Pular para o conteúdo principal

Estação de trem e túnel foram palcos de confronto sangrento na revolução de 32



Túnel ferroviário entre SP e MG  que marcou confrontos na revolução de 32


Local de relevância histórica durante a Revolução Constitucionalista de 1932, que completa 86 anos nesta segunda-feira (9), a região da estação ferroviária Coronel Fulgêncio, em Passa Quatro (MG), ainda guarda marcas dos confrontos.
A região da linha férrea, que hoje abriga uma rota turística, foi cenário de uma batalha sangrenta entre as forças paulistas e as tropas federais nas proximidades do túnel de 998m de extensão, que divide São Paulo de Minas Gerais.
Relatos de pesquisadores indicam centenas de mortes de combatentes no local, inclusive a do tenente-coronel Fulgêncio de Souza Santos, comandante do 7º. Batalhão da Força Pública de Minas Gerais.
Os registros indicam que ele foi assassinado perto do túnel, quando paulistas tentaram invadir Passa Quatro. Até hoje, paredes do túnel guardam marcas de tiros disparados pelas tropas no período.
A localização da estação fez com que ela tivesse papel primordial durante a Revolução Constitucionalista de 1932, que ocorreu após descontentamento dos paulistas por não terem sido atendidos em seus pedidos de ‘constitucionalização’ do país.
Decidiram, então, pegar em armas para lutar contra o governo de Getúlio Vargas, 1930-1945, que saiu vitorioso.
O sistema ferroviário teve envolvimento direto com a revolução, e não só na divisa entre as cidades de Cruzeiro e Passa Quatro, mas também em locais como a divisa entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG).
Além de os trens transportarem tropas para as regiões de combate, do lado paulista da região da Mantiqueira uma locomotiva foi devidamente estacionada no túnel de forma a impedir o avanço de batalhões adversários, por exemplo.
Tropas paulistas conseguiram invadir Passa Quatro e, cinco dias após a deflagração do movimento, explodiram uma ponte ferroviária, conforme registros da Câmara local.
Assim como a Coronel Fulgêncio, outra estação na cidade, Manacá, operou como posto avançado de tropas federais na revolução de 1932. Era o local em que elas eram agrupadas para que pudessem ir para a zona de combate, na região da estação seguinte.

Soldados preparando armamento a ser utilizado combates Revolução 1932

Tamanho envolvimento com um momento histórico para o país fez, na década passada, o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Passa Quatro criar uma campanha para pedir o tombamento do túnel ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Não houve resultado até aqui, já que não consta nenhum registro no Iphan sobre o tombamento do patrimônio.

Medalha
A estação Coronel Fulgêncio entrou em operação em 1884, inicialmente chamada de Túnel, justamente por ficar próxima ao túnel que separava São Paulo e Minas Gerais.
Segundo a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), foi ainda durante a revolução que ela recebeu o nome do tenente-coronel morto.
Fulgêncio também empresta o nome, desde 1985, a uma medalha do mérito entregue pela Polícia Militar mineira para homenagear integrantes da PM, instituições e personalidades que prestaram serviços relevantes.

Trem da Serra
A estação ferroviária foi inaugurada em 14 de junho de 1884, conforme a associação de preservação, e o ramal existente entre Cruzeiro e a mineira Três Corações, que foi desativado mais de um século depois, em 1991. A linha ficou abandonada até que a ABPF a assumiu e a restaurou em 2004.
Desde então, passou a oferecer o Trem da Serra da Mantiqueira, que parte da estação central de Passa Quatro, que pertenceu à ferrovia Rio-Minas, passa pela estação Manacá, em operação desde 1931, e vai até Coronel Fulgêncio, num percurso de 20 quilômetros (ida e volta), no alto da serra. A rota dura duas horas e custa a partir de R$ 66.
Hoje, o local é muito utilizado também por ciclistas que percorrem a Estrada Real. Surgida no Brasil Império para escoar os minérios extraídos do solo mineiro para o litoral do Rio de Janeiro, ela tem 710 quilômetros de extensão em seu caminho pioneiro e passa por cidades como São João del-Rei, Tiradentes, e Passa Quatro. 

Estação turística de trem em Passa Quatro, Sul de MG

Se do lado mineiro o trecho ferroviário está preservado e em operação, o mesmo não é possível afirmar do lado paulista, que está totalmente abandonado e vê o mato dominar o que resta dos trilhos.
O 9 de Julho é feriado em São Paulo desde 1997, quando o então governador Mário Covas, 1930-2001 assinou o projeto de lei 9497.

Cronologia da Revolução
3- Out.1930
É deflagrado o movimento que levou o gaúcho Getúlio Vargas ao poder. Ele assume um governo provisório depondo Washington Luís da Presidência da República

17-Fev.1932
Os grandes partidos de São Paulo criam a Frente Única Paulista, que exigia nova Constituição para o país

23-Mai
Quatro estudantes são mortos durante um protesto contra Vargas em São Paulo; de suas iniciais surge a sigla MMDC

9-Jul
Militares antecipam a deflagração da mobilização, marcada para 14 de julho, pegando aliados de surpresa

22-Ago
Primeiro combate aéreo no país, em Cruzeiro: dois aviões paulistas enfrentam dois aviões federais

12-Set
O governo ocupa o porto de Santos, sob bloqueio desde o início da revolta, mas os combates seguem até dia 24

2-Out
As tropas paulistas se rendem ao governo Vargas; líderes do movimento vão para o exílio

3-Mai.1933
São realizadas eleições no país para a escolha da Assembleia Nacional Constituinte, demanda dos paulista.





Fonte: Marcelo Toledo      |   FSP


(JA, Jul18)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at