Lugar onde se coloca a roupa para branquear, limpar, expondo-a ao sol
Nada mais que uma prática quase em desuso (ainda resiste principalmente nas pequenas cidades do interior) que era muito comum até os anos 60. No tempo das casas com quintal grande e das roupas lavadas ‘no muque’ em tanques (e, até, em rios), sem o conforto das máquinas de lavar (e secar) de hoje. Um tempo de ‘labuta’ que vai ficando apenas na memória das ‘mais vividas’.
‘Coarar’ ou ‘Quarar’ é o ato de deixar as roupas de cor branca ou clara (também toalhas, lençóis, etc.) já lavadas e ensaboadas (com ‘sabão de pedra’?) expostas ao sol para ficarem com um branco ‘imaculado’ (sem manchas). Essa exposição é para branquear ou alvejar (e não para secar). As de cores fortes também eram ‘quaradas’, mas em menor escala por causar ‘desbotamento’ com o passar do tempo.
O processo de lavagem era trabalhoso: depois de ‘batida’, a roupa era ‘ensaboada’, ‘re-ensaboada’ e, finalmente, colocada para receber os benéficos raios do ‘astro-rei’ (não era assim que o sol era referido na escola?), um clareador natural que, ainda, tiraria todas as impurezas pelo seu poder bactericida (nossas mães eram sábias!).
Após um bom tempo ‘quarando’ (em que era preciso borrifar água toda hora, para umedecer) ia novamente para a água (tanque/rio), mais uma vez ‘esfregada’ e ‘batida’ e a roupa estava pronta (ufa!) para ser pendurada no varal para secar. Que dureza, hein? Mas ficava que era uma ‘brancura’ só!
Quarador
Origem da palavra
Talvez pouca gente saiba a origem da palavra QUARADOR, é um substantivo, uma palavra híbrida, fruto de duas línguas, palavra brasileira, veio da junção de Kuará + dor. KUARÁ é um prefixo do tupi referente a sol, luz do sol, solar..., é usado sempre como prefixo.
Os bandeirantes paulistas provavelmente sejam os criadores deste termo - Kuará (sol) + Dor (português) = quarador. Os bandeirantes eram bilíngues falavam o tupi e o português, e eles diziam para os auxiliares índios: ‘põe no Kuará’, ou seja no sol, e as roupas eram colocadas na horizontal para secarem mais rápido.
O que é
O lugar (ou coisa) onde as roupas eram colocadas para quarar. Podia ser:
a. Chão de grama (ou relva) ou cimentado (só não podia na terra, por motivos óbvios)
b. Armação de tela de arame (folha de zinco ou outro material), fixada no piso por ‘pés’ da altura desejada. Era como se fosse uma cama elástica ou uma mesa no quintal, onde ‘batia’ bastante sol.
A ideia de quarador é dada pela ilustração - figura em destaque. Entretanto, a maioria dos quaradores eram confeccionados com madeira rústica, roliças.
Fonte: Anos Dourados | Mucutrifa
(JA, Jan21)