Pular para o conteúdo principal

A Cigarra e a Formiga - Versão Atualizada




Os braços das Formigas parecem se multiplicar no verão. Elas trabalham toda a estação, sob um calor esmagador, construindo sua casa, e estocando suprimentos para o inverno.
As Cigarras acham que as Formigas são estúpidas, e passam o verão rindo, dançando e brincando.
Quando o inverno chega, as  Formigas se refugiam em sua casinha, onde irão dispor de tudo o que precisarem, até a primavera.
As Cigarras, tremendo, sem comida e sem abrigo, organizam uma conferência de imprensa na qual elas colocam a questão: ‘Por que as Formigas têm o direito à moradia e comida, enquanto existem outros, menos afortunados do que elas que tiveram sorte na vida, que estão a beira da morte passando frio e fome???’
Organiza-se então um programa de TV ao vivo, onde o representante das Cigarras expõe o frio e calamidades que estão vivendo. Neste mesmo programa de TV,  é exibido um vídeo onde aparecem as Formigas bem aquecidas em sua casa, e com a mesa cheia de alimentos para passar todo o inverno.
Todos estão surpresos. Como que um país rico e próspero como o deles, possa deixar as pobres Cigarras sofrerem tanto, enquanto alguns  vivem em abundância...
Uma marcha em apoio às Cigarras é organizada através das redes sociais.
Associações contra pobreza, partidos de esquerda, dos sem-terra, dos sem-teto, dos sem departamento, e representantes da Comissão de Direitos Humanos, acampam na frente da casa da formiga, escracham, pintam e bordam, contando com a passividade policial e dos demais cidadãos do país.
Um programa a favor das Cigarras é organizado e manipulado. Nele é afirmado que as Formigas se enriqueceram às custas das Cigarras, e que as Formigas são egoístas e insensíveis... Pede ao público que dê sua opinião por telefone, on-line, votando a favor da igualdade, ou da manutenção da discriminação.
Em resposta ao resultado das pesquisas de opinião, o Governo prepara uma lei sobre paridade econômica, e outra –com efeito retroativo desde o verão- contra a discriminação.
Os impostos que então recaem sobre as Formigas são exageradamente altos e, se isso não bastasse, foi atribuída a elas uma multa muito alta por não terem cuidado das Cigarras no inverno.
A casa das Formigas termina por ser apreendida pelo Governo devido ao não pagamento dos impostos elevados, e das multas...
As Formigas, decepcionadas, embalam suas coisas e acabam partindo para outro país, onde imaginam que seu esforço será reconhecido, e onde elas poderão usufruir livremente os frutos do seu trabalho. Lá também elas não serão julgadas ou punidas pela  prosperidade que eventual e provavelmente conseguirão conquistar.
A antiga casa das Formigas se torna abrigo social das Cigarras, que  irresponsavelmente, começam a se reproduzir, mantendo-se à espera que alguém chegue e ‘doe’ alimentos, Coca-Cola, cerveja e recursos, que garantam a sobrevivência delas e dos seus descendentes.
Uma rede de TV faz um programa especial sobre as Cigarras, agora muito gordas e brilhantes... O problema é que as últimas provisões deixadas pelas Formigas estão prestes a terminar, embora a primavera ainda demore chegar.
A antiga casa das Formigas, agora convertida em habitação social para as Cigarras, deteriora-se devido à falta de cuidados.
O Governo é duramente criticado pela escassez de recursos alocados para as Cigarras... As partes propõem a criação de uma comissão de investigação multipartidária para apurar o que está acontecendo, ao custo de  milhões de Reais.
No meio tempo, o representante das Cigarras, que deu origem a todo o processo, morre de overdose...
A mídia relata que foi devido à falta de recursos que deveriam ter sido liberados pelo Governo para a luta contra as desigualdades sociais e injustiça econômica...
No finalmente, por falta de uma liderança organizada, a Casa acaba sendo ocupada por um bando de Aranhas, a maioria imigrantes... O Governo se congratula pela diversidade multicultural do Estado Nacional. Afinal,  ‘somos um país para todos!’.
As Aranhas, voltadas para o mal, sem nenhuma preocupação social, e com sede de poder, organizam uma rede de tráfico de drogas, com conexões inclusive com o exterior. Aterrorizam todo o estado, o país... Alguns de seus líderes acabam sendo presos, a bem da justiça. Entretanto, muitos deles continuam a comandar  suas milícias de dentro da prisão, embora proibidos de se comunicar com o exterior. Outros conseguem ser nomeados para funções públicas onde, prioritariamente, defendem seus interesses particulares, e os dos aliados. Agindo assim, mediante ilicitudes, acumulam fortunas, se tornam ainda mais poderosos. 

