Pular para o conteúdo principal

John Lennon

 

John Lennon nasceu em Liverpool, na Inglaterra, no dia 9 de outubro de 1940. Hoje  completaria 80 anos.

Ele foi um músico inglês, líder e guitarrista da maior banda de rock de todos os tempos, The Beatles. Sua canção ‘Imagine’ se tornou uma espécie de hino à paz mundial.

John Lennon Na adolescência, formou a banda ‘The Quarrymen’, junto com seus colegas da escola. 

The Beatles

 

Aos poucos, a banda formada por John Lennon foi mudando seus integrantes. Ainda em 1957, Paul McCartney foi convidado para fazer parte da banda. Em 1958 foi a vez de George Harrison juntar-se ao grupo.

Em 1960 a banda mudou o nome para ‘The Beatles’. Em 1962 foi a vez de Ringo Star ser convidado para fazer parte do conjunto, criando assim, a formação definitiva dos Beatles.

Paul McCartney, George Harrison, John Lennon e Ringo Starr em foto dos Beatles de 1962, em Liverpool

No início de 1963 The Beatles estava em todas as paradas da Inglaterra. Em 1964 a ‘beatlemania’ se espalhou por vários países.

Várias músicas de sucesso do grupo são de autoria de Paul McCartney e John Lennon, entre elas: ‘Love Me Do’, ‘Let it Be’, ‘Eleanor Rigby’, ‘Yellow Submarine’ e ‘Ticket to Ride’.

Os Beatles venderam mais de 800 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo considerada a banda mais bem sucedida da história da música.


‘Abbey Road’, 1969 - último álbum gravado pela banda

Em setembro de 1969 John Lennon deixou os Beatles, porém não informou à mídia. Em 1970 em uma entrevista declarou: ‘Eu comecei a banda, eu terminei a banda, é simples assim’.

O envolvimento de John Lennon com as drogas, e os desentendimentos entre os integrantes, foram os motivos que a mídia encontrou para a separação do grupo. 

John Lennon e Yoko Ono

Em 1966, John Lennon conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono, na época em que ainda era casado com Cynthia Powell.

Lennon casou-se com Yoko em 1969 e aproveitando-se da ocasião, fizeram uma campanha a favor da paz, ficando um mês na cama. O evento foi intitulado de Bed-in, e serviu de mote contra a Guerra do Vietnã.

Com o fim dos Beatles, em 1970, Lennon já tinha causado polêmica com o álbum ‘Two Virgins’, em cuja capa, aparecia ele e Yoko nus.

Em setembro de 1971 Lennon lançou o disco ‘Imagine - John Lennon’, que atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso com 10 faixas de sua autoria, entre elas: Imagine, Crippled Inside, Jealous Guy, Give Me Some Truth e How?

Durante os anos 70, o casal participou de movimentos e campanha contra a Guerra do Vietnã, e se juntou a ativistas como Jerry Rubin, Abbie Hofmann, e Angela Davis, o que lhe causou sérios problemas com o governo americano.

Após um período de separação, Lennon reconciliou-se com Yoko, e conseguiu o visto de permanência nos EUA. Depois de 5 anos de reclusão, voltou a lançar um álbum, o ‘Double Fantasy’, em 1980.

Filhos

John Lennon foi pai de dois filhos, Julian Lennon com Cynthia Powell, nascido em Liverpool em 8 de abril de 1963, e Sean Lennon com Yoko Ono, nascido em 9 de outubro de 1975 em Nova Iorque.

Assassinato

No dia 8 de dezembro de 1980, John Lennon e Yoko Ono retornavam ao seu apartamento no edifício Dakotta, em Manhattan, Nova Iorque, quando, ao descer da limusine e entrar no prédio, John Lennon foi atingido por quatro tiros nas costas. Causando a maior comoção da história do pop-rock.

Seus restos mortais foram cremados e Yoko Ono espalhou suas cinzas no Central Park. 




Este ano de 2020 marca ainda outras duas efemérides além dos 40 anos da morte de John Lennon, e dos 80 de seu nascimento: os 60 anos do início do grupo, em 1960, e os 50 anos do fim, em 1970. Uma banda de números e músicas redondas.


 

 

Fonte: Emília Roque - Arte, Cultura e História   |  Mateus Camillo -FSP 

 

(JA, Out20)

 



Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

Por que Jesus dobrou o lenço?

‘E que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte’.(João 20:7) Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Você já deteve sua atenção a esse detalhe? João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara. Disse ela: ‘Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram’. Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá,