Pular para o conteúdo principal

Cadeira Ideal

Cadeira adequada pode evitar futuros problemas de saúde, dizem médicos. Entenda como manter a postura correta no trabalho, e, se for o caso, fazer adaptações necessárias na cadeira que já dispõe.

Tensão nos pulsos, pescoço ‘pesado’, e aquela famosa dor na lombar, são constantes reclamações de quem está em home office.

A cadeira é um móvel essencial para quem trabalha em casa. Companheira de horas e horas no trabalho, ela precisa ser adequada para tornar a rotina mais confortável e não trazer problemas de saúde, dizem especialistas consultados. 



'Cadeira adequada' tem preço alto

As cadeiras para o trabalho devem ter, no mínimo, encosto anatômico para as costas e regulagem de altura. É possível adaptar a que se tem em casa (veja acima).

Se for comprar, é bom saber que se trata de um investimento que não sai barato. Os modelos considerados adequados para trabalhar possuem preços altos.

‘Uma cadeira básica, com garantia de fábrica, e uma boa certificação vai custar atualmente entre R$ 800 a R$ 3 mil’, afirma Claudio Muzi, vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Para garantir a qualidade da cadeira e não cair em ‘roubada’, siga as seguintes dicas:

  •         Confira se a cadeira segue a NBR13962 (norma para as cadeiras de escritório); isso deve ser apontado no manual.
  •          Prazo de garantia importa: garantias mais longas indicam maior durabilidade do produto;
  •         Procure produtos que tenham assistência técnica disponível no país. 

Corpo vai avisar se algo estiver errado

Quer saber se sua cadeira é adequada? ‘Pergunte’ ao seu corpo. Fique atento aos sinais como dores ou perda de força. E, se os incômodos persistirem de 6 a 8 semanas, procure um médico.

Os principais impactos a longo prazo de uma postura errada na cadeira são na coluna cervical, na lombar e na dorsal, explica Alexandre Fogaça, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Regional de São Paulo (SBOT-SP).

Os reflexos de uma postura inadequada podem aparecer em outros momentos do dia, não somente durante o trabalho. ‘A dor pode acordar a pessoa durante a noite’, diz o médico. 

Cadeira 'não pode ser notada'

Mas como saber se estou em uma posição adequada? A resposta é que a cadeira não deve ‘ser percebida’, ou seja, o quanto menos você lembrar dela durante o dia, melhor.

‘A palavra-chave é conforto. Tudo tem que ser executado com o menor grau energético possível, sem esforço e sem sobrecarregar o corpo’, explica Patrícia Collares, professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Junto ao professor Rodrigo Fragoso, também da UFC, eles foram responsáveis em elaborar o Manual de Ergonomia para uso de dispositivos de tela em home office. ‘Existe uma postura padrão [como mostrado no infográfico acima], mas será que conseguimos ficar assim o tempo todo?’, indica Fragoso.

‘Não tem uma receita pronta e nem uma resposta pronta para todas as condições’, acrescenta Patrícia Collares, da UFC.

Dicas além da cadeira

Os fisioterapeutas indicam pausas e outras dicas para o ambiente de trabalho em casa:

¡        Fuja dos ruídos: um local silencioso ajuda na concentração.

¡        Evite ficar com a face voltada a luzes fortes: a visão não pode ser ofuscada por outras luminosidades, como o sol ou uma lâmpada.

¡        Faça pausas: o recomendo é se levantar quando sentir que está precisando, fazer algum relaxamento ou movimento que te traga conforto.

¡        Longe do celular: é importante não usar o momento de pausa para ficar olhando no smartphone, para que a mente e os olhos possam descansar de verdade.

Ambiente bem estruturado dentro de casa facilita o home office

 

Fonte: Rafael Miotto, G1

 

(JA, Mar21)

 


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at