Pular para o conteúdo principal

Professor Dr. Claude Machline



Bem-humorado, foi um dos fundadores de escola de administração em SP


Claude Machline nasceu no Rio de Janeiro em 1922 e passou a maior parte da infância em Paris


Claude Machline comemora aniversário, dezembro de 2018

Um professor bem-humorado, inspirador e humilde. Esses foram alguns dos adjetivos usados por ex-alunos e colegas para descrever o engenheiro Claude Machline, um dos fundadores da Escola de Administração de Empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Nascido no Rio de Janeiro em 1922, passou a maior parte da infância em Paris. A mãe era francesa e o pai, ucraniano. Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a família retornou para o Brasil.

Autodidata, aprendeu português na viagem de navio para a América, lendo livros. Já sabia alemão, por causa de uma babá, e francês. Mais tarde, aprendeu a falar inglês.

Formou-se engenheiro químico pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e fez mestrado e doutorado nas universidades americanas Michigan State e Stanford.

O senso de humor era sua marca registrada. Era tão brincalhão que incentivou a única filha, Vera Cecília, a se dedicar a estudos sobre o riso —formada em letras, desenvolveu trabalhos sobre teoria do humor. Ele dizia que o riso era ‘um dos assuntos mais complexos que existem’.

Era espontâneo, mas metódico, e um ótimo detector de erros, diz a filha. Fazia questão de corrigir cada vírgula e acento errado em trabalhos de alunos. Também era rigoroso com horários.

Adorava cinema, literatura francesa, álcool gel, mostarda e arroz doce. Viajava sempre que podia com a filha. Conheceram Turquia, Grécia, Itália, Áustria, EUA.

Eu era aluno dele na FGV. Na época trabalhava como analista organizacional administrativo numa multinacional alemã, e tinha a pretensão de implantar na área de produção da fábrica algumas das técnicas que tive oportunidade de aprender e a desenvolver na área administrativa. Ele ouviu minhas ideias e, humilde e simpaticamente, se interessou. Organizei uma visita dele à fábrica.  Visitamos a linha de produção, almoxarifados, etc. Ele quis saber de tudo um pouco – os sistemas, processos, controles, etc. Em seguida, participou de um almoço comigo e o diretor da minha área.

Infelizmente, independentemente da assessoria muito gentil  e útil do Professor Machline, meu projeto não foi para frente porque, na mesma época, chegou da Alemanha uma pessoa vinculada à área de produção, com um  projeto semelhante ao que eu propunha, funcional - já testado na matriz, e, naturalmente, foi o que foi considerado, implantado.

Anos mais tarde, o reencontrei e ele se lembrou da passagem. Simpaticamente agradeceu muito a oportunidade que teve então de  conhecer mais de perto o funcionamento produtivo de uma grande multinacional.

Já nos últimos dias de vida brincava que tinha uma doença intratável: a velhice. Morreu em 27 de fevereiro, aos 96 anos, em São Paulo, vítima de uma falência cardíaca. Foi enterrado com o seu relógio de estimação.


No vídeo-  login abaixo - Prof. Dr. Claude Machline fala sobre a sua carreira na área de produção e operações. (Out12)









Fonte:  FGV EAESP Pesquisa  |   Júlia Zaremba, FSP 



(JA, Abr19)



Postagens mais visitadas deste blog

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Es...

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das seque...

Sequence - Como Jogar

Sequence é um jogo de tabuleiro de estratégia que é relativamente simples de aprender, e pode ser entendido e aproveitado por qualquer um acima de 6 anos. Antes de jogar, você terá que organizar o jogo dividindo os jogadores em times e dando as fichas e cartas certas para todos. Coloque fichas no tabuleiro, cada um na sua vez, até que seu time tenha completado as sequências necessárias para vencer o jogo. Informe-se sobre as diferentes regras que são próprias do jogo antes de começar a jogar e divirta-se! Parte 1 Organizando o jogo 1 - Escolha um número de jogadores e divida em times Você pode jogar Sequence com 2 a 12 pessoas. Caso tenha mais de 3 pessoas jogando, vocês terão que se dividir em dois ou três times iguais. Se tiver 4 pessoas jogando, dividam-se em duas duplas; Caso tenha 9 jogadores, dividam-se em três trios; Se tiver 12 pessoas jogando, vocês podem dividir-se em dois times de 6 ou três times de 4. 2 - ...