Pular para o conteúdo principal

Sequence - Como Jogar



Sequence é um jogo de tabuleiro de estratégia que é relativamente simples de aprender, e pode ser entendido e aproveitado por qualquer um acima de 6 anos. Antes de jogar, você terá que organizar o jogo dividindo os jogadores em times e dando as fichas e cartas certas para todos. Coloque fichas no tabuleiro, cada um na sua vez, até que seu time tenha completado as sequências necessárias para vencer o jogo. Informe-se sobre as diferentes regras que são próprias do jogo antes de começar a jogar e divirta-se!


Parte 1





Organizando o jogo



1 - Escolha um número de jogadores e divida em times

Você pode jogar Sequence com 2 a 12 pessoas. Caso tenha mais de 3 pessoas jogando, vocês terão que se dividir em dois ou três times iguais.
  • Se tiver 4 pessoas jogando, dividam-se em duas duplas;
  • Caso tenha 9 jogadores, dividam-se em três trios;
  • Se tiver 12 pessoas jogando, vocês podem dividir-se em dois times de 6 ou três times de 4.



2- Sente-se entre dois adversários

Os jogadores devem alternar a posição física com os oponentes. Cada jogador deve sentar ao redor da mesa com um membro do time adversário de cada lado. Assim, cada time vai ter sua vez em uma ordem justa e consistente durante o jogo.
  • Sentem-se ao redor de uma mesa de cozinha ou sala de jantar para ter um espaço amplo para o tabuleiro, as cartas e as fichas. 



3- Abra o tabuleiro do jogo e distribua as fichas para cada jogador

Tire o tabuleiro da caixa, abra-o e estenda na mesa. Tire as fichas azuis e as verdes se tiver dois times, e as vermelhas também se tiver três times. Depois, decida qual time vai ficar com cada cor e divida as fichas igualmente entre os jogadores.
  • Por exemplo, se um time de 2 pessoas é azul e o outro time de 2 pessoas é verde, cada membro do time azul ficará com metade das fichas azuis e cada membro do time verde ficará com metade das fichas verdes. As fichas vermelhas voltam para a caixa.
  • Use as fichas vermelhas apenas se tiver mais de dois times; há menos fichas dessa cor do que das outras.



4-  Corte o baralho para determinar qual time joga primeiro

Sequence vem com dois baralhos normais de cartas; você deverá embaralhá-los separadamente e colocá-los em duas pilhas lado a lado com as cartas viradas para baixo. Coloque uma das pilhas para o lado e peça para um jogador de cada time cortar o baralho, separando-o em duas partes. Olhe a última carta da parte de cada time; quem tiver a menor carta dará as cartas primeiro



5- Dê as cartas

O carteador deve embaralhá-las e então distribui-las criando uma pilha de cartas para cada jogador. Cada pilha deve ter o mesmo número de cartas, que depende de quantas pessoas estão jogando:
  • Se tiver 2 jogadores, cada um fica com 7 cartas.
  • Caso tenha 3 ou 4 jogadores, cada um fica com 6 cartas.
  • Se tiver 6 jogadores, cada um fica com 5 cartas.
  • Para 8 ou 9 jogadores, cada um fica com 4 cartas.
  • Se tiver 10 jogadores, cada um fica com 3 cartas.
  • Para 12 jogadores, cada um fica com 3 cartas.



6-  Comece para a esquerda do carteador e continue em sentido horário 

Organize as cartas que sobraram em uma pilha e coloque em cima do outro baralho completo; cada jogador vai comprar dessa pilha no final da sua vez. Quando todas as cartas forem distribuídas, o jogador à esquerda de quem deu as cartas pode começar o jogo. Depois da vez dele, será a vez do jogador à esquerda dele. Continuem jogando em sentido horário.




7-  Observe o tabuleiro

O tabuleiro de Sequence é feito de imagens em miniatura de cada carta em dois baralhos completos, além dos 4 valetes. Enquanto as cartas são distribuídas, familiarize-se com o tabuleiro. Tente encontrar os dois lugares que são versões menores de cada carta que você tem na mão. Assim, você pode começar o jogo já tendo uma ideia dos lugares em que pode colocar suas fichas.

