Pular para o conteúdo principal

Vida Racional

Nosso dia a dia é constituído por rotinas que vamos acumulando ao longo da vida. Mesmo a eventos imprevistos, reagimos obedecendo a um determinado padrão.

Porém, nem sempre, as nossas rotinas, o nosso padrão, são os mais adequados. O indicado é sempre questioná-los e, à medida do possível, aperfeiçoá-los.

Seguem abaixo alguns exemplos bem-sucedidos.

¡       Preparação do café da manhã

Por anos e anos, uma senhora vinha preparando seu café da manhã, da mesma maneira: retirava mel do seu recipiente com uma colher; colocava-o numa tigelinha; deixava o mel escorrer da colher; e, depois, preenchia a tigela com Yogurt. Mexia o mel e o Yogurt com a colher, e, com dificuldade, conseguia misturá-los bem.

Num determinado dia, refletindo, tentou fazer de um modo diferente: colocou o Yogurt na tigela e, depois, o mel por cima. Eureka! Misturar ficou muito mais fácil.

¡       Limpeza dos dentes 

Um senhor de seus 70 anos sempre escovou seus dentes da mesma maneira.

Embora utilizasse fio dental, e fizesse a escovação a cada refeição, seus dente apresentavam manchas, pareciam sujos.

Refletindo, chegou à conclusão que não estava praticando a escovação da forma correta. Procurou se informar, verificou que realmente havia falha, e corrigiu o processo. Daí a algum tempo seus dentes perderam as manchas, voltaram a brilhar.  

¡       Controle financeiro 

O Diretor Financeiro de determinada empresa sempre foi o responsável pelos recebimentos e pagamentos do negócio.  Um dia, o Diretor Geral, refletindo, considerou que não era adequado que a mesma pessoa responsável por movimentar o fluxo de dinheiro da empresa, fosse responsável também pelo seu controle.

Então, para esse fim, instituiu a função de ‘Controller’, ou de ‘Gerente de Controladoria’, respondendo diretamente a ele.  Ao Controller foi atribuída a responsabilidade da coordenação dos processos de gestão econômica, financeira, e patrimonial da empresa.

Atualmente, seu papel é fundamental.  Através da análise dos seus relatórios gerenciais, e do estudo de variáveis macroeconômicas relevantes, a diretoria passou a ter informações que possibilitaram estabelecer ações a nível estratégico, tático e operacional, que impactaram os diversos setores da empresa, com resultados positivos nunca alcançados. 

¡       Saindo para dirigir 

Ao entrar no seu carro e colocar a chave no contato, o proprietário, há vários anos, ouvia um chiado contínuo, que durava cerca de um minuto. Imaginava que o fato de colocar a chave no contato, acionava o sistema central do veículo. E, para não atrapalhar, ficava aguardando a conclusão do processo, antes de colocar o veículo em movimento.

Entretanto, oportunamente, foi informado que o ruído não era o que pensava - era um alarme destinado a avisar ao motorista da necessidade da colocação do cinto de segurança...    

 


É indiscutível que a maioria leva a vida seguindo rotinas - hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecânica, rotineiramente. Assumimos as rotinas devido à nossa formação familiar, social, profissional, escolaridade, emocional etc.

As rotinas são úteis, desde que sejam eficazes, facilitem a nossa vida. Entretanto, muitas vezes, elas nos alienam da realidade.

Se questionarmos os diversos passos das nossas rotinas, podemos chegar à conclusão que algumas que fazemos de forma automática, há tanto tempo, poderiam ser feitas de uma maneira mais produtiva, mais fácil, ou até eliminadas.

Isso vale para nossas rotinas pessoais (dormir, acordar, escovar os dentes, tomar banho, leitura, alimentação, exercícios etc.); bem como para as profissionais (relacionamento com os colegas, chefias/subalternos, sócios, clientes, planejamento, desenvolvimento de tarefas etc.); e sociais (relacionamento com amigos, marido/esposa, filhos, familiares, vizinhos etc.).

