Pular para o conteúdo principal

Memórias





O termo memória vem do latim ‘memoriae’, que significa a capacidade de guardar ou adquirir ideias, imagens e conhecimentos.

Até meados do século XX, a maioria dos estudos sobre aprendizagem questionava que as funções da memória seriam localizadas em regiões cerebrais específicas, alguns chegando a duvidar de que a memória seria uma função distinta da atenção, da linguagem, e da percepção. Acreditava-se que o armazenamento da memória seria distribuído por todo o cérebro.

A partir de 1861, foi evidenciado que lesões restritas à parte posterior do lobo frontal, no lado esquerdo do cérebro, chamada de área de Broca, causavam um defeito específico na função da linguagem. Após essa localização os neurocientistas tornaram a voltar-se para a hipótese de se localizar a memória.

Wilder Penfield foi o primeiro a conseguir demonstrar que os processos da memória têm localizações específicas no cérebro humano. Penfield havia estudado com o pioneiro em neurofisiologia, Charles Sherrington.

Na década de 1940, Penfield começou a usar métodos de estimulação elétrica, idênticos aos usados por Sherrington em macacos, para mapear as funções motoras, sensoriais e da linguagem no córtex humano de pacientes submetidos à neurocirurgia, para tratamento de epilepsia. Penfield explorou a superfície cortical em mais de mil pacientes, e verificou que a estimulação elétrica produzia o que ele chamou de resposta experiencial, ou retrospecção, na qual o paciente descrevia uma lembrança correspondente a uma experiência vivida.

A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).

Também é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental, e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos, a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias.

Os neurocientistas (psiquiatras, psicólogos e neurologistas) distinguem dois tipos de memória:

  •    Declarativa, grosso modo, armazena o saber que algo se deu
  •    Não-declarativa como isto se deu.

A memória declarativa, ou de curto prazo, é aquela que pode ser declarada (fatos, nomes, acontecimentos, etc.), e é mais facilmente adquirida, mas também mais rapidamente esquecida. Para abranger os outros animais (que não falam e logo não declaram, mas obviamente lembram), essa memória também é chamada explícita. Esse sistema de memória chega ao nível consciente associado com estruturas no lobo temporal medial (ex: hipocampo, amígdala).

Psicólogos distinguem dois tipos de memória declarativa, a memória episódica, e a memória semântica:


  •    Memória episódica, as lembranças de acontecimentos       específicos
  •    Memória semântica, as lembranças de aspectos gerais.

Já a memória não-declarativa, também chamada de implícita ou procedural, inclui procedimentos motores (como andar de bicicleta, desenhar com precisão, ou quando nos distraímos e vamos no ‘piloto automático’ quando dirigimos). Essa memória depende dos gânglios basais (incluindo o corpo estriado) e não atinge o nível de consciência. Ela em geral requer mais tempo para ser adquirida, mas é bastante duradoura.

Memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano, e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.

Existem vários tipos de doenças que podem comprometer a memória, tais como AVC, amnésias, Alzheimer, entre outras.

O desenvolvimento de uma boa memória pode ser conquistado através de uma boa alimentação, técnicas mentais e de relaxamento, cuidados com o uso de medicamentos, e também através de atividades e jogos que estimulem a memória como xadrez, por exemplo.


Resenha




(1)  Fatos, Nomes, Acontecimentos
(2)  Procedimentos Motores



Memória ‘do bem’

Um tipo de memória que os psicólogos ainda não pararam para estudar, definir, é a memória ‘DO BEM’.

Cada pessoa retém na memória as coisas importantes que aprendeu, que viveu, idealizou, sonhou, ou que o impactou.

Algumas coisas são esquecidas – as pouco significativas, enquanto que outras, parecem ter vida própria, permanecem sempre atuais. 

Nesse caso, se forem tristes, devemos respeitá-las, mas evitar vivenciar os sentimentos que elas carregam, trazê-las para o nosso momento atual. As prazerosas, pelo contrário. Estas devem ser valorizadas, revividas, e quem sabe, até enriquecidas com nossa imaginação, preenchendo lacunas – coisas que poderiam ter acontecido para torná-las melhores ainda, mas que, por isto ou por aquilo, deixaram de acontecer naquele momento passado. 

Essas memórias que podemos chama-las  ‘DO BEM’, são as que nos fazem felizes, justificam a nossa existência, contrabalançando o peso de uma rotina compulsória – nem sempre satisfatória,  obrigações, frustrações, sofrimentos, limitações, etc., a que todos estamos sujeitos.

Portanto, devemos procurar cultivá-las, mantê-las sempre presente em nossa mente. A possibilidade de dispor delas a qualquer momento, pode fazer a diferença entre o fracasso ou sucesso. Elas podem nos ajudar a resgatar o nosso melhor, principalmente nos momentos decisivos da vida, ou quando nos sentimos pouco valorizados ou carentes, ou quando nos empolgamos com alguma possibilidade de realização e temos que decidir pelo sim ou pelo não.



O barco da vida navega melhor, quando no mar das suas melhores memórias'.














(JA, Jan20)






Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at