Pular para o conteúdo principal

Acabando com a Insônia


Consiga dormir como um anjo

A insônia, considerada já uma epidemia da sociedade contemporânea, atinge milhões de pessoas mundialmente. O fato de muitos terem como prioridade o trabalho, arrastando para casa, e principalmente para o travesseiro, ansiedades e preocupações, não permite que o nosso sono seja restaurador para todo o organismo.

Para combater esta carência, os comprimidos para dormir abundam no mercado farmacêutico, apresentando-se como a solução mais simples, mas também mais dispendiosa e com várias contraindicações.

Uma solução natural são os exercícios, baseados em posturas de yoga, que vão ajudar a dormir bem.

Posições - Exercícios

Estas posições vão ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático, responsável pelas ações de desacelerar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão arterial e adrenalina. Ou seja, vão provocar relaxamento e descontração.

1. Balasana – Postura da Criança

A intenção desse movimento é fazer o bumbum encostar nos calcanhares, para conseguir relaxar. Se você não conseguir fazer isso, dobre um cobertor de modo a encaixa-lo nesse espaço. Estique os braços para frente ou deixe como mostra o desenho. Fique o mais confortável possível e respire fundo. Atenção, se você sofre de dores nos joelhos, não faça esse exercício.

2. Supta Baddha Konasana – Postura da Deusa Reclinada


Também conhecida como posição borboleta, é super simples de fazer. Deite-se de costas, junte as solas dos pés e deixe os joelhos caírem para o lado. Assim como no exercício anterior, utilize um cobertor para apoiar os joelhos caso não consiga encostá-los no chão. Respire fundo e relaxe.

3. Apanasana – Joelhos no peito


Deite-se de costas e abrace as pernas. Faça movimentos leves de um lado para o outro. Deixe o corpo bastante relaxado e tente segurar as pernas o mais próximo que você conseguir das canelas. Respire fundo.

4. Supta Matsyendrasana – Torção deitada

Deite-se de costas e dobre os joelhos, deixando-os cair para o lado. Estique os braços no chão e vire a cabeça para o lado oposto dos joelhos. Respire fundo e vire os joelhos e a cabeça para o outro lado, respirando fundo novamente.

5. Matsyasana – Postura do Peixe


Deitado de costas, apoie-se nos cotovelos e coloque as mãos (viradas com a palma para baixo) em baixo do bumbum. Deixe sua cabeça cair para trás e respire fundo.

6. Kapotasana – Postura do Pombo


Esse exercício é um pouco mais avançado, mas com prática você consegue! Sente-se com as pernas cruzadas, apoie as palmas das mãos no chão na frente do seu corpo e transfira o peso para as mãos. Estique uma das pernas para trás, deixando o peito do pé em contato com o chão. Respire fundo e deixe seu corpo alongar. Repita o exercício com a outra perna.

7. Meditação


Use um cobertor dobrado para apoiar o bumbum. Sente-se na beira do cobertor e cruze as pernas. Alongue a coluna para cima e deixe os ombros relaxados. Respire fundo e tente esvaziar a mente.

8. Paschimottanasana – Alongado para frente


Sente-se com as pernas esticadas para frente. Alongue a coluna e depois estique os braços para frente, tentando alcançar os pés. Respire fundo e relaxe.

9. Parivrtta Sukhasana – Torção sentada


Sente-se e cruze as pernas. Apoie a sua mão direita no joelho esquerdo e a mão esquerda atrás do quadril. Gire o tronco para a esquerda e mantenha sempre a coluna reta. Respire fundo e faça o movimento contrário (mão esquerda no joelho direito).



10. Viparita Karani – Postura com as pernas na parede


Deite-se de costas e apoie as pernas na parede. Deixe os braços apoiados ao lado do corpo e relaxe. Respire fundo.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E, para obter os resultados mencionados, também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.





Texto:  Dicas On Line





(JA, Fev18)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at