Pular para o conteúdo principal

Moral e Razão

 

 

A razão e a moral são duas coisas diferentes, mas elas têm sido, cada vez mais, colocadas em planos idênticos, ou mesmo com a primeira tentando se sobrepor à segunda.

A moral é um fenómeno emergente, não é uma construção racional da mente humana, não é um produto da nossa vontade consciente.

Muitos dos preceitos e regras da moral são proibições, implícitas ou explícitas, do gênero ‘não se deve’ fazer isto ou aquilo, que muitas vezes vão contra os nossos instintos básicos, e que, exatamente por isso, racionalmente, voluntariamente, não escolheríamos.

A moral está para além da razão, não é um produto dela. É como se fosse uma forma de conhecimento cristalizado nas tradições, hábitos e inclinações de indivíduos e sociedades, da mesma forma que há muito conhecimento cristalizado nos genes e moléculas de um organismo.

Muitas das normas morais são absorvidas na infância e na juventude por imitação, não por adesão racional. Muitas dessas regras, inclusive, não são compreendidas, e até podem parecer absurdas.

Um dos grandes conflitos que impregna a nossa sociedade atualmente tem a ver com esta questão, isto é, com a tentativa de sobrepor a razão à moral, de misturar os dois planos e, em última instância, colocar a moral sob o domínio da razão.

 🌎  


 

Clube Paineiras do Morumbi

Na última reunião do Conselho Diretivo - CD do Clube Paineiras do Morumbi, foi discutida a possibilidade das próximas eleições para renovação de parte do Conselho Diretivo e da Diretoria Executiva - DE serem prorrogadas de 2021 para 2022, por medida de precaução, para evitar contágio Covid-19 – pandemia.

Os atuais conselheiros que estivessem em fim de mandato neste ano (40), e a atual Diretoria Executiva - cuja renovação está prevista para este ano, teriam seus mandatos prorrogados por um ano.  Quando da próxima eleição, os eleitos teriam seu mandato reduzido proporcionalmente – um ano.

Como a aprovação da proposta contrariaria o estatuto, para ser implantada exigiria aprovação da maioria dos associados, o que demandaria uma consulta sobre a validade da medida.

Na votação do CD votei a favor da prorrogação, considerando o aspecto racional, lógico. Não haveria condições normais para haver uma campanha - os candidatos não poderiam se apresentar pessoalmente, conhecer melhor os eleitores, colocar seus propósitos e os do seu grupo, enfim de criarem a condição mais ideal possível para a escolha dos votantes.

A proposta da prorrogação prevaleceu. O próximo passo agora é consultar todos os associados. 

 

Mais tarde, o grupo político ao qual eu havia me afiliado para poder concorrer à reeleição prevista para este ano, o ‘Integridade’, se posicionou contra a decisão da assembleia. Argumenta que, se irá haver uma consulta geral on-line, por que, ao invés disso, já não fazer a eleição... 

Ainda, criticaram os 22 conselheiros que terão seus mandatos encerrados neste ano - entre os quais estou incluído-, e que votaram a favor da prorrogação, por terem defendido uma causa própria. 

Conclusão

Nem havia pensado nisso. O Grupo está certo. Votei levado pela minha razão, mas, pelo aspecto moral, eu deveria ter me abstido do voto. Para minimizar, e por uma questão de coerência, quando for feita a consulta geral para definição ou não da prorrogação, irei me abster. 

Preocupado com a possibilidade de reincidência nesse tipo de erro no futuro, registrei para lembrar: 

“Toda boa decisão deve atender, tanto aos parâmetros da Razão, quanto aos da Moral. “

 

  


(JA, Mai20)

 


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at