Pular para o conteúdo principal

Pintando a Vida


Vincent  nasceu em 1853 em numa pequena cidade holandesa, Zundert. E, embora fosse filho de um pastor calvinista, foi sempre uma criança rebelde, insociável.   Aos 16 anos seus pais o colocam num colégio interno para ver se a mudança de ambiente, de pessoas, o ajudaria a melhorar seu comportamento. Entretanto, isto também não deu certo. Logo ele abandona o Colégio e vai trabalhar com o tio que havia aberto uma sucursal de uma grande galeria que comercializava obras de arte e livros, em Haia.  Depois de três anos é enviado para Bruxelas como representante da Galeria, onde passa dois anos. Depois vai para Londres, sempre a serviço da Galeria.
Em 1875, com 23 anos, anos, consegue ser transferido para a sede da Galeria, em Paris. Um ano depois (1876), após se indispor com os clientes, é demitido. Então, vai para a Inglaterra, onde já havia trabalhado, e lá começa dar aulas em escolas primárias de pequenas cidades.  Nesse mesmo ano, em dezembro, vai visitar sua família em Etten-Leur, na Holanda. Mas suas relações familiares continuam difíceis; a única pessoa que o compreende é Theo, seu irmão mais novo.
Vincent torna-se depressivo e sofre seguidas crises nervosas; passa longos períodos de solidão. Em 1879, aos 26 anos,  anos consegue emprego em uma livraria em Dordrech, na Holanda. E, na sequência, decide seguir a carreira do pai:  Ingressa no Seminário Teológico. Entretanto, é reprovado por falta de base, e ingressa na Escola Evangélica. Consegue então o lugar de pregador missionário nas minas de carvão de Borinage, na Bélgica. No mesmo ano  é demitido, pois prega pouco, e preocupa-se demasiadamente com os doentes e as crianças.
Em 1880, com 27 anos, vai para Bruxelas e, com o dinheiro que o irmão lhe manda, estuda anatomia e perspectiva. Passa os dias desenhando. Um ano mais tarde muda-se para Haia , onde é acolhido por um conhecido pintor local, Mauve. Pinta aquarelas, onde aparecem marinheiros, pescadores, camponeses. Oportunamente, escreve para o irmão: “Eu não quero pintar quadros, eu quero pintar a vida”. Aos 28 anos pinta seu primeiro quadro a óleo. No ano seguinte volta para casa dos pais, onde passa os dias lendo e pintando.
Seu pai morre repentinamente quando ele tinha 32 anos. Nesse mesmo ano pinta “Os Comedores de Batata”, em um ambiente sombrio e tons escuros. 


.




Em novembro viaja para  Antuérpia, onde em janeiro de 1886 inicia estudos na Academia local. Em fevereiro é acolhido pelo seu irmão Theo, em Paris, que agora dirige a Galeria Goupil. Nessa época pinta “Pai Tanguy” (1887)







 Encontra-se com Pissarro, Degas, Gauguin, Seurat. Em dois anos pinta 200 quadros, entre eles, o “Auto Retrato” (1887).
                                                                                                                                



Vincent  encontra-se agora com a saúde precária, e segue os conselhos de Toulouse-Lautrec - vai para o campo. Em fevereiro está em Arles, pintando ao ar livre. Pinta mais de 100 quadros, entre eles, “Os Girassóis” (1888) e “Armand” (1888).


Convida Gauguin para trabalharem juntos. Vincent então tem crises de humor. Há rumores de que sua amante teria se envolvido com Gauguin e, ao confirmar, discute e agride o amigo com uma navalha. Arrependido corta um pedaço de sua orelha e a manda num envelope para a mulher que motivou a briga. É recolhido para o hospital. Depois, vai para casa e pinta o “Auto Retrato com a Orelha Cortada” (1888).




Em maio de 1889, ele mesmo pede ao irmão que o interne. Vai para o Hospital de Saint-Rémy e transforma seu quarto em um ateliê. Fez mais de duzentos novos quadros, centenas de desenhos, e todos transmitem a sua luta interior. Theo é chamado, mas não pode visitar o irmão, pois sua mulher espera o primeiro filho. Pede a Signac, um amigo pintor, que vá visitá-lo. Signac sai impressionado com a suas pinturas. Isso o o estimula a levar seus amigos pintores à casa de Theo, para conhecerem alguns quadros de Vincent. Todos fazem comentários favoráveis e, em decorrênca, o  jornal Mercúrio de França acaba também fazendo elogios ao pintor. Uma exposição na Galeria de Bruxelas é organizada para comercialização dos seus quadros. Porém, apenas um quadro é vendido: “A Vinha Vermelha”, que acabou sendo a única obra vendida durante a vida do pintor.


Vincent deixa Sant-Rémy em maio de 1890. Vai para Auvers, na França,  sob os cuidados do Dr. Gachet que o examina e diz que a situação é grave. Pinta mais de 200 desenhos e mais de 40 quadros. Entre eles se destacam: “Os Ciprestes”, “Trigal com Corvos”, e “Retrato do Dr. Gachet”.





No dia 27 de julho de 1890 Vincent sai para o campo de trigo com um revolver na mão e, no meio do campo, dá um tiro no peito. É socorrido, entretanto, não resiste. Dois dias depois vem a falecer.
No dia de sua morte, no sótão da Galeria Goupil, em Paris, 700 quadros amontoavam-se sem comprador. A fama só veio após sua morte. Grande parte de sua historia está descrita nas 750 cartas que escreveu para seu irmão Theo, o que evidencia a forte ligação entre os dois.

As emoções e sentimentos contraditórios da vida atribulada de Vincent Van Gogh (1853-1890), até hoje sensibilizam a quem tem oportunidade de ter contato com a sua obra, imagens e cores. Um talento não reconhecido durante a curta vida, é hoje, mais de um século depois de sua morte, considerado no mundo inteiro como sendo um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista.

(JA, Jun15)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at