Pular para o conteúdo principal

Chá de Hortelã

                      

O chá de hortelã é indicado para fins medicinais porque possui propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, sendo uma ótima opção para melhorar a digestão e o cansaço, e aliviar as cólicas e a dor de cabeça, por exemplo.

Além disso, o chá de hortelã também tem ação antiparasitária, podendo ajudar a combater a infecção por parasitas, como amebíase e giardíase, por exemplo.

O chá de hortelã é rico em flavonoides e óleos essenciais, como o limoneno, e o mentol, que proporcionam vários benefícios à saúde, conforme indicado abaixo: 

1.       Tratar problemas digestivos

Por atuar como um relaxante para os músculos do estômago e intestino, o chá de hortelã ajuda a diminuir as contrações que causam dor e mal-estar. Esta bebida também ajuda a reduzir náuseas, vômitos, inchaço abdominal e gases.

O chá de hortelã também estimula a secreção de bile, um composto produzido pela vesícula biliar, mantendo o bom funcionamento do fígado e melhorando a digestão dos alimentos.

Além disso, alguns estudos mostram que a hortelã também pode aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, diminuindo sintomas, como gases, dor abdominal e diarreia. 

2.       Aliviar a dor de cabeça

O consumo do chá de hortelã é indicado para aliviar dores de cabeça e enxaquecas, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir a dor.

Além disso, o chá de hortelã também possui ação relaxante, diminuindo a tensão nervosa e muscular, que podem causar a dor de cabeça. 

3.       Ajudar no tratamento de gripes e resfriados

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, antivirais, descongestionantes e expectorantes, o chá de hortelã diminui a tosse e a congestão nasal, ajudando a tratar resfriados, gripes e dores de garganta. 

4.       Aliviar os sintomas da menstruação

O chá de hortelã ajuda a aliviar os sintomas da menstruação, reduzindo a duração e a gravidade das cólicas menstruais, porque possui propriedades relaxantes, analgésicas e anti-inflamatórias. 

5.       Prevenir o surgimento do câncer

O chá de hortelã contém antioxidantes, protegendo as células saudáveis contra os radicais livres. e ajudando a diminuir o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, de mama, de pulmão e leucemia. 

6.       Melhorar o cansaço mental

Por possuir mentol e mentona, óleos essenciais que atuam como estimulantes leves no sistema nervoso central, o chá de hortelã ajuda a diminuir o cansaço mental, e a melhorar o foco em tarefas como estudar e ler. 

7.       Tratar infecções

O chá de hortelã contém óxido de piperitona, um composto que possui propriedades antiparasitárias, atuando como um complemento no tratamento de infecções causadas por parasitas, como ameba e giárdia.

Além disso, o chá de hortelã também possui ação bactericida e antifúngica, podendo ajudar a complementar os tratamentos de cárie, mau hálito e candidíase oral, por exemplo. 

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outros benefícios do chá de hortelã no vídeo a seguir: 


Como preparar

Para preparar o chá de hortelã, deve-se ferver 150 ml de água, e, quando começar a ferver, apagar o fogo. Depois, basta acrescentar 1 colher de sopa de folhas de hortelã, tampar, deixando descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber.

Receitas com chá de hortelã

Os chás podem ser preparados com a hortelã comum, ou com a hortelã- pimenta.

1.       Chá de hortelã para febre

O chá de folhas de hortelã, quando combinado com a laranja amarga, é bom para ajudar no tratamento da febre, porque promove o aumento do suor. Além disso, também é bom para problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.

Ingredientes:

    • 15 g de folhas de hortelã
    • 5 g de laranja amarga
    • 150 ml de água

Modo de preparo:

Adicionar 1 colher de sopa da mistura de folhas de hortelã com a laranja amarga na água fervente. Tampar e deixar repousar por 10 minutos, e coar. Este chá pode ser bebido várias vezes por dia, e de preferência antes de se deitar para aumentar o suor e diminuir a febre.

2.       Chá de hortelã para dor no estômago

O chá de hortelã com raiz de alcaçuz esmagada, e flores de camomila, ajuda a tratar inflamações no estômago como, gastrite e úlcera gástrica. Isso porque a camomila possui propriedades calmantes, ajudando a aliviar os sintomas, e ajudando a promover a sensação de bem-estar.

Ingredientes:

    • 1 colher de chá de folhas frescas ou secas de hortelã
    • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada
    • ½ colher de chá de flores de camomila

Modo de preparo:

Juntar todas as plantas numa xícara de chá, e adicionar 150 ml de água fervente. Tampar, deixar repousar por 5 a 10 minutos e coar. Este chá pode ser tomado de 3 a 4 vezes por dia.

3.       Chá de hortelã para cólica ou gases

O chá de hortelã pode ser usado para ajudar a aliviar cólicas menstruais, e gases intestinais.

Ingredientes:

    • 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã, ou 2 a 3 folhas frescas
    • 150 ml de água fervente

Modo de preparo:

Colocar as folhas de hortelã numa xícara de chá com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.

4.       Chá de hortelã para melhorar a digestão

O chá de hortelã quando combinado com sementes secas de funcho, ou erva-doce e folhas de erva-cidreira, possui propriedades digestivas e calmantes, promovendo a sensação de bem-estar e melhorando a digestão.

Ingredientes:

    • 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta
    • 2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce
    • 2 colheres de chá de folha de erva-cidreira

Modo de preparo:

Colocar 1 colher de sopa da mistura de ervas em uma xícara de chá e encher com 150 ml de água fervente. Deixar a infusão repousar durante 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido ainda quente, de 2 a 3 vezes por dia, entre as refeições.

5.       Chá de hortelã e mel para gripes

Este chá é muito bom para ajudar no tratamento de gripes, porque a hortelã ajuda a aliviar a dor. Já o mel possui propriedades antimicrobianas, ajudando a combater infecções respiratórias, e diminuindo a irritação na garganta.

Ingredientes:

    • 6 folhas picadas de hortelã
    • 1 col. de sobremesa de mel
    • 150 ml de água fervente

Modo de preparo:

Numa xícara, adicionar a água fervente sobre as folhas de hortelã, picadas e amassadas; tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, adoçar com o mel, e tomar 3 a 4 xícaras por dia.

6.       Chá de hortelã com passiflora para ansiedade

O chá hortelã com passiflora ajuda a relaxar o sistema nervoso central, promovendo tranquilidade, bom humor e bem-estar geral.

Ingredientes:

    • 2 colheres de sopa de folhas frescas de hortelã
    • 2 colheres de sopa de folhas secas de passiflora
    • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar 1 colher da mistura das ervas a hortelã em uma xícara e colocar a água fervente. Tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Este chá deve ser tomado preferencialmente à noite.

Quando não é indicado

O chá de hortelã não é indicado para mulheres grávidas, ou que estejam amamentando. Esse chá também não é indicado para crianças com menos de 5 anos de idade.

Esse chá é contraindicado para pessoas com refluxo, hérnia de hiato, pedra nos rins, pedra na vesícula, e inflamação da vesícula biliar.

 

 

Fonte:  Tatiana Zanin, Nutricionista | Tua Saúde

 

(JA, Ago22)

 

 



Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at