Ao analisarmos as nossas rotinas, a cada etapa, em cada um desses casos, podemos descobrir que, eventual e muito provavelmente, o procedimento que adotamos poderia ser modificado, de forma a tornar nossas ações mais racionais em relação ao seu objetivo ou no modo de execução, evitando repetições, postergações, atritos, passos / tarefas desnecessárias.      

Um benefício paralelo é que, quando questionamos nossas rotinas durante a sua execução, estamos saindo do automático, e passando a viver verdadeiramente o momento que dedicamos a elas. Em outras palavras, assumimos conscientemente a totalidade do nosso tempo, da nossa vida.

Esse tipo de atitude não é para acontecer apenas uma vez, de vez em quando; deve ser recorrente, pois tudo está em constante transformação. O que é adequado para hoje, pode não ser amanhã. Portanto, o questionamento que sempre deve ser feito:

‘Isto é necessário, essa é a melhor maneira de fazer isso?’

Assim, estaremos mais alertas, e poderemos aproveitar bem o esforço e tempo dedicados, para atingir o que for melhor para nossa vida. 


 

(JA, Out21)

 




Postagens mais visitadas deste blog

Energia, Frequência e Vibração

Na palavras de Nicolas Tesla, 1856-1943 , o inventor do rádio e da corrente alternada: ‘Se você quer descobrir os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração’. Tudo no universo é energia, manifestada através de vibração, produzida numa dada frequência, criando a matéria. No interior de cada átomo que compõe a matéria, existem apenas padrões vibracionais. A física quântica e relativística, que constituem a  física moderna, definem que vivemos num mundo de energias, frequência e vibrações, as  quais manifestam o mundo físico. Somos seres vibracionais. Cada vibração tem a sua frequência determinada pelo  que sentimos. No mundo ‘vibracional’ existem apenas duas espécies de vibrações: a positiva e a negativa. Qualquer sentimento resulta na emissão de uma vibração, em determinada frequência, que pode ser positiva ou negativa. A energia enviada para o universo encontra um campo de energia semelhante, onde ela é otimizada pelo conjunto. Es...

Petit, o Menino do Rio

  Petit, na verdade José Artur Machado foi o surfista talentoso de espírito livre que nunca cresceu. Com seus 1,80 de altura, loiro de pele bronzeada e olhos verdes,  tornou-se muito conhecido pelos frequentadores da praia do Pier e Ipanema. Principalmente pelas jovens, que o apelidaram de Mel. Seu jeito de viver a vida livremente inspirou Caetano que depois de horas de conversa com Petit escreveu a música eternizada na voz de Baby. Petit representou como ninguém a geração saúde, termo que aliás não existia. Praticante de jiu-jitsu, cuidadoso com seu corpo, surfista e modelo free lancer.   O triste fim de Petit Apesar de ter sido personagem de uma música tão famosa ele não mudou seu comportamento. Levava a vida com naturalidade. Por algum motivo começou a usar drogas, talvez pelas influências ou por própria escolha. Isso quebraria um pouco de seu encanto sobre os frequentadores das praias cariocas? Não podemos afirmar. Mas um trágico acidente de moto oc...

Família Jafet, 133 anos em São Paulo

Residência família Jafet, 730 A Família Jafet é uma família de origem libanesa radicada na cidade de São Paulo ao final do século XIX . Pioneiros da industrialização paulistana, seus membros criaram um dos maiores grupos empresariais familiares do Brasil, com empreendimentos no ramo têxtil, mineração, metalurgia, siderurgia, serviços financeiros e navegação. Dedicaram-se ativamente à filantropia, tendo liderado a fundação de instituições como o Hospital Sírio-Libanês, o Clube Atlético Monte Líbano, o Clube Atlético Ypiranga e o Esporte Clube Sírio. Contribuíram com doações significativas para o Hospital Leão XIII (hoje São Camilo) , o Museu de Arte de São Paulo, e a Universidade de São Paulo. Os Jafet foram responsáveis pela urbanização do histórico bairro do Ipiranga, onde instalaram suas primeiras unidades fabris, realizaram obras de infraestrutura e construíram palacetes de grande valor arquitetônico, diversos deles hoje tombados. ‘Os Jafets todos são bons, t...