Pular para o conteúdo principal

Welsh Corgi Cardigan






Cuidado para não confundir com o Welsh Corgi Pembroke. São raças diferentes, porém com a mesma origem e muito parecidas. Fisicamente a maior diferença entre o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke é o rabo. O Pembroke tem o rabinho curto enquanto o Cardigan tem o rabo comprido.

Características

  • Família: Pecuária, pastoreio
  • Área de origem: País de Gales
  • Função Original: condução de rebanho
  • Tamanho médio dos machos - Altura: 0,26 – 0,3 m; Peso: 13 – 17 kg
  • Tamanho médio das fêmeas -  Altura: 0,26 – 0,3 m; Peso: 11 – 15 kg
  • Outros nomes: nenhum
  • Posição no ranking de inteligência: 26
  • Padrão da raça - confira abaixo:



Origem e história da raça

Uma das raças mais antigas que vieram para as Ilhas Britânicas, a Cardigan Welsh Corgi, foi trazida da Europa central para Cardiganshire, Gales do Sul, séculos atrás. Sua origem é desconhecida, embora ele pode ter sido influenciado pelo extinto cão Inglês turn-spit - um cão de pernas curtas, de baixa estatura, usado para transformar cospe em cozinhas. Inicialmente usado como um protetor da família, e até mesmo um ajudante na caça, só mais tarde que o Corgi encontrou seu verdadeiro papel de conduzir o rebanho e se desviar dos chutes das vacas.

Em um momento em que a terra estava disponível para arrendatários e havia uma quantidade de área para ser plantada e seu gado a ocupada, era uma vantagem para o agricultor ter uma forma de desloca-los. Assim, um cão capaz de conduzir o rebanho era uma ajuda inestimável e o Corgi desempenhou muito bem este papel, mordendo os calcanhares do gado e se desviando de seus chutes.

Na verdade, a palavra Corgi é provavelmente derivada de cor (coleta) e gi (cão). Os Corgis originais deveriam medir um metro Galês (um pouco mais do que uma jarda Inglesa), do nariz à ponta da cauda, e em algumas partes do Cardiganshire a raça foi chamado o cão de uma jarda de comprimento ou ci – llathed.

Quando as terras da Coroa foram posteriormente divididas, vendidas e vedadas, a necessidade por tropeiros foi perdida e o Corgi perdeu emprego como pastor.

Foi mantido por alguns como um cão de guarda e companheiro. Mas tornou-se um luxo que poucos podiam pagar, e por conta disso quase foi a extinção.

Tentaram cruzamentos com outras raças, mas a maioria não foi particularmente bem sucedida. A exceção foi o cruzamento com o pastor Tigrado Cardigans que hoje são os produtos desta ligeira influência pastoreia.

Os primeiros Cardigans foram mostrados por volta de 1925. Até 1934, o Cardigan Welsh e o Corgi Pembroke foram considerados uma raça e cruzamento entre os dois era comum. Os primeiros Cardigans vieram para a América em 1931, e o AKC reconheceu a raça em 1935.

Por alguma razão desconhecida, o Cardigan nunca teve a popularidade da Corgi Pembroke, e permanece apenas com uma popularidade modesta.


Diferença entre o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke

 O Corgi Pembroke é mais popular do que o Corgi Cardigan, por razões inexplicáveis. A principal diferença entre as duas raças está na cauda. Enquanto o Cardigan tem a cauda longa, o Pembroke apresenta cauda curta. Veja as imagens:


Welsh Corgi Pembroke



Welsh Corgi Cardigan


Temperamento do Corgi

Divertida e com alto astral além de descontraído, o Cardigan é um companheiro dedicado e divertido. Esta é uma raça rústica, capaz de se esquivar de chutes de vacas e além disso é ágil e incansável. Em casa, ele é bem-educado, mas inclinado a latir. Ele tende a ser reservado com estranhos.

Como cuidar de um Corgi

Cardigan Welsh Corgi  precisa de uma quantidade surpreendente de exercício para o seu tamanho. Suas necessidades podem ser atendidas com uma caminhada moderada, ou uma sessão de brincadeiras intensiva.

Ele é um bom cão de casa e se sente melhor quando possui acesso tanto para dentro da casa quanto ao quintal. Sua pelagem precisa ser escovada uma vez por semana para remover os pelos mortos.

Saúde

Principais preocupações: Displasia coxofemoral
Preocupações menores: Atrofia progressiva na retina
Ocasionalmente visto: litíase urinária, Atrofia progressiva na retina
Testes sugeridos: quadril, olhos, (teste de DNA para Atrofia progressiva na retina)
Expectativa de vida: 10-12 anos








Fonte: Halina Medina  |  Tudo sobre Cachorros


(JA, Dez19)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at