Quando você pensa no Natal,
uma das primeiras imagens que vem à mente é provavelmente uma árvore de Natal,
coberta de luzes cintilantes, decorações divertidas e enfeites brilhantes.
Mas, de onde veio a tradição
de ter um abeto (*) em casa e decorá-lo assim?
A rainha Victoria e seu marido, o príncipe Albert, eram conhecidos por serem grandes fãs do Natal!
No
entanto, a tradição realmente remonta mais do que isso.
Ela veio originalmente da Alemanha, onde o príncipe Albert realmente nasceu, e foi introduzida na Inglaterra durante o período georgiano, quando o rei Jorge III estava no trono (1760-1820).
Jorge III foi casado com uma alemã, de 1761-1818, chamada Charlotte. Acredita-se que ela, desde a década de 1790, costumava decorar uma árvore para o Natal de sua família, Portanto, a tradição de decorar uma árvore para o Natal é originária da Alemanha
Mas, dizem que foram a rainha
Vitória e o príncipe Albert que tornaram extremamente popular e elegante
decorar uma árvore de Natal, e é por isso que muitas pessoas pensam que essa tradição começou na Grã-Bretanha.
No início, as pessoas colocavam suas árvores em cima das mesas, por serem menores. Mas quando se tornou possível conseguir árvores maiores da Noruega, as pessoas começaram a colocar suas árvores no chão, com presentes embaixo.
A razão pela qual os abetos são tradicionalmente usados é porque são perenes, o que significa que ainda são verdes brilhantes com muitas folhas - mesmo durante o inverno.
Desde 1947, a Noruega
doa uma árvore para Londres para agradecer por ajudá-los durante a Segunda
Guerra Mundial.
Uma cerimônia especial é realizada na Noruega em novembro, quando a árvore é cortada na floresta norueguesa. Em seguida, é enviada ao Reino Unido por mar, antes de ser conduzida para Londres, em um grande caminhão.
Em seguida, é colocada em Trafalgar Square, em Londres, com a utilização de um guindaste especial. É decorada da maneira tradicional norueguesa, com fios de luzes descendo pela árvore, em vez de cruzá-la.
(*) Tanto o pinheiro quanto o abeto são frequentemente confundidos. Ambas as plantas pertencem ao grupo das coníferas e à família Pinaceae, mas o pinheiro é geralmente considerado arbusto, enquanto o abeto árvore.
Fonte: BBC Newsround
(JA, Dez22)