Pular para o conteúdo principal

A sabedoria do ‘Quando’ - Regule seu tempo para otimizar a sua vida




Em seu novo livro, ‘Quando: Os segredos científicos do momento perfeito’, Daniel Pink pesquisou estudos psicológicos, biológicos e econômicos, para explorar o que ele chama de dimensão negligenciada. 'O quando exerce um efeito incrível sobre o que, e como fazemos', diz ele. Agora, finalmente,  está sedo atribuída à  ciência do 'quando' o devido valor.   
Pink compartilhou alguns efeitos do fator quando, para ajudar a otimizar a sua vida.
Limpeza de agenda – ganhe tempo limpando sua agenda 
Alcance os maiores ganhos  alternando assumir obrigações ou compromissos mais significativos a cada  três ou cinco anos. Por exemplo:
° Idade ideal para se casar - e evitar o divórcio: 32;
° Mudança de emprego  - na época certa leva a ganhar melhores salários; ...
Vantagem do primeiro turno
Humor e níveis de energia seguem ritmo circadiano previsível com base no nosso cronótipo geneticamente predisposto. O humor de uma  pessoa geralmente termina cerca de  sete horas após o despertar - entre 2 e 4 da tarde. É quando passa a ocorrer maior incidência de picos de erros no trabalho — principalmente em hospitais.
Pausas
Os benefícios de cochilos têm sido bem documentados — 10 a 20 minutos de sono aguçam a capacidade cognitiva, sem provocar alienação — mas, um café antes da soneca pode realçar esses benefícios. A cafeína entra em ação no nosso cérebro cerca de 25 minutos depois da soneca.
'Pausas precisam ser encaradas como parte integrante da arquitetura de trabalho diário’, diz Pink.
Pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que os juízes distribuíam sentenças mais brandas após pausas para descanso, e um estudo do CDC mostrou que crianças com maiores pausas para descanso ganharam as melhores notas.
Contenha-se
Se você está competindo em grupo, espere até o final para mostrar suas habilidades. Em um estudo evolvendo oito países no concurso American-Idol, constatou que os cantores que cantaram depois dos outros avançaram muito mais do que os demais; esses tiveram a possibilidade de serem desclassificados aumentada entre  10 e 15%. A pesquisa sugere que os juízes começam sendo idealistas — avaliam os concorrentes em relação a um padrão idealizado — mas, a partir de um determinado momento, decidem assumir algum critério  menos nobre, mais prático.
Resista ao efeito  ‘Uh Oh’
Os pontos centrais — de projetos de trabalho, regimes de treinamento, e de vida — não podem perder a motivação (‘Uh’, não está produzido nenhum efeito), ou ganhar motivação (‘Uh Oh’, o tempo está se esgotando).
Os pesquisadores de UCLA que estudaram trabalho em equipe descobriram que a maioria de grupos não faz quase nenhum trabalho até a metade do prazo final e,  então, repentinamente, começam a se empenhar.
Definir metas intermediárias e adotar a técnica ‘de cadeia’: Escolha uma tarefa e marque  um ‘X” em cada dia  do calendário em que ela foi cumprida — a cadeia de ‘X ‘serve como estímulo
Recomponha-se
Remando, correndo, ou praticando tiro. Atividades sincronizadas reduzem os stress e proporcionam  benefícios para o corpo e para a  mente.
Cantar em grupo tem sido indicado para melhorar a autoestima e mitigar a depressão - especialmente o Canto Coral que, em pacientes com câncer,  pode aumentar o limite da dor e a imunidade. ‘Ele funciona a um nível fisiológico’, diz Pink. ‘Até seus corações batem em sincronia’.  
Portanto, na próxima vez você estiver no Karaokê-Bar, solte-se e monopolize o público com um glorioso solo.

Base: ‘The Science of When: Hack Your Timing to Optimize Your Life’, de Daniel Pink | Caitlin Harrington, Science


(JA, Dez17)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Por que Jesus dobrou o lenço?

‘E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte’.(João 20:7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe? João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara. Disse ela: ‘Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram’. Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá,