Pular para o conteúdo principal

Pickleball

 

A data de invenção é em meados dos anos sessenta, em Bainbridge Island, Washington, Estados Unidos. O primeiro registro que se tem do jogo é na casa do político Joel Pritchard, que trabalhou no Congresso e no exército desse país. A ideia, no entanto, foi de Barney McCallum, um amigo dele.

Conta-se que os dois amigos se dispuseram a jogar badminton um sábado à tarde. Entretanto, como não encontraram o conjunto de apetrechos necessários para esse esporte – decidiram improvisar.

Então, fizeram algumas pás de madeira, e usaram uma bola de plástico com buracos. O nome Pickleball veio do nome do cachorro de Joel Pritchard, Pickles, que ficou correndo atrás das bolas durante o jogo.

O jogo é uma mistura de pingue-pongue, com tênis e badminton.

Pickleball é um esporte de raquete, indoor ou ao ar livre, onde os jogadores, utilizando raquetes, batem uma bola.

As raquetes, que eram feitas inicialmente de madeiras (pás), hoje são de fibra de carbono; as bolas de plástico têm entre 26 furos (ar livre) e 40 furos (espaços fechados), utilizadas conforme resistência do ar que cada local exige

A quadra é parecida com a do Beach Tennis, mas com a rede baixa (6 centímetros abaixo da de tênis). Joga-se individual ou em duplas.

Além de muito divertido, é fácil de iniciar e barato de instalar (as quadras não precisam de areia).

O Pickleball se espalhou muito por conta dessa facilidade. Pode ser praticado por pessoas com condicionamentos físicos diversos, mesmo sendo muito competitivo. Nesse sentido é democrático.

Dá até para dizer que virou ‘o TikTok dos esportes’. Nos últimos 3 anos o Pickleball atingiu 5 milhões de jogadores nos EUA, e sua curva de virilização continua ascendente. O número de praticantes duplicou nos últimos dois anos. Os campeonatos estão começando a ser transmitidos pela TV, e há um influxo de patrocinadores.

Há quatro anos praticado no Brasil, o Pickleball avança, mas ainda busca maior divulgação.

Diferença entre Tênis e Pickleball

Bola                  

                 

             Bola para uso Exterior              Bola para uso Interior

As bolas usadas no tênis e no Pickleball não são as mesmas.

No Pickleball as especificações das bolas são as mesmas, tanto se for para uso exterior ou interior. Porém, as bolas para uso interior são mais leves, e os seus furos possuem um diâmetro maior

Material: o material deve ser moldado e durável com uma superfície lisa sem textura. Até hoje, as bolas são feitas de plástico.

Cor: Não há restrições quanto à cor, porém deve ser uniforme - com exceção do logotipo ou barra de identificação.

Tamanho: a bola deve ter entre 7,3 cm e 7,55 cm de diâmetro

Peso: o peso da bola deve ser entre 22,1 grs. e 26,5 grs.

A bola deve passar por um teste para verificar a altura do pulo da bola, que deve estar entre 76,2 cm e 86,4 cm, quando largada (não lançada) de uma altura de 198,1 cm sobre uma superfície de granito (de no mínimo 30,5 cm de largura x 30,5 cm de comprimento e 4 cm de espessura). Esse teste deve ser feito numa temperatura ambiente entre 24 e 27 graus centígrados.

Dureza: a dureza deve ser entre 40 e 50 dentro de uma escala D de dureza, medida numa temperatura ambiente entre 24 e 27 graus centígrados.

As bolas usadas durante os torneios devem ser verificadas e aprovadas.

Raquete

 

As raquetes de Pickleball são menores do que as raquetes de tênis. Os dois tipos de raquetes também são feitos de materiais diferentes. As raquetes de competição usadas no Pickleball são feitas de um composto de alta tecnologia. Podem custar entre 44 e 133 euros. Raquete de Pickleball se destaca por sua superfície sólida.

Quanto a raquetes de tênis, até a década de 1970, eram principalmente de madeira; os novos modelos usam fibra de vidro e grafite. Isso as torna mais leves, mas igualmente fortes e poderosas. A superfície para bater na raquete de tênis é uma corda trançada de material natural ou sintético.

Pontuação

A principal diferença é que no Pickleball, ao contrário do tênis, você só pode marcar com seu saque. Os defensores não podem marcar.

No tênis, você joga jogos que terminam em sets; as partidas geralmente são disputadas em 2 de 3 sets. No Pickleball, as partidas são disputadas com base em 11 pontos, com o time vencedor recebendo 2 pontos de diferença. Ambos os esportes requerem apenas 2-3 vezes para completar o sistema de pontuação.

