Pular para o conteúdo principal

Trabalho é uma forma de Amor

‘...Tenho 53 anos e estou desempregado. Fiz muitas coisas erradas na minha vida... acho que eu fiz tudo errado...’
Assim começou o feedback que eu recebi ontem e que me deu uma garra animal pra continuar a minha jornada para mudar o mundo do Trabalho! (já já eu conto como terminou... segura a curiosidade aí!)
Eu já vi algumas torcidas de nariz, quando digo Trabalho é uma forma de Amor.
Normalmente, o problema é que as pessoas confundem (MUITO!) Trabalho com Emprego.
TRABALHO é a sua relação produtiva com o mundo! É a forma como você enxerga sua criatividade, sua capacidade individual, sua força, sua intenção, sua ação, sua produção como forma de SER. É como a gente se mostra por meio das ações! (Portanto, tem que produzir!!)
Trabalho é um esforço intencional para criar algo, transformar, oferecer um serviço, criar valor! É uma ação com um enorme potencial de impacto sobre as pessoas, mas também sobre você (que executa a ação!).
E é aqui que, normalmente, a gente não enxerga o efeito.
Trabalho tem um papel essencial na sua constituição como indivíduo. Uma espécie de reforço psicológico e construção da sua identidade!
Por isso é impossível ser plenamente feliz sem enxergar essa relação.
Trabalho não é, necessariamente, uma relação remunerada. É uma compreensão da sua relação com a capacidade produtiva (isso também vale para estudo e aprendizado, viu!).
Por exemplo, quando você faz um almoço ou jantar para amigos, você tem duas alternativas:
a. escolher uma receita legal, comprar ingredientes, colocar sua intenção na criação e produção da refeição, se divertir enquanto faz a comida e, finalmente, ver e oferecer o resultado do seu Trabalho (entendeu? ;^). Isso causa um reforço em você! (e nos outros também!)
b. encarar o encontro como uma obrigação, ferver água, jogar um macarrão qualquer e abrir uma lata de Pomarola (juro, não recebi bola pela propaganda ;^). Essa ação ‘vazia’ não é o Trabalho a que me refiro aqui!!!
A grande diferença: INTENÇÃO!
E o Emprego?
EMPREGO é a sua relação com um empregador. Um acordo comercial com impactos principalmente no âmbito social e econômico.
Você se compromete a contribuir com uma determinada 'performance' ou 'entrega' (normalmente apresentada em uma descrição de cargo muito menor do que você vai fazer de verdade).
O empregador se compromete a cumprir uma determinada 'compensação financeira' (normalmente apresentada como salário, e muito menor do que poderia ser se você tivesse a chance de ampliar a sua contribuição).
Ou seja, Emprego é a formalização de uma relação de Trabalho. (uma alternativa de formalização entre váaarias existentes atualmente - se você é autônomo ou estudante, pense em como você está vendo a obrigação com as atividades!).
Buscamos a relação de Trabalho para alimentar a nossa vida, e buscamos a relação de Emprego para alimentar a nossa conta bancária.
O ideal, obviamente, é conseguir aproximar os dois conceitos. Ou seja, conquistar um Emprego em que você possa desenvolver e experimentar essa relação de Trabalho.
Mas não se iluda! Isso não é papel do patrão ou da empresa! Quem tem o poder de imprimir um significado na relação e ampliar o impacto da ação é VOCÊ!
Você é maior (muito maior!) do que o seu cargo!
Você tem mais impacto (muito mais!) do que imagina!
Você pode fazer mais (muito mais!) do que tem feito!
Na semana passada, fiz uma palestra com o tema 'O novo significado do Trabalho'" e, no final, uma senhora de cerca de 80 anos veio me parabenizar e dizer que ela ficou muito feliz com a palestra e que 'até ela' (mal sabe ela que é 'tão' especial e não 'até') ficou animada para produzir e contribuir mais! Coisa linda! <3
Ontem, quando acabou a palestra e painel de discussão sobre "O profissional do futuro", enquanto várias pessoas tiravam fotos e agradeciam pelo evento, o Marcos veio até mim, se apresentou e o feedback do início desse artigo seguiu assim:
'Eu me senti na obrigação de vir te contar que no final da sua apresentação, alguma coisa me emocionou muito. Eu tenho 53 anos e estou desempregado. Fiz muitas coisas erradas na minha vida... acho que eu fiz tudo errado. E está na hora de eu dar certo. Você me motivou demais. Não sei exatamente o que foi que você disse que disparou esse sentimento, mas eu queria te agradecer e te contar. No meio de 300 pessoas, você me acertou em cheio. Muito obrigado!'
Marcos, você que me acertou em cheio, cara! Muito obrigado!

Texto: Alexandre Pellaes, Transformador do mundo do Trabalho e Gestão. Palestrante, fundador da ‘Exboss.com.br’ e sócio da ‘99jobs.com’



(JA, Ago17)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at