Pular para o conteúdo principal

Acabando com a Insônia


Consiga dormir como um anjo

A insônia, considerada já uma epidemia da sociedade contemporânea, atinge milhões de pessoas mundialmente. O fato de muitos terem como prioridade o trabalho, arrastando para casa, e principalmente para o travesseiro, ansiedades e preocupações, não permite que o nosso sono seja restaurador para todo o organismo.

Para combater esta carência, os comprimidos para dormir abundam no mercado farmacêutico, apresentando-se como a solução mais simples, mas também mais dispendiosa e com várias contraindicações.

Uma solução natural são os exercícios, baseados em posturas de yoga, que vão ajudar a dormir bem.

Posições - Exercícios

Estas posições vão ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático, responsável pelas ações de desacelerar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão arterial e adrenalina. Ou seja, vão provocar relaxamento e descontração.

1. Balasana – Postura da Criança

A intenção desse movimento é fazer o bumbum encostar nos calcanhares, para conseguir relaxar. Se você não conseguir fazer isso, dobre um cobertor de modo a encaixa-lo nesse espaço. Estique os braços para frente ou deixe como mostra o desenho. Fique o mais confortável possível e respire fundo. Atenção, se você sofre de dores nos joelhos, não faça esse exercício.

2. Supta Baddha Konasana – Postura da Deusa Reclinada


Também conhecida como posição borboleta, é super simples de fazer. Deite-se de costas, junte as solas dos pés e deixe os joelhos caírem para o lado. Assim como no exercício anterior, utilize um cobertor para apoiar os joelhos caso não consiga encostá-los no chão. Respire fundo e relaxe.

3. Apanasana – Joelhos no peito


Deite-se de costas e abrace as pernas. Faça movimentos leves de um lado para o outro. Deixe o corpo bastante relaxado e tente segurar as pernas o mais próximo que você conseguir das canelas. Respire fundo.

4. Supta Matsyendrasana – Torção deitada

Deite-se de costas e dobre os joelhos, deixando-os cair para o lado. Estique os braços no chão e vire a cabeça para o lado oposto dos joelhos. Respire fundo e vire os joelhos e a cabeça para o outro lado, respirando fundo novamente.

5. Matsyasana – Postura do Peixe


Deitado de costas, apoie-se nos cotovelos e coloque as mãos (viradas com a palma para baixo) em baixo do bumbum. Deixe sua cabeça cair para trás e respire fundo.

6. Kapotasana – Postura do Pombo


Esse exercício é um pouco mais avançado, mas com prática você consegue! Sente-se com as pernas cruzadas, apoie as palmas das mãos no chão na frente do seu corpo e transfira o peso para as mãos. Estique uma das pernas para trás, deixando o peito do pé em contato com o chão. Respire fundo e deixe seu corpo alongar. Repita o exercício com a outra perna.

7. Meditação


Use um cobertor dobrado para apoiar o bumbum. Sente-se na beira do cobertor e cruze as pernas. Alongue a coluna para cima e deixe os ombros relaxados. Respire fundo e tente esvaziar a mente.

8. Paschimottanasana – Alongado para frente


Sente-se com as pernas esticadas para frente. Alongue a coluna e depois estique os braços para frente, tentando alcançar os pés. Respire fundo e relaxe.

9. Parivrtta Sukhasana – Torção sentada


Sente-se e cruze as pernas. Apoie a sua mão direita no joelho esquerdo e a mão esquerda atrás do quadril. Gire o tronco para a esquerda e mantenha sempre a coluna reta. Respire fundo e faça o movimento contrário (mão esquerda no joelho direito).



10. Viparita Karani – Postura com as pernas na parede


Deite-se de costas e apoie as pernas na parede. Deixe os braços apoiados ao lado do corpo e relaxe. Respire fundo.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E, para obter os resultados mencionados, também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.





Texto:  Dicas On Line





(JA, Fev18)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Por que Jesus dobrou o lenço?

‘E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte’.(João 20:7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe? João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara. Disse ela: ‘Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram’. Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá,