Pular para o conteúdo principal

Hashtag, a famosa expressão da internet

 

Se você é um usuário das redes sociais que estão bombando no momento, com certeza já viu as famosas hashtags. Você, provavelmente, já deve até mesmo ter usado hashtags em alguma postagem em suas redes sociais!

Para aqueles que não são muito familiarizados com redes sociais, hashtags são representadas pelo sinal popularmente conhecido como ‘jogo da velha’ (#), e uma ou duas palavras sobre a foto ou postagem que as acompanha. Por exemplo: #love, para quando você postar aquela foto ao lado de quem você ama.

Mas você já parou para pensar no real significado da ‘hashtag’? E o motivo de o uso desse símbolo ter crescido tanto nos últimos tempos?

Como muitas coisas em nosso dia a dia, as hashtags se tornaram algo automático, algo que não recebe uma grande porcentagem da nossa atenção. Vemos alguém utilizando as hashtags em alguma rede social, seguimos o exemplo e, assim, dessa forma automática, simplesmente começamos a usá-las também.

Calma! Esse pensamento automático acaba aqui e agora!

Origens de ‘hashtag’

O símbolo chamado aqui no Brasil de 'cerquilha' ou 'jogo da velha', recebe diferentes nomes quando usado em países falantes de inglês: 'pound sign' (sinal de libra), 'number sign' (sinal numérico), 'hash' (cerquilha), etc.

Antigamente, o símbolo era utilizado no universo matemático, em sistemas numéricos, e em linguagens específicas ligadas à computação; porém, com o constante uso e desenfreado crescimento das redes sociais, o símbolo assumiu mais um nome: hashtag.

As hashtags são usadas na busca de assuntos específicos, categorizando conteúdos encontrados na internet e nas redes sociais. Elas tiveram início no Twitter, sendo utilizadas para descobrir o que as pessoas estavam publicando sobre determinado assunto. Ou seja, se uma pessoa quer ler algo sobre entretenimento, ela pode digitar na caixa de pesquisas de suas redes sociais ou em ferramentas de busca '#entretenimento' ou '#entertainment', caso queira ter acesso a conteúdos produzidos na língua inglesa. Muitos eventos de grande porte reúnem conteúdo através de hashtag, como o #Oscar e a #CopadoMundo. Todas as postagens com essa classificação, e que usam as mesmas hashtags, aparecerão nos resultados de busca. Legal e prático, não é?!

Quando olhamos para uma das palavras que compõe 'hashtag' isoladamente — ‘hash’ e 'tag' — e seu significado em inglês, conseguimos entender ainda melhor o porquê de sua aderência em redes sociais ser tão frequente.

Significado de hashtag

O significado de ‘hash’ está diretamente relacionado ao seu símbolo, que parece uma cerca – o significado literal da palavra! Entretanto, a palavra ‘tag’ é muito importante para a composição da 'hashtag'.

Analisada individualmente, 'tag' recebe o significado de um pedaço de determinado material que é anexado a outro objeto, e que contém informações adicionais sobre ele.

Podemos pensar, por exemplo, em peças de roupa em algumas lojas. Todas as peças têm etiquetas anexadas a elas, as quais trazem informações como preços. Podemos chamar essas etiquetas de 'price TAGS', pois são pedaços de papel que trazem uma informação extra às roupas.

Então, hashtags não são nada além de informações extras sobre postagens, precedidas por #, que cria uma distinção entre outros textos convencionais.

Basicamente, ‘hashtag’ faz sentido literal para os falantes de inglês, e ainda facilita a navegação dos usuários. 

 

Fonte: CNA

(JA, Jun21)

 



Postagens mais visitadas deste blog

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Es...

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das seque...

Sequence - Como Jogar

Sequence é um jogo de tabuleiro de estratégia que é relativamente simples de aprender, e pode ser entendido e aproveitado por qualquer um acima de 6 anos. Antes de jogar, você terá que organizar o jogo dividindo os jogadores em times e dando as fichas e cartas certas para todos. Coloque fichas no tabuleiro, cada um na sua vez, até que seu time tenha completado as sequências necessárias para vencer o jogo. Informe-se sobre as diferentes regras que são próprias do jogo antes de começar a jogar e divirta-se! Parte 1 Organizando o jogo 1 - Escolha um número de jogadores e divida em times Você pode jogar Sequence com 2 a 12 pessoas. Caso tenha mais de 3 pessoas jogando, vocês terão que se dividir em dois ou três times iguais. Se tiver 4 pessoas jogando, dividam-se em duas duplas; Caso tenha 9 jogadores, dividam-se em três trios; Se tiver 12 pessoas jogando, vocês podem dividir-se em dois times de 6 ou três times de 4. 2 - ...