Pular para o conteúdo principal

Discordância Responsável


“A ideia de democracia se baseia no reconhecimento do outro. Nada tão antidemocrático como querer desqualificá-lo. Isso vale sobretudo para aquele outro que é mais diferente de mim, mais contrário, aquele que defende ideias que eu detesto. O direito democrático é, antes de tudo, o direito do outro.
É celebre a tirada de que "o inferno são os outros". Ao criá-la, Sartre nos lembrou que o outro está sempre − e inevitavelmente − a nos frustrar, e que isso ocorre exatamente por causa de sua alteridade: ele é aquele que nos dá limites. Mas é por isso mesmo − ou seja, por nos impedir de bancar os totalitários − que ele nos faz bem e que essa interação é salutar.
O regime democrático alimenta sua legitimidade na deliberação e no debate. Para que esse processo seja autêntico, é necessário que os atores sociais em cena participem com mente aberta, ou seja, estejam dispostos a rever suas opiniões a partir do momento em que escutam os pontos de vista dos demais, notadamente os daqueles de quem divergem. Mas é claro que é preciso escutar.
É óbvio que tudo isso está a anos-luz do que diariamente vemos circular na internet, com o incessante lançamento de insultos sobre figuras públicas − "contra o político do partido de que não gosto, vale tudo!" − ou sobre interlocutores que têm posições contrárias. Além de inútil para a discussão política − e para qualquer relação civilizada −, o xingatório é contraproducente, pois acaba por depor contra quem o profere.
Para ir adiante, qualquer discussão precisa de certo método, certas regras do jogo. A esse respeito, o ensaísta inglês Paul Graham esquematizou uma hierarquia de níveis quanto ao modo de expressar a discordância ("How to disagree"). Parece-me útil reproduzi-la aqui, embora resumidamente.
1.        Xingar
É a forma mais baixa, e infelizmente a mais comum. E aí entram não só as ofensas claramente grosseiras, mas também algumas outras com palavras mais elaboradas. Quando as coisas estão neste nível, ainda não se chegou à discussão. É o subsolo da baixaria pura e simples. 
2.        Argumento ‘ad hominem’
Já seria um começo de discussão, mas se trata de um argumento muito fraco: ataca as características do oponente, sua suposta falta de autoridade etc., em vez de ir à substância do que está em pauta. Mas a toda hora ouvimos: "ele (ela) está dizendo isso porque é 'cabeça quente', porque brigou com a(o) companheira(o), porque é gay, porque tem tal idade, porque teve ou não teve tal experiência etc.". Ora, o que importa não são tais ou quais características individuais, mas a pertinência, ou não, do argumento que a pessoa está apresentando. Eu já vi sujeitos meio malucos afirmarem coisas sensatas (deve ter sido com aquela parte da cabeça que funcionava direito). 
3.        Colocar o foco no tom que o oponente usa, no modo como ele se expressa
É um pequeno progresso em relação ao nível anterior, pois já se ensaia olhar para o que foi dito, e não apenas para a pessoa que o disse. Mas ainda é insuficiente para contestar a substância do argumento contrário. Afinal, o sujeito pode estar se expressando mal, ou com destempero, mas ainda assim estar dizendo algo que mereça atenção − quem assistiu, ao filme argentino "Relatos Selvagens", recentemente exibido, viu alguns exemplos. Se, porém, o que ele diz está incorreto, o que vem ao caso é mostrar onde e por quê. 
4.        Contradição
Finalmente, atinge-se o nível de tentar responder ao que se disse, em vez de ficar focalizando o "quem" e "como". O problema é que muitos se limitam a enunciar a posição contrária, sem justificá-la. Por exemplo: "é inacreditável que você negue a tendência para o aquecimento global; trata-se de uma opinião científica muito respeitável". Convenhamos que o simples fato de afirmar a posição é pouco; é preciso reforçá-la com argumentos. 
5.        Contra argumentação
É um degrau a mais, na medida em que se procura apresentar argumentos contrários aos do oponente. Podem ser convincentes, desde que mirem bem o seu alvo. Mas como nem sempre há boa pontaria, não raramente se põe cada contendor a afirmar uma ideia à parte, sem perceber nenhum dos dois que eles estão a discutir duas coisas diferentes.
 6.        Refutação
O debatedor localiza, na fala ou escrita do oponente, um tópico do qual discorda e procura refutá-lo. Pode ser um bom caminho, desde que aquele tópico seja uma parte realmente importante do pensamento do outro. 
7.        Refutação do ponto central
É a forma mais vigorosa de argumentação. Algo do tipo: "O ponto central do que você afirma parece ser tal e tal; mas está incorreto pelas razões tais e tais". Mesmo assim, não se pode ter a garantia de que nossos argumentos, embora civilizados, venham a se mostrar convincentes. A diferença é que os arrazoados dos níveis 2 e 3 − e, mais ainda, os impropérios do nível 1 − nunca o são.”  (Bôa Nova)



(JA, Ago15)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at