Pular para o conteúdo principal

Welsh Corgi Cardigan






Cuidado para não confundir com o Welsh Corgi Pembroke. São raças diferentes, porém com a mesma origem e muito parecidas. Fisicamente a maior diferença entre o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke é o rabo. O Pembroke tem o rabinho curto enquanto o Cardigan tem o rabo comprido.

Características

  • Família: Pecuária, pastoreio
  • Área de origem: País de Gales
  • Função Original: condução de rebanho
  • Tamanho médio dos machos - Altura: 0,26 – 0,3 m; Peso: 13 – 17 kg
  • Tamanho médio das fêmeas -  Altura: 0,26 – 0,3 m; Peso: 11 – 15 kg
  • Outros nomes: nenhum
  • Posição no ranking de inteligência: 26
  • Padrão da raça - confira abaixo:



Origem e história da raça

Uma das raças mais antigas que vieram para as Ilhas Britânicas, a Cardigan Welsh Corgi, foi trazida da Europa central para Cardiganshire, Gales do Sul, séculos atrás. Sua origem é desconhecida, embora ele pode ter sido influenciado pelo extinto cão Inglês turn-spit - um cão de pernas curtas, de baixa estatura, usado para transformar cospe em cozinhas. Inicialmente usado como um protetor da família, e até mesmo um ajudante na caça, só mais tarde que o Corgi encontrou seu verdadeiro papel de conduzir o rebanho e se desviar dos chutes das vacas.

Em um momento em que a terra estava disponível para arrendatários e havia uma quantidade de área para ser plantada e seu gado a ocupada, era uma vantagem para o agricultor ter uma forma de desloca-los. Assim, um cão capaz de conduzir o rebanho era uma ajuda inestimável e o Corgi desempenhou muito bem este papel, mordendo os calcanhares do gado e se desviando de seus chutes.

Na verdade, a palavra Corgi é provavelmente derivada de cor (coleta) e gi (cão). Os Corgis originais deveriam medir um metro Galês (um pouco mais do que uma jarda Inglesa), do nariz à ponta da cauda, e em algumas partes do Cardiganshire a raça foi chamado o cão de uma jarda de comprimento ou ci – llathed.

Quando as terras da Coroa foram posteriormente divididas, vendidas e vedadas, a necessidade por tropeiros foi perdida e o Corgi perdeu emprego como pastor.

Foi mantido por alguns como um cão de guarda e companheiro. Mas tornou-se um luxo que poucos podiam pagar, e por conta disso quase foi a extinção.

Tentaram cruzamentos com outras raças, mas a maioria não foi particularmente bem sucedida. A exceção foi o cruzamento com o pastor Tigrado Cardigans que hoje são os produtos desta ligeira influência pastoreia.

Os primeiros Cardigans foram mostrados por volta de 1925. Até 1934, o Cardigan Welsh e o Corgi Pembroke foram considerados uma raça e cruzamento entre os dois era comum. Os primeiros Cardigans vieram para a América em 1931, e o AKC reconheceu a raça em 1935.

Por alguma razão desconhecida, o Cardigan nunca teve a popularidade da Corgi Pembroke, e permanece apenas com uma popularidade modesta.


Diferença entre o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke

 O Corgi Pembroke é mais popular do que o Corgi Cardigan, por razões inexplicáveis. A principal diferença entre as duas raças está na cauda. Enquanto o Cardigan tem a cauda longa, o Pembroke apresenta cauda curta. Veja as imagens:


Welsh Corgi Pembroke



Welsh Corgi Cardigan


Temperamento do Corgi

Divertida e com alto astral além de descontraído, o Cardigan é um companheiro dedicado e divertido. Esta é uma raça rústica, capaz de se esquivar de chutes de vacas e além disso é ágil e incansável. Em casa, ele é bem-educado, mas inclinado a latir. Ele tende a ser reservado com estranhos.

Como cuidar de um Corgi

Cardigan Welsh Corgi  precisa de uma quantidade surpreendente de exercício para o seu tamanho. Suas necessidades podem ser atendidas com uma caminhada moderada, ou uma sessão de brincadeiras intensiva.

Ele é um bom cão de casa e se sente melhor quando possui acesso tanto para dentro da casa quanto ao quintal. Sua pelagem precisa ser escovada uma vez por semana para remover os pelos mortos.

Saúde

Principais preocupações: Displasia coxofemoral
Preocupações menores: Atrofia progressiva na retina
Ocasionalmente visto: litíase urinária, Atrofia progressiva na retina
Testes sugeridos: quadril, olhos, (teste de DNA para Atrofia progressiva na retina)
Expectativa de vida: 10-12 anos








Fonte: Halina Medina  |  Tudo sobre Cachorros


(JA, Dez19)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Por que Jesus dobrou o lenço?

‘E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte’.(João 20:7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe? João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara. Disse ela: ‘Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram’. Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá,