e, além disso, a passar um ar expansivo.
Uma curiosidade? Um estudo descobriu que, durante a fala, líderes carismáticos gesticulam quatro vezes mais com as mãos do que pessoas normais.

5# Sorria
Ah, o sorriso… Esse é um gesto poderoso para mostrar aos outros que você é um cara confiável, sociável e agradável. Afinal, se você é um cara confiante e de bem com a vida, por que estaria com a cara fechada?

6# Tenha um aperto de mão firme
Já fizemos um texto aqui no EL HOMBRE especificamente sobre a arte do aperto de mão. O ideal é não ser nem muito forte (a ponto de intimidar as pessoas) e  tampouco muito fraco (para você não parecer inseguro). A chave é encontrar o equilíbrio ideal de firmeza.

7# Evite gestos de inquietação
Ficar batucando com os dedos – ou balançando os pés quando está sentando, ou coçando o rosto enquanto fala, etc. – são sinais clássicos de nervosismo, ansiedade e inquietação. Mostre que você é seguro de si mesmo esses gestos


8# Faça contato visual
Fugir do contato visual é um indicador de insegurança. Mas se você exagerar, por outro lado, vai parecer um maníaco tentando intimidar as pessoas. O segredo está no meio-termo.
Especialistas sugerem olhar diretamente no olho do outro em torno de 50% do tempo da conversa.
Uma técnica que eles sugerem é imaginar um triângulo no rosto da pessoa — olho esquerdo, olho direito e boca — variando seu foco entre estes três pontos a cada alguns segundos.
Claro, é absolutamente normal dar algumas olhadas para longe durante a conversa, mas sempre com a expressão de quem está tentando lembrar de algo ou refletindo sobre o tema. Tome cuidado para não passar um ar de desinteresse.

9# Inspire-se em homens confiantes
Para finalizar as nossas dicas, uma ideia bacana é observar homens confiantes que você admira — podem ser personagens de séries/filmes como Harvey Specter, de “Suits”, ou personalidades reais como David Beckham — e reproduzir alguns de seus hábitos gestuais.

Bônus: Aposente seus maneirismos de fala
Esse item aqui não diz respeito exatamente à linguagem corporal e, sim, à falada. Mas é tão importante que decidimos colocar na matéria mesmo assim.
Maneirismos como terminar toda afirmação com ‘né?’ ou inserir várias pausas com ‘…é’ no meio das frases não condizem com a atitude de um homem confiante.


Texto: Pedro Nogueira    |   Atitude


(JA, Jan18)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at