Pular para o conteúdo principal

Ciclo do sono

Quais as fases e como funcionam

O ciclo do sono é um conjunto de fases que começam desde o momento em que a pessoa adormece, e vão progredindo e se tornando cada vez mais profundas, até o corpo entrar em sono REM.

Normalmente, o sono REM é o mais difícil de alcançar, mas é nessa fase que o corpo consegue realmente relaxar, e na qual a taxa de renovação cerebral é maior.

De forma geral, o ciclo do sono dura entre 90 e 100 minutos por ciclo, e o corpo passa por vários ciclos durante a noite. No entanto, algumas situações podem interferir no ciclo do sono e na sua duração, como sonambulismo, bruxismo, e apneia do sono, por exemplo, o que interfere diretamente na qualidade do sono. Conheça os principais distúrbios que podem afetar o ciclo do sono.

De forma geral, a maior parte das pessoas segue o seguinte padrão de fases do sono:

  1.           Sono leve de fase 1
  2.        Sono leve de fase 2
  3.       Sono profundo de fase 3
  4.       Sono leve de fase 2
  5.       Sono leve de fase 1
  6.      Sono REM

Depois de estar na fase REM, o corpo volta novamente à fase 1, e repete todas as fases, até voltar novamente à fase REM. Este ciclo vai se repetindo ao longo de toda a noite, mas o tempo em sono REM vai aumentando em cada ciclo.

Quanto tempo dura o ciclo do sono

O corpo passa por vários ciclos de sono durante uma noite, sendo que o primeiro dura cerca de 90 minutos e, depois, a duração vai aumentando, até uma média de 100 minutos por ciclo.

Um adulto geralmente tem entre 4 a 5 ciclos de sono por noite, o que acaba por fazer as 8 horas de sono necessárias.

Fases do sono

O ciclo do sono pode ser dividido em 4 fases que vão intercalando: 

1.        Sono leve (Fase 1)

Esta é uma fase de sono bastante leve, que dura aproximadamente 10 minutos. A fase 1 do sono começa no momento em que se fecha os olhos, e o corpo começa a pegar no sono. No entanto, ainda é possível acordar facilmente nesta fase, com qualquer som que ocorra no quarto, por exemplo.

Algumas características desta fase incluem:

  •     °   Não perceber que já está dormindo;
  •     A respiração vai se tornando mais lenta;
  •     É possível ter a sensação de que está caindo.

Durante esta fase, os músculos ainda não estão relaxados e, por isso, a pessoa ainda se movimenta na cama, e pode até abrir os olhos enquanto tenta adormecer. 

2.   Sono leve (Fase 2)

A fase 2 é a fase a que quase todo o mundo se refere quando fala que tem um sono leve. É uma fase na qual o corpo já se encontra relaxado e dormindo, mas a mente está atenta e que, por isso, a pessoa ainda consegue acordar facilmente com alguém se mexendo dentro do quarto, ou com um barulho na casa.

Esta fase dura cerca de 20 minutos e, em muitas pessoas, é a fase na qual o corpo passa mais tempo ao longo de todos os ciclos de sono. 

3.     Sono profundo (Fase 3)

Esta é a fase do sono profundo, na qual os músculos relaxam completamente, o corpo fica menos sensível a estímulos externos, como movimentos ou barulhos. Nesta fase a mente está desligada e, por isso, também não existem sonhos. No entanto, esta fase é muito importante para a reparação corporal, pois o corpo vai tentando se recuperar de pequenas lesões que foram surgindo durante o dia. 

4.    Sono REM (Fase 4)

O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos, e que, normalmente, começa 90 minutos depois de adormecer. Nesta fase, os olhos se movimentam muito rapidamente, o batimento cardíaco aumenta, e os sonhos aparecem.

Atingir o estágio do sono REM é importante para fixar as memórias, processar as experiências e o conhecimentos adquiridos durante o dia. Além disso, o sono REM garante uma boa noite de descanso e equilíbrio geral do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração, e problemas mentais e psicológicos, como ansiedade e depressão.

É também nesta fase que pode surgir um distúrbio do sono conhecido como sonambulismo, no qual a pessoa pode até se levantar e andar pela casa, sem nunca acordar.

A fase REM vai sendo mais demorada a cada ciclo do sono, podendo chegar até aos 20 ou 30 minutos de duração.

 


Fonte: Drª. Clarisse Bezerra | Grupo Rede Dor

 

(JA, Set24)



Postagens mais visitadas deste blog

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Es...

Petit, o Menino do Rio

  Petit, na verdade José Artur Machado foi o surfista talentoso de espírito livre que nunca cresceu. Com seus 1,80 de altura, loiro de pele bronzeada e olhos verdes,  tornou-se muito conhecido pelos frequentadores da praia do Pier e Ipanema. Principalmente pelas jovens, que o apelidaram de Mel. Seu jeito de viver a vida livremente inspirou Caetano que depois de horas de conversa com Petit escreveu a música eternizada na voz de Baby. Petit representou como ninguém a geração saúde, termo que aliás não existia. Praticante de jiu-jitsu, cuidadoso com seu corpo, surfista e modelo free lancer.   O triste fim de Petit Apesar de ter sido personagem de uma música tão famosa ele não mudou seu comportamento. Levava a vida com naturalidade. Por algum motivo começou a usar drogas, talvez pelas influências ou por própria escolha. Isso quebraria um pouco de seu encanto sobre os frequentadores das praias cariocas? Não podemos afirmar. Mas um trágico acidente de moto oc...

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das seque...