Pular para o conteúdo principal

‘Jingle Bells’ não celebra o nascimento de Jesus






‘Jingle Bells’ foi o nome pelo qual ficou conhecida a música ‘One Horse Open Sleigh’, composta por James Lord Pierpont, 1822–1893, norte-americano de Boston, para comemorar o Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day. O feriado – também popularmente conhecido como ‘dia do peru’- é celebrado na última quinta-feira de novembro principalmente nos Estados Unidos, Canadá e nas ilhas do Caribe. Então, quem pensa que os ‘sinos tocam’ em homenagem ao nascimento de Jesus em 25 de dezembro, engana-se quanto à origem da música entoada generosamente no período do Natal.
A responsabilidade do suposto equívoco em plagas brasileiras pode ser atribuída ao carioca  Evaldo Rui Barbosa, 1913-1954, autor da versão com letra em português, compositor e irmão de Haroldo Barbosa, 1915-1979, jornalista, humorista e, claro, também compositor. Juntos compuseram, entre outras músicas, o samba ‘Nega Maluca’,1950, cuja letra foi inspirada em cena presenciada por Rui Barbosa num boteco do Rio.
Evaldo Rui Barbosa, que teve um ‘affair’ com a cantora Elisete Cardoso, 1920 – 1990, escreveu sua versão para ‘Jingle Bells’ – batizada como ‘Sinos de Belém’-, adaptando-a ao tema do nascimento de Jesus. A versão  brasileira foi gravada pela primeira vez pelo campineiro João Dias, 1927 – 1996, num disco de 78rpm, pela Odeon, em 4 de outubro de 1941. Na versão original, a letra ‘profana’ relata um passeio de trenó puxado a cavalo, com direito a tombo e muita neve.
Em suma, quando você escutar ‘Jingle Bells’, saiba que ela foi designada a outra data e que, no Brasil, tornou-se uma das mais conhecidas músicas natalinas a partir da adaptação de um compositor brasileiro de valioso talento. Rui Barbosa podia estar, como se dizia outrora, mais por fora que dedão em sandália de franciscano. Ou, quem sabe, estava mesmo era superligado na oportunidade que a canção poderia lhe proporcionar.
Leia, a seguir as letras de ‘Jingle Bells’ e de ‘Sino de Belém’, música gravada através de décadas, por inúmeros artistas brasileiros, entre eles Michel Teló, com participação de Wesley Safadão.

‘Jingle Bells’, de James Lord Pierpont
Dashing through the snow
In a one-horse open sleigh
O’er the fields we go
Laughing all the way
Bells on bobtail ring
Making spirits bright
What fun it is to laugh and sing
A sleighing song tonight

(refrão)
Jingle bells, jingle bells
Jingle all the way
Oh! What fun it is to ride
In a one-horse open sleigh

A day or two ago
I thought I’d take a ride
And soon, Miss Fanny Bright
Was seated by my side,
The horse was lean and lank
Misfortune seemed his lot
He got into a drifted bank
And then we got upsot

(refrão)

A day or two ago
The story I must tell
I went out on the snow
And on my back I fell
A gent was riding by
In a one-horse open sleigh
He laughed as there I sprawling lie
But quickly drove away

(refrão)

Now the ground is white
Go it while you’re young
Take the girls tonight
and sing this sleighing song
Just get a bobtailed bay
Two forty as for his speed
And hitch him to an open sleigh
And crack! You’ll take the lead


‘Sinos de Belém’, de Evaldo Rui Barbosa
Toca o sino, pequenino,
sino de Belém
Já nasceu o Deus Menino,
para nosso bem.

Venham pastorinhos
Venham a Belém
Vamos ver Maria
E Jesus também.

Vamos minha gente,
vamos a Belém
Pois já veio ao mundo
Jesus, nosso bem.

(refrão)
Toca o sino, pequenino,
sino de Belém
Já nasceu o Deus Menino,
para nosso bem.

Eu ouvi tocar o sino
Eu ouvi chamar por mim
Sendo eu tão pequenino
Quem me chamará assim?

Hoje a noite é bela
Oração final:
A todos desejamos
Um feliz Natal!


Fonte: Carlos Bozzo Junior   |   FSP

(JA, Dez18)



Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at