Quadra

O Pickleball é jogado numa quadra de 44 x 20 pés (13 x 6 metros) que é apenas ligeiramente maior do que um lado de uma quadra de tênis. Isso a torna econômica no que diz respeito à cobertura da quadra. No centro da quadra fica uma rede de 36 polegadas (91 centímetros) nas extremidades, ao passo que o centro tem 34 polegadas (86 centímetros).

Uma característica distintiva da quadra de Pickleball é a cozinha, ou a zona Sem-voleio. Ela cobre 7 pés (2 metros) de cada lado da rede. Um jogador não pode ficar nessa área e acertar uma rebatida direta. O que significa que ele precisa deixar a bola quicar pelo menos uma vez antes de bater nela enquanto está na Cozinha.

A bola tem menos rebatimento, e não tem pista dupla. Na verdade, simples e duplas são jogadas em um campo do mesmo tamanho.

Regras (diretrizes básicas)

O Pickleball pode ser jogado no formato simples, duplas e duplas mistas. Ele é jogado usando uma raquete de madeira e uma bola whiffle (oca).

A partida começa com um dos jogadores servindo um underarm (de baixo para cima) do lado direito da quadra. A bola deve quicar na caixa de serviço do outro lado da quadra, mas não na Cozinha. O sacador perde o ponto se ele/ela acerta a bola na rede. Um sacador também perde o ponto se a bola sair das linhas no serviço.

O receptor não pode receber a bola diretamente. Ele/ela deve permitir que a bola quique uma vez dentro da caixa de serviço, antes de devolver. O sacador não pode dar uma rebatida direta (voleio) na primeira devolução.

Assim, como os jogadores de tênis fazem ralis uns contra os outros para ganhar um ponto, o Pickleball envolve a mesma coisa. Durante um rali, se a bola quicar uma segunda vez no lado de qualquer um dos jogadores, ele/ela perde o ponto.

O jogador pode marcar ponto apenas em seu serviço. Isso significa que se o jogador marcar um ponto no serviço do oponente, ele ou ela não receberá o ponto, mas receberá seu serviço de volta.

A partida termina quando um jogador alcançar um ‘X’ número de pontos, decidido antes de a partida começar. Esse número pode ser 11, 15 ou 21.

Os jogadores trocam de lado nos pontos 6, 8 e 11 respectivamente. 

Tênis

 

De modo geral, a quadra de tênis pode ser equiparada com quatro quadras de Pickleball.

Medidas internas da quadra de tênis: 8,23 metros de largura x 23,77 metros de comprimento. É dentro deste espaço onde são disputados os jogos de simples (um jogador para cada lado da quadra).

Medidas externas da quadra de tênis: 10,97 metros de largura x 23,77 metros de comprimento. É dentro deste espaço onde são disputados os jogos de duplas (dois jogadores para cada lado da quadra). Nesta dimensão é somado o ‘corredor’, totalizando o tamanho completo da quadra.

Medidas de recuo da quadra de tênis: 18 metros de largura x 36 metros de comprimento. Esse espaço, além-quadra, é necessário para permitir a movimentação dos jogadores durante as partidas.

Altura da rede da quadra de tênis: 0,914 metro.

Beach Tennis 

Não é só modelo de celular e rede social que sai de moda. A troca de tendências afeta também os esportes. O apogeu do momento pertence ao Beach Tennis. O esporte surgiu na Itália na década de 70 quando tenistas de férias resolveram usar suas raquetes para jogar em quadras de vôlei.

A partir daí as regras foram formatadas e o esporte se oficializou. No Brasil ele cresceu vertiginosamente nos últimos 7 anos, inclusive de forma controversa. Vários clubes pelo país têm disputas em torno do Beach Tennis, que teima em tomar espaço de esportes mais ‘tradicionais’ como o tênis. Essas disputas são interessantes de acompanhar. Ilustram de forma divertida o dilema entre conservadores e progressistas.

Só que agora, como requer a impermanência do mundo, o próprio Beach Tennis começa a enxergar competidores virando ameaça no horizonte. O principal deles é o Pickleball.

Ainda pouco conhecido no Brasil, o Pickleball é nada menos que o esporte que mais cresce nos Estados Unidos.


Fonte: Ronaldo Lemos, FSP | Fernando Del Carlo, Yahoo! esportes |Efbet365 | Dvs

(JA, Set22)

 


Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at