.
Parte 2

Alternando a vez



1- Selecione uma carta da sua mão para usar e a descarte

Quando for sua vez, olhe todas as suas cartas e os espaços correspondentes no tabuleiro. Depois de escolher a carta que quer usar, coloque-a na pilha de descarte para colocar uma ficha no lugar correspondente.





 2 - Coloque uma ficha em 1 dos 2 espaços no tabuleiro

Depois de descartar, pegue uma das suas fichas e coloque-a no tabuleiro onde a carta que você descartou está representada. Como há dois lugares em que a carta está representada, você terá que decidir entre eles e colocar a ficha no espaço que preferir.




3 - Compre uma nova carta

Finalmente, você terá que terminar sua vez comprando uma nova carta para substituir a que acabou de descartar. Não se esqueça de fazer isso, ou você terá que continuar o resto do jogo com uma carta a menos que todo mundo.
  • Caso você não compre uma nova carta antes do próximo jogador descartar a dele, você não terá mais o direito de comprar uma nova carta para aquela vez. Isso se chama ‘Perda de Carta’.




4 - Vença completando 1 ou 2 sequências primeiro

O objetivo do jogo é fazer sequências ou uma fila de 5 fichas na vertical, horizontal ou diagonal. Se estiver jogando com dois times, precisa completar 2 sequências para vencer. Caso tenha três times, apenas 1 sequência é necessária.
Por exemplo, se estiver jogando com um time azul e um verde, e o tabuleiro tiver 5 fichas verdes em uma fila horizontal e 5 fichas verdes em uma fila vertical e o time azul não tiver 2 sequências completas, o time verde ganha.



5 - Construa as sequências do seu time e bloqueie as do seu oponente

Essa é a melhor estratégia para a sua vez. Se o seu time tiver 3 ou 4 fichas em fila em algum lugar do tabuleiro, priorize acrescentar a uma das pontas e criar uma sequência. Caso o time adversário tenha uma fila de 3 ou 4 fichas, é melhor bloquear para que eles não façam uma sequência.

Parte 3

Entendendo as regras



1 - Use os cantos como espaços bônus

Em cada canto do tabuleiro, há um espaço que não representa uma carta. Esses espaços podem ser usados como bônus, ou seja, você pode ter apenas 4 cartas para criar uma sequência se ela se enfileira horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente a um canto.
  • Múltiplos times podem usar o mesmo espaço do canto ao mesmo tempo. Por exemplo, se tiverem 4 fichas azuis em uma fila horizontal de um canto bônus e 4 fichas verdes enfileiradas verticalmente do mesmo espaço, ambos os times têm uma sequência completa.



2 - Use um valete de dois olhos como coringa 

Não há valetes representados em tabuleiros de Sequence, e por isso eles podem ter usos especiais. Se você tiver um valete e puder ver os dois olhos dele na carta, pode usá-lo para colocar uma ficha no lugar que quiser quando for sua vez.
  • É uma boa ideia segurar seu valete de dois olhos até precisar de apenas uma carta para completar uma sequência.



3 - Tire uma ficha com um valete de um olho

Caso só possa ver um olho do seu valete, você pode usá-lo como anti coringa. Isso significa que você pode remover qualquer ficha do tabuleiro na sua vez, contanto que não seja de uma sequência que já foi completada. Tire uma ficha do oponente para evitar que ele complete uma sequência.




4 - Diga 'carta morta' caso as fichas já cubram os dois espaços de uma carta que você tem 

Você pode ficar com uma carta que não pode usar porque já tem fichas cobrindo os dois espaços que a representam no tabuleiro. Caso isso aconteça, diga "carta morta" e coloque-a na pilha de descarte no começo da sua vez. Depois, termine a sua vez normalmente.




5 - Não instrua seu companheiro de time

Em Sequence, é contra as regras encorajar ou desencorajar os outros membros do seu time a jogar de certa maneira ou adotar outra estratégia. Se você fizer isso, cada membro do seu time deve descartar uma carta que escolher como punição.

Materiais Necessários 

·       2 a 12 jogadores
·       Mesa ou superfície plana e grande
·       Tabuleiro de Sequence
·       Fichas de Sequence
·       2 baralhos de cartas normais


(JA, Out19)



Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Por que Jesus dobrou o lenço?

‘E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte’.(João 20:7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe? João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara. Disse ela: ‘Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram’. Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá,