Pular para o conteúdo principal

Caneta esferográfica. Como surgiu, como mudou a caligrafia


Instrumento que substituiu a caneta tinteiro se difundiu a partir da década de 1940, introduziu maior praticidade e um novo estilo de escrita

Instrumento que substitui a caneta tinteiro se difundiu na década de 1940, mas a primeira patente data do fim do século 19

Se hoje muitos podem prescindir dela, fazendo suas anotações cotidianas no celular ou em outros dispositivos eletrônicos, a caneta esferográfica representou uma pequena revolução tecnológica quando se tornou mais difundida, em meados do século 20.
Até então, o instrumento titular de escrita era a caneta tinteiro, que precisava ser alimentada constantemente pelo conteúdo de um frasco de tinta, e requeria extremo cuidado para não produzir borrões na folha de papel.
Além da praticidade, a caneta esferográfica introduziu uma mudança na própria maneira de escrever – relacionada à espessura da tinta, mais grossa em relação à caneta tinteiro, e à firmeza na mão necessária para escrever com ela. 
A invenção
A criação da caneta esferográfica normalmente é creditada ao jornalista húngaro László Bíró. Antes dele, porém, o princípio da caneta esferográfica já havia sido patenteado por John Loud em 1888.
Loud era um americano que trabalhava em um curtume, e a invenção teria surgido com o propósito de marcar peças de couro, não chegando a ser explorada comercialmente.
Nas décadas que se seguiram, muitas outras patentes de canetas esferográficas de diferentes tipos foram registradas, sem tampouco chegarem a ser comercializadas.
Sua concepção mecânica funcionava, mas a tinta usada ainda era fina, como é necessário que seja para fazer fluir a escrita com a caneta tinteiro. Na caneta esferográfica, porém, a tinta fina embutida na carga da caneta acabava vazando, sujando bolsos e manchando papéis.
Com a colaboração de seu irmão, o químico György Biró, László realizou a mudança essencial para que o novo objeto fosse incorporado.
Fizeram experimentos com tintas mais grossas e de secagem rápida. Com o tempo, conseguiram chegar em uma combinação de tinta e design da ponta, e da esfera que impedia que a caneta vazasse (em grande quantidade).
A primeira patente da caneta de Biró data de 1938. Logo depois, porém, ele precisou fugir da perseguição nazista que tomou conta da Europa, e entrou com um novo pedido de patente em 1943, na Argentina, onde se estabeleceu.
No mesmo ano, a Força Aérea Britânica buscava um modelo de caneta que suportasse altitudes e pudesse ser levado nos aviões de combate sem vazamentos, e comprou 30 mil das canetas de Biró.
Em 1945, elas começaram a ser vendidas em Buenos Aires e logo depois se espalharam pelo mundo, tendo sua patente vendida para empresas europeias e americanas.
Marcel Bich, que comprou os direitos de patente da esferográfica na França, foi criador do design responsável por barateá-la: quando chegou ao mercado em meados da década de 1940, uma esferográfica custava o equivalente hoje a cerca de US$ 100. Na década seguinte, seu preço já estava na casa dos centavos de dólar nos Estados Unidos.
O impacto na cursiva
Em um artigo para a revista The Atlantic, o professor Josh Giesbrecht discute como a passagem da tinteiro para a esferográfica modificou a caligrafia. Segundo ele, a tinta mais grossa alterou a experiência física de escrever, e não necessariamente para melhor.
Escrever com tinteiro exige ter a mão leve e remover a ponta da caneta do papel nos intervalos entre palavras e frases, já que o mero contato com a superfície produzia uma gota de tinta.
Além disso, a tinteiro produzia uma caligrafia fluida, de letras conectadas, como a que é difundida pelo método Palmer, popular entre o final do século 19 e início do 20.
A mão que escreve com a esferográfica, por outro lado, necessita ser mais firme e tesa, capaz de fazer uma pressão maior no papel para que a tinta saia, em vez de apenas tocá-lo. Essa posição produz um resultado distinto, que, segundo Giesbrecht, favorece a letra de forma, não a cursiva.

Fonte:  Juliana Domingos de Lima   |   =Nexus

(JA, Dez18)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at