O que fazer?  O problema da desigualdade continua. Obviamente nenhuma desigualdade será eliminada privilegiando os que não querem trabalhar (as Cigarras), ou que optaram por viver do crime/corrupção (as Aranhas), e ainda  aqueles que, independentemente da possibilidade, não se interessaram em se preparar para poder trabalhar, gerar riquezas. 
Para trabalhar, gerar riquezas, é necessário que o Estado promova e garanta os elementos básicos, os pilares estruturais de qualquer sociedade  bem sucedida: Educação, Saúde, Segurança, e oportunidade de Trabalho.
O tempo que passamos preocupados com as Cigarras e explorados pelas Aranhas, foi perdido? Sem dúvida, embora tenha servido para amadurecer, conscientizar a maioria que não existe ‘almoço grátis’, como se diz. Há que se estar capacitado para poder trabalhar, ser remunerado, e pagar por ele.



(JA, Jul18)

Postagens mais visitadas deste blog

Grabovoi - O Poder dos Números

O Método Grabovoi  foi criado pelo cientista russo Grigori Grabovoi, após anos de estudos e pesquisas, sobre números e sua influência no nosso cérebro. Grigori descobriu que os números criam frequências que podem atuar em diversas áreas, desde sobrepeso até falta de concentração, tratamento para doenças, dedicação, e situações como perda de dinheiro. Os números atuam como uma ‘Código de desbloqueio’ dentro do nosso inconsciente, criando frequências vibratórias que atuam diretamente na área afetada e permitindo que o fluxo de informações flua livremente no nosso cérebro. Como funciona? As sequências são formadas por números que reúnem significados. As sequências podem ter  1, 7, 16, ou até 25 algarismos, e quanto mais números, mais específica é a ação da sequência. Os números devem ser lidos separadamente, por exemplo: 345682 Três, quatro, cinco, seis (sempre o número seis, não ‘meia’), oito, dois. Como praticar Você deve escolher uma das sequencias num

Thoth

Deus da lua, juiz dos mortos e deus do conhecimento e da escrita, Thoth (também Toth, ou Tot, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis. É o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Filho mais velho do deus do sol Rá, ou em alguns mitos nascido da cabeça de Set, era representado como um homem com a cabeça da ave íbis ou de um babuíno, seus animais sagrados.   Sendo o deus associado com o conhecimento secreto, Thoth ajudou no sepultamento de Osíris criando a primeira múmia. Era também o deus das palavras, da língua e posteriormente os gregos viam este deus egípcio como a fonte de toda a ciência, humana e divina, do Egito. O culto de Thoth situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna, e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. Inventor da escrita Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Thoth inventou a escrita egípc

O Homem do Saco, ou Papa Figo

Segundo a lenda, O Homem do Saco pega e carrega crianças que estejam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas, ou brincando na rua. O sinistro Homem do Saco, também conhecido como ‘Papa Figo’, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir - a mente humana. Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem velho e de jeito esquisito; é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. Devido ao seu jeito costuma chamar a atenção das pessoas. Por conta disso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço associado ao Papa Figo. O Papa Figo seria um homem de bastante posses que, através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba at