Pular para o conteúdo principal

Colégio Dante Alighieri

 Colégio Dante Alighieri, 110 anos de italianidade na maior cidade do Brasil

Maior colégio da comunidade italiana no Brasil, o Dante Alighieri comemora 110 anos de existência neste ano.

Em 9 de julho de 1911, numa antiga chácara na região da avenida Paulista, nascia o Dante, projeto da comunidade italiana que queria uma escola para ensinar a educação e cultura, preservando suas raízes. O conde Rodolfo Crespi, notável empresário italiano que se estabeleceu no Brasil no início daquele século, foi quem capitaneou a ideia.

No início de seu funcionamento, em fevereiro de 1913, o Instituto Médio Ítalo-Brasiliano Dante Alighieri ofereceu os currículos italiano e brasileiro para 60 alunos.

                    Sala de aula do Colégio Dante Alighieri, 1934

Observem a ordem sobre as carteiras, observem as mãos para trás. A mesa da professora em destaque na sala. Local mais alto que as demais. Propositalmente colocada para mostrar autoridade. Quanta ordem e respeito. 

Em 1942, a formação italiana foi suspensa por conta da Segunda Guerra Mundial, já que o Brasil se juntou aos Aliados contra o Eixo, formado pela Itália, Alemanha e Japão. O governo exigiu então que qualquer referência ao Eixo fosse extinta do Brasil. A escola passou a se chamar Visconde de São Leopoldo, o que durou até 1946.

Desde 2017, o Dante também sedia vestibulares de universidades italianas, e já há vários alunos da escola estudando o curso superior na Itália. Já houve no Brasil, para estudantes brasileiros, por intermédio do Dante, vestibulares das universitades de Politecnico di Torino, Bologna, Trento e Bocconi.

 Para os interessados em ter um diploma americano, o Dante também oferece o curso de High School. 

 

As instalações do Colégio Dante Alighieri ocupam todo um quarteirão em frente ao Parque Trianon, com moderníssima infraestrutura física e educacional.

Hoje presidido por José Luís Farina, o Colégio Dante Alighieri está entre os 5 melhores colégios de SP. 

Fonte: Affari 

(JA, Jul21)

 


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Essa campo respo