Pular para o conteúdo principal

Autoajuda


Ela sempre foi muito bem sucedida pessoal, profissional e socialmente.  Tinha um ótimo emprego, era respeitada, muitos amigos etc. Conseguiu organizar sua vida de tal forma que as coisas fluíam sem grande esforço, naturalmente.  Ela era autoconfiante e imaginava que seria sempre assim.
Num determinado dia, por razões estruturais na empresa onde ela trabalhava, foi despedida, apesar de tudo que havia realizado, da sua experiência e competência.  Recebeu nessa oportunidade um bom bônus suficiente para se manter durante o período de transição.
Começou a procurar recolocação na sua rede de contatos, fez algumas entrevistas, mas nada se concretizava. Com o passar do tempo, tendo esgotado a lista de pessoas que provavelmente poderiam ajudá-la, começou a ficar preocupada. Mas, mesmo então, não perdia a esperança. Tudo iria dar certo no finalmente!
Teve um pensamento preocupante:  talvez, o fato de não estar conseguindo, fosse por ela ser o que era, ou que acreditava ser.
Começou a rever o que aconteceu em cada entrevista e percebeu uma característica comum a todas: 'Sempre se mostrou segura, tranquila. Sabia o que deveria ser feito e como'. Concluiu que, indevidamente, possa ter tratado todas as pessoas que a entrevistaram como um colega de trabalho,  ou como alguém que precisasse de orientação, conselhos. Pode ser que tenha projetado para o entrevistador ser alguém com opiniões muito consolidadas, difícil de controlar, e que, provavelmente, iria causar problemas lá na frente. E então, concluíam: ‘Melhor não arriscar!’ 
Como suas entrevistas eram feitas com os próprios proprietários do negócio ou diretores da empresa, teve a humildade de concluir que sua atitude e falas nessa hora deveriam ser revistas para conseguir o resultado esperado.
Começou a definir como seria a apresentação ideal, e listou os seguintes pontos:
  • Nesse encontro procurar ser agradável, simpática, fazendo contato visual, demonstrando entusiasmo.
  •  Não informar o que  espera ou poderá oferecer para o empregador. Inicialmente, procurar saber, entender tudo sobre a oportunidade de trabalho que lhe está sendo proposta.  Eventualmente ela não virá atender às suas expectativas. E, além disso, essas informações poderão ajudá-la a incluir ou a excluir eventuais falas, para estimular a decisão positiva do entrevistador.   
  •  Tentar se destacar – pelas suas roupas, acessórios, por um fato incomum na sua educação ou carreira, um projeto bem sucedido, uma venda enorme que você fez,... O importante é que, quando sair dali, seja lembrada positivamente, e se destaque entre todos os outros demais candidatos.
  •  Ser  positiva em tudo que você disser – jamais fale mal da antiga empresa, empregador, colegas de trabalho, clientes. As coisas negativas são as marcam mais e, certamente, você não quer ser lembrada assim.
  •  Fazer muitas perguntas sobre ‘seu novo’ emprego: o que esperam que você realize logo no início; o que pode e deve  fazer para obter os resultados esperados; como será avaliada. Essas coisas são importantes pois dará oportunidade ao empregador de concluir que você é uma boa opção para ele, para o seu negócio.
  • Guardar todas as suas perguntas sobre política de férias, benefícios, horário de almoço, como a empresa reage a atrasos, disponibilização de creche,..., para depois.  Antes disso, o empregador precisa ter certeza de que você é a pessoa certa para o trabalho, que conseguirá desempenhar as tarefas, e cumprir as responsabilidades e deveres  inerentes à função ou cargo.
  •  Levar e apresentar na entrevista um projeto seu, que tenha sido implantado, e que demonstre sua habilidade para tratar de assuntos que venham ao encontro da necessidade imediata do empregador (que você já deve ter descoberto previamente). Os projetos falam por si mesmo, e comprovam a sua capacidade.
  •  Ao fim da entrevista, se precisar de mais alguma informação antes de tomar sua decisão, pedir. Se tudo bem, demonstrar que quer a vaga, esclarecendo quais são suas motivações, porque seria bom ser contratada, e, finalmente: ‘Pedir o emprego!’
  •  Antes de encerrar a entrevista, dizer que gostou de conhecê-lo (o entrevistador), e agradecer pela oportunidade. Tudo de forma natural, de acordo com a cultura da empresa, que você captou, após, ouvir e observar atentamente tudo o que foi dito e sugerido durante a entrevista.

Depois dessa reflexão, passou a agir assim nas entrevistas que conseguiu agendar. Percebeu que essa nova postura era muito mais eficaz do que a anterior. Pouco a pouco, foi se sentindo mais segura e conseguindo cumprir esses pontos naturalmente. Em pouco tempo, conseguiu encontrar o emprego que precisava,  e que tinha condições de atender.
A grande lição que tirou é que, no passado, adotava a tendência comum de reagir de acordo com sua formação, cultura, experiência, e interesses imediatos.  Se conscientizou de que, para ser bem sucedida, é fundamental superar o ego, e se colocar na posição do outro, ver as coisas do seu ponto de vista e interesses, principalmente se necessitar dele para atingir o seu objetivo.

 “Se há algum segredo no sucesso, consiste na habilidade de aprender o ponto de vista do outro, e de ver as coisas tão bem pelo ângulo dele como pelo seu.”  Henry Ford 



(JA, Ago14) 

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at