Pular para o conteúdo principal

A Teoria dos Cisnes Negros


Um resumo das ideias popularizadas por Nassim Taleb,  chamando atenção para o fato de que eventos de baixa probabilidade, podem ocorrer, e ter um alto impacto


Vivemos num mundo em que não conhecemos. Esta é a premissa básica da teoria dos Cisnes Negros, popularizada pelo pensador contemporâneo Nassim Taleb. Ele trabalhou por muito tempo como trader no mercado financeiro, e neste ramo, viu várias pessoas fazerem fortunas espetaculares para tudo virar pó em alguns dias.
Cisnes Negros são eventos de baixa probabilidade, mas impacto extremamente elevado. É um outlier difícil de acontecer, mas que pode ocorrer um dia, e, se ocorrer, terá efeitos catastróficos.
Esta é a definição, mas não o problema real. O grande problema é que o ser humano tende a subestimar a existência de Cisnes Negros. Uma das razões é que, por serem tão raros, alguns desses eventos nunca ocorreram na história. E, mesmo nos casos em que ocorreram, rapidamente o conhecimento humano se adapta para mostrar que o evento era previsível, não era tão aleatório assim. É o que Taleb chama de ‘falácia narrativa’. Um exemplo são os economistas ‘profetas’ que afirmaram que ‘era evidente que a crise de 2008 iria ocorrer, devido aos riscos dos títulos sub-prime’. Tudo isso a posteriori, é claro.
O termo Cisne Negro remete a uma história. No séc. XVII pensava-se que todos os cisnes fossem brancos. Por mais cisnes que fossem vistos, eles eram todos brancos. Até que, na Austrália, foi descoberto o primeiro cisne negro. Apesar de milhares de anos de observações de cisnes brancos, bastou um único evento de cisne negro para derrubar a hipótese de que ‘todos os cisnes são brancos’. Este termo foi criado pelo filósofo inglês David Hume, nos anos 1700, justamente para demonstrar o ‘Problema da Indução’, ou seja, a fraqueza do nosso processo de raciocínio indutivo.

Não-linearidade do mundo
O mundo conhecido, dos acadêmicos e MBA’s mundo afora, é o da curva gaussiana. Ela tem erroneamente tem o nome de ‘curva normal’, indicando que os fenômeno seguem uma ordem pré-estabelecida. Entretanto,  a curva normal ignora grandes variações possíveis, joga fora o desconhecido – ignora o não-linear.  Taleb chama o mundo gaussiano de ‘Mediocristão’.


O mundo real é governado pelo não-linear, exponencial. É regido por leis de potência e pelo improvável: alguns poucos ficam com tudo; alguns eventos são de magnitude maiores do a de todos que já ocorreram;  o que desconhecemos é muito maior do que o que conhecemos. Este é o ‘Extremistão’, em oposição ao ‘Mediocristão’. É o mundo escalável, exponencial, onde o vencedor-leva-tudo. Nele o resultado é desproporcional ao volume de trabalho - pode-se ficar milionário ou falido num instante.
O mundo é não-linear.  A lei de potências governa o mundo, não a curva gaussiana de probabilidade normal.
Vale a pena pontuar alguns casos de não-linearidade histórica:  os ataques terroristas de 11 de setembro de 2011, o surgimento do Google, a crise financeira de 2008, o surgimento da internet,  o tsunami de 2004 na Indonésia. Nem a internet, nem o Google, foram previstos pelos livros de ficção científica, nem pelos acadêmicos e executivos.
Os ataques de 11 de setembro são um caso bastante ilustrativo. Foi algo completamente imprevisto, deixando o mundo inteiro em choque, e mudando completamente o rumo da história. O mundo ficou paranoico com o terrorismo. Dificilmente as guerras posteriores no Iraque e no Afeganistão teriam justificativas não fosse o combate ao terror.
A história é como uma caixa-preta. Conhecemos apenas os eventos da história, mas não os fatores que causaram o mesmo. Temos apenas a interpretação de historiadores, que é feita a posteriori e a partir de um ponto de vista subjetivo, não conhecemos os reais geradores dos eventos. Os eventos importantes são não-lineares. A história não rasteja, ela anda aos pulos. Entretanto, agimos como se fosse possível prever o curso da história, e pior ainda, mudá-lo.
Apesar de nossos avanços tecnológicos, ou talvez por causa deles, o futuro será governado cada vez mais por eventos extremos.

Como proceder

Para Cisnes Negros negativos


Aceitar que não podemos prever o futuro, e que portanto é recomendável tomar medidas de precaução contra os cisnes negros negativos: seguros, opções, planos B.

Para Cisnes Negros positivos



Para os cisnes negros positivos, a recomendação é a oposta: expor-se ao risco. Muita exploração agressiva, tentativa e erro, participar de festas e conversar com desconhecidos completos, tentar algo que nunca fora feito antes. A grande maioria dessas tentativas vai dar em nada, mas um único acerto pode valer todas as tentativas.
Se, por um lado, uma estratégia é a de ter opções, seguros e robustez, por outro lado devemos explorar agressivamente as oportunidades. E qual é a proporção ideal?  A resposta é adotar a estratégia ‘Barbell’. Ela nos  remete à imagem de uma barra de pesos: ser extremamente conservador em um extremo (digamos, 90% do investimento em títulos bastante sólidos, renda fixa, ouro), e extremamente agressivo no outro extremo (digamos 10% do investimento em opções de alta volatilidade).
A pior estratégia é ficar 100% no meio do caminho, nem tão conservador, nem tão agressivo: não há possibilidade de um cisne negro positivo, e também há risco de ser atingido por um cisne negro negativo.
Conclusão
Há várias formas de encarar o mundo. Algumas mais platônicas, em que achamos que a ciência pode modelar o mundo, os algoritmos do big data e os sensores da internet, e nos fornecer informações mais exatas do que qualquer outro ser humano. Ou então, que as respostas que precisamos venham de alguma crença, instituição, ou bandeira ideológica.
Outra forma de ver o mundo é assumir que não há como sabermos tudo. Sempre haverá mais no céu e na terra do que sonha a nossa vã filosofia.  Há desconhecidos que fogem ao nosso controle. Sábio é nos precavermos de imprevistos, através de seguros, opções e redundâncias. Ser cético para com a ciência e as certezas, e abraçar a aleatoriedade.
Em termos de projetos, é melhor ter vários ciclos simples e rápidos, de tentativa e erro no mundo real, do que um mega projeto planejado detalhe a detalhe, do começo ao fim.

Racionalmente, concluímos: não é difícil aceitar que

‘Vivemos em mundo que não conhecemos’





(JA, Set18)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at