Pular para o conteúdo principal

Professor Dr. Claude Machline



Bem-humorado, foi um dos fundadores de escola de administração em SP


Claude Machline nasceu no Rio de Janeiro em 1922 e passou a maior parte da infância em Paris


Claude Machline comemora aniversário, dezembro de 2018

Um professor bem-humorado, inspirador e humilde. Esses foram alguns dos adjetivos usados por ex-alunos e colegas para descrever o engenheiro Claude Machline, um dos fundadores da Escola de Administração de Empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Nascido no Rio de Janeiro em 1922, passou a maior parte da infância em Paris. A mãe era francesa e o pai, ucraniano. Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a família retornou para o Brasil.

Autodidata, aprendeu português na viagem de navio para a América, lendo livros. Já sabia alemão, por causa de uma babá, e francês. Mais tarde, aprendeu a falar inglês.

Formou-se engenheiro químico pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e fez mestrado e doutorado nas universidades americanas Michigan State e Stanford.

O senso de humor era sua marca registrada. Era tão brincalhão que incentivou a única filha, Vera Cecília, a se dedicar a estudos sobre o riso —formada em letras, desenvolveu trabalhos sobre teoria do humor. Ele dizia que o riso era ‘um dos assuntos mais complexos que existem’.

Era espontâneo, mas metódico, e um ótimo detector de erros, diz a filha. Fazia questão de corrigir cada vírgula e acento errado em trabalhos de alunos. Também era rigoroso com horários.

Adorava cinema, literatura francesa, álcool gel, mostarda e arroz doce. Viajava sempre que podia com a filha. Conheceram Turquia, Grécia, Itália, Áustria, EUA.

Eu era aluno dele na FGV. Na época trabalhava como analista organizacional administrativo numa multinacional alemã, e tinha a pretensão de implantar na área de produção da fábrica algumas das técnicas que tive oportunidade de aprender e a desenvolver na área administrativa. Ele ouviu minhas ideias e, humilde e simpaticamente, se interessou. Organizei uma visita dele à fábrica.  Visitamos a linha de produção, almoxarifados, etc. Ele quis saber de tudo um pouco – os sistemas, processos, controles, etc. Em seguida, participou de um almoço comigo e o diretor da minha área.

Infelizmente, independentemente da assessoria muito gentil  e útil do Professor Machline, meu projeto não foi para frente porque, na mesma época, chegou da Alemanha uma pessoa vinculada à área de produção, com um  projeto semelhante ao que eu propunha, funcional - já testado na matriz, e, naturalmente, foi o que foi considerado, implantado.

Anos mais tarde, o reencontrei e ele se lembrou da passagem. Simpaticamente agradeceu muito a oportunidade que teve então de  conhecer mais de perto o funcionamento produtivo de uma grande multinacional.

Já nos últimos dias de vida brincava que tinha uma doença intratável: a velhice. Morreu em 27 de fevereiro, aos 96 anos, em São Paulo, vítima de uma falência cardíaca. Foi enterrado com o seu relógio de estimação.


No vídeo-  login abaixo - Prof. Dr. Claude Machline fala sobre a sua carreira na área de produção e operações. (Out12)









Fonte:  FGV EAESP Pesquisa  |   Júlia Zaremba, FSP 



(JA, Abr19)